32 ANOS

SINJUS-MG SEMPRE NA LUTA PARA VENCER DESAFIOS

terça-feira, 08/06/21 19:33

Desde a sua fundação, em 5 de junho de 1989, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) traz em seu DNA um espírito de luta por justiça e pelos direitos dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas do Judiciário mineiro. Ao longo de sua história, a força de cada filiada e cada filiado fez com que a entidade se tornasse referência nacional e conseguisse vencer desafios em benefício da categoria e da sociedade. Por isso, a cada novo cenário adverso, os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) sabem que têm uma entidade com a qual podem contar durante a batalha.

Nesses 32 anos, o Sindicato vem se dedicando com afinco para defender os interesses da categoria. Praticamente todos os direitos e benefícios dos servidores do Judiciário mineiro têm a marca do SINJUS. Congregando forças e alianças, a entidade conseguiu vitórias que se transformaram em reajustes salariais, realização de concursos, no Plano de Carreiras, nas Promoções Verticais, no Vale-Lanche, na Lei da Data-Base, na Lei de Prevenção e Punição ao Assédio Moral e nos Auxílios-Saúde e Transporte.

Todas essas conquistas ocorreram após várias articulações, reuniões, formulação de propostas, negociações, protestos, atos e até greves. Nesses momentos, o apoio dos servidores ao SINJUS foi fundamental para que seus dirigentes tivessem a força para conseguir avançar em cenários desfavoráveis.

Nos últimos anos, os desafios estão cada vez maiores. Hoje, a categoria é penalizada com duas Datas-Bases atrasadas e com uma perda salarial na casa dos 16%. As medidas de prevenção durante a pandemia de Covid-19 integram as lutas do momento. Também há medidas por parte da Administração do TJMG que ameaçam a carreira e as Promoções Verticais, mas o SINJUS não vai parar de lutar por esses direitos legítimos dos servidores e pela proteção da saúde. A exemplo do passado, a resiliência do SINJUS sempre vai vencer os desafios.

Sindicato que luta por uma sociedade mais justa

Além das lutas no âmbito do Judiciário, o SINJUS também sempre foi voz ativa no debate social e político do País. Juntando esforços com outras entidades, participou dos movimentos contra a PEC do Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, a PEC Emergencial e, agora, a mobilização está focada no combate às reformas administrativas em nível federal e estadual.

Paralelamente, nesses 32 anos, o SINJUS não deixou de atuar em bandeiras importantes para a construção de uma sociedade melhor. Por meio dos seus núcleos de Aposentados e Pensionistas (NAP), das Mulheres (NM) e da Pessoa com Deficiência (NPD) a entidade vem promovendo ações e projetos que buscam defender a igualdade de direitos, o respeito, a dignidade, a cidadania, a inclusão e o fim dos preconceitos.

Outra posição permanente da entidade é em defesa do meio ambiente. Além de promover debates e difundir informação sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável, o SINJUS segue defendendo a criação de políticas públicas e de estrutura de estado que garantam o uso consciente dos recursos naturais e a correta punição para as infrações ambientais. Foi nesse sentido, para beneficiar toda a população de Minas Gerais, que desde 2019, a entidade vem propondo a criação da Vara de Meio Ambiente no estado, com objetivo de acelerar as decisões judiciais sobre o tema.

A luta nacional da categoria é feita por meio da FENAJUD, Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados. O SINJUS-MG é filiado, e na história da federação, já presidiu a entidade e atualmente tem representante na sua Coordenação Jurídica. A FENAJUD é o braço nacional de luta dos servidores do Judiciário para atuação no Congresso Nacional, no Conselho Nacional de Justiça, nos Tribunais Superiores e nas demais instituições públicas e privadas onde estejam em discussão os direitos da classe trabalhadora.

Desde 1989, o SINJUS é o instrumento pelo qual o servidor tem voz e força. A contribuição de cada filiada e filiado transformou o Sindicato em uma entidade de referência e respeitada em todo o Brasil e, assim seguirá, sempre inovando e ampliando sua atuação.

Aos 32 anos, o SINJUS é a materialidade da expressão: Sindicato é pra lutar!

Notícias relacionadas

NA LUTA PARA VENCER DESAFIOS SINJUS COMPLETA 32 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL segunda-feira, 07/06/21 19:21 No último dia 5 de junho, o SINJUS-MG completou 32 anos de muitas lutas que foram, são e continuarão a ser fundamentais para que a categoria siga vencendo desafios. Toda essa trajetória foi construída pelas servidoras e pelos servidores ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco