EQUIDADE

SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais

sexta-feira, 12/07/24 08:51 Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo.

O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no início de julho, solicitando a revisão da atual política de compensação de horas para os plantões judiciais. O Ofício n. 39 destaca a necessidade de adequação da Resolução nº 967/2021, que regula a compensação das horas trabalhadas durante os plantões.

A Resolução estipula que a compensação das horas de plantão seja feita em dias, concedendo um dia de crédito para cada dia não útil trabalhado durante o período diurno e um dia de crédito para cada dia útil ou não útil trabalhado durante o período noturno. No entanto, a norma não leva em consideração a incompatibilidade entre a divisão dos períodos dos plantões, que são de 8h às 18h e de 18h às 8h, com a jornada ordinária dos servidores, que é de 6 ou 8 horas diárias.

“Essa discrepância resulta em uma compensação inadequada e desproporcional ao tempo efetivamente trabalhado pelos servidores. Exigir que eles trabalhem durante finais de semana e feriados sem a devida compensação é injusto e contrário ao princípio constitucional de que todo trabalho deve ser remunerado de forma justa”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Assim, o Sindicato solicita a revisão da Resolução nº 967/2021. A proposta é que a compensação seja feita em horas, considerando a jornada de plantão e a jornada ordinária do servidor. Dessa forma, cada hora trabalhada a mais será computada proporcionalmente no banco de horas. 

“Com essa mudança, garantimos uma compensação justa e equitativa para todos os servidores. Esperamos que a nova Presidência do TJMG atenda a esse pedido, assegurando uma política de compensação que respeite os direitos dos servidores e valorize o trabalho realizado durante os plantões judiciais”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco