CÂMARA MUNICIPAL

SINJUS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PEC 32

terça-feira, 27/04/21 16:47

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) está realizando audiências públicas virtuais nesta semana para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a Reforma Administrativa federal, que está tramitando no Congresso. Nesta quarta-feira, 28 de abril, às 13h30, a Comissão de Administração Pública da CMBH vai promover um novo debate, requerido pela vereadora Iza Lourença (PSOL). O diretor jurídico do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, foi convidado para participar da audiência que será transmitida ao vivo direto do Plenário Camil Caram.

A audiência vai debater o tema “Como serão afetados os serviços e os servidores públicos na proposta de Reforma Administrativa do Governo Federal”. A população pode participar por meio de formulário eletrônico. “A discussão na Câmara Municipal é fundamental, pois cerca de 60% do funcionalismo público brasileiro está nos municípios. É uma oportunidade de mostrar para a população que a Reforma não atinge só os servidores públicos, como também cria empecilhos para o acesso de todos a Educação, Saúde, Ciência e Assistência Social“, afirma Wagner.

Impactos

De acordo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 29% dos empregos registrados em Belo Horizonte são de servidores públicos municipais, estaduais e federais. Atualmente, os servidores públicos são contratados por meio de concurso, têm regime jurídico único e estabilidade, além de benefícios. A Reforma Administrativa, muda as regras para quem ingressar no serviço público, restringindo a estabilidade, criando novos tipos de vínculo com o Estado e acabando com benefícios. Autor do projeto, o governo federal defende que as mudanças vão trazer qualidade e eficiência; sindicatos se mobilizam contra a retirada de direitos, argumentando a piora das condições de trabalho e a possibilidade de indicações políticas em espaços que deveriam ser técnicos.

A vereadora Iza Lourença requisitou a audiência tendo em vista que o ciclo de reformas em curso no País, além de alterar a relação de trabalho dos servidores públicos, vai impactar a qualidade da prestação dos serviços ofertados pelos governos federal, estaduais e municipais. “Essas grandes alterações na estrutura administrativa dos entes federados trarão repercussões para a vida das populações dos municípios, no tocante ao acesso aos serviços públicos, em particular à Saúde e à Educação”, destacou.

Além do SINJUS, também foram convidados para a audiência pública, representantes da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, dos Sindicatos dos Trabalhadores das Escolas Públicas Municipais de BH (SindRede BH); dos Trabalhadores de Belo Horizonte (Sindibel); dos Trabalhadores do Judiciário Federal da União em MG (Sitraemg); além de representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS).

SINDICATO É PRA LUTAR!

Fonte: SINJUS-MG com informações do Portal CMBH

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco