SINJUS PARTICIPA DE ATO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
quinta-feira, 29/02/24 16:15Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, dezenas de servidores, magistrados e representantes sindicais se reuniram em ato público buscando a defesa e a garantia da competência jurisdicional da Justiça do Trabalho. Em prol de colaborar com a luta e defender o direito dos trabalhadores mineiros, o SINJUS-MG participou da manifestação, sendo representado pelo diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo.
A necessidade do ato surgiu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu uma decisão da Justiça do Trabalho sobre o reconhecimento de vínculos de emprego para entregadores de aplicativos. A interferência iniciou uma série de debates sobre os limites da atuação da Justiça do Trabalho e da proteção dos direitos dos trabalhadores.
A controvérsia teve início quando a Justiça do Trabalho determinou que uma empresa de entrega de alimentos deveria reconhecer o vínculo empregatício com um de seus colaboradores, além de arcar com as devidas indenizações e verbas trabalhistas. No entanto, o STF interveio, revogando essa decisão e alterando o entendimento sobre a natureza do vínculo laboral.
Para sindicalistas e defensores dos direitos trabalhistas, a ação do STF desconsiderou a autoridade que a Justiça do Trabalho tem para definir o que configura um vínculo empregatício. Em resposta a essa situação, servidores, magistrados e sindicatos da categoria se mobilizaram em diversas cidades do Brasil em defesa da competência e autonomia da Justiça especializada, além de protestar contra as práticas que vulnerabilizam os trabalhadores.
“As novas relações de trabalho precisam ser analisadas por quem tem competência para avaliar os desafios impostos por um mercado de trabalho em constante transformação. Esse posicionamento do STF desconsidera os impactos da precarização e da terceirização do mercado de trabalho, impondo retrocesso nos direitos dos trabalhadores” afirma o diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araujo, que participou do protesto realizado em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte.
“A relação de trabalho, como bem coloca o Artigo 114 da Constituição, compete à Justiça do Trabalho. Nós trabalhadores não podemos admitir o retrocesso. Não vamos admitir nenhum direito a menos para os trabalhadores nesse país” reforçou o coordenador executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), David Landau, durante a manifestação.
Diante desse embate, o SINJUS reforça a importância de uma vigilância constante por parte dos sindicatos e demais entidades representativas dos trabalhadores de todas as categorias a fim de garantir a manutenção dos direitos conquistados ao longo dos anos.
Siga o SINJUS nas redes sociais e acompanhe nossas mídias para mais informações.
SINDICATO É PRA LUTAR!