PEJOTIZAÇÃO

SINJUS PARTICIPA DE ATO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

quinta-feira, 29/02/24 16:15 Jonas Araújo está em cima de um carro de som, com o punho erguido. Na placa estendida a grade de proteção, lê-se: Mobilização Nacional em defesa da Justiça do Trabalho.

Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, dezenas de servidores, magistrados e representantes sindicais se reuniram em ato público buscando a defesa e a garantia da competência jurisdicional da Justiça do Trabalho. Em prol de colaborar com a luta e defender o direito dos trabalhadores mineiros, o SINJUS-MG participou da manifestação, sendo representado pelo diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. 

A necessidade do ato surgiu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu uma decisão da Justiça do Trabalho sobre o reconhecimento de vínculos de emprego para entregadores de aplicativos. A interferência iniciou uma série de debates sobre os limites da atuação da Justiça do Trabalho e da proteção dos direitos dos trabalhadores. 

A controvérsia teve início quando a Justiça do Trabalho determinou que uma empresa de entrega de alimentos deveria reconhecer o vínculo empregatício com um de seus colaboradores, além de arcar com as devidas indenizações e verbas trabalhistas. No entanto, o STF interveio, revogando essa decisão e alterando o entendimento sobre a natureza do vínculo laboral.

Para sindicalistas e defensores dos direitos trabalhistas, a ação do STF desconsiderou a autoridade que a Justiça do Trabalho tem para definir o que configura um vínculo empregatício. Em resposta a essa situação, servidores, magistrados e sindicatos da categoria se mobilizaram em diversas cidades do Brasil em defesa da competência e autonomia da Justiça especializada, além de protestar contra as práticas que vulnerabilizam os trabalhadores. 

“As novas relações de trabalho precisam ser analisadas por quem tem competência para avaliar os desafios impostos por um mercado de trabalho em constante transformação. Esse posicionamento do STF desconsidera os impactos da precarização e da terceirização do mercado de trabalho, impondo retrocesso nos direitos dos trabalhadores” afirma o diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araujo, que participou do protesto realizado em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte.

“A relação de trabalho, como bem coloca o Artigo 114 da Constituição, compete à Justiça do Trabalho. Nós trabalhadores não podemos admitir o retrocesso. Não vamos admitir nenhum direito a menos para os trabalhadores nesse país” reforçou o coordenador executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), David Landau, durante a manifestação. 

Diante desse embate, o SINJUS reforça a importância de uma vigilância constante por parte dos sindicatos e demais entidades representativas dos trabalhadores de todas as categorias a fim de garantir a manutenção dos direitos conquistados ao longo dos anos.

Siga o SINJUS nas redes sociais e acompanhe nossas mídias para mais informações. 

SINDICATO É PRA LUTAR! 

 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco