PROMOÇÃO VERTICAL

SINJUS-MG PEDE PRIORIDADE NAS PVS 2019 E 2020

sexta-feira, 05/03/21 11:05

A PEC Emergencial (PEC 186/2019) foi desengavetada e aprovada em segundo turno no Senado em pouco mais de uma semana e, como é considerada prioridade do governo federal, também deve passar pela Câmara dos Deputados em ritmo acelerado. Como entre os impactos que a proposta traz para os servidores estão o congelamento de progressões e promoções na carreira e de novos concursos públicos, o SINJUS-MG encaminhou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta quinta-feira, 4 de março, cobrando avanços em questões relacionadas às Promoções Verticais (PVs) 2019 e 2020 e à recomposição de quadros de pessoal.

O atraso que envolve a PV 2019 deve-se à demora da Administração do TJMG para definir os efeitos da Lei Complementar 173/2020. A despeito da clareza do texto da referida norma ao excluir as PVs de seus efeitos, o Tribunal manteve o andamento da promoção suspensa por meses. Mais de 2.800 servidores se inscreveram e aguardam a continuidade do certame com efetivação da Promoção. Em outubro do ano passado, o SINJUS obteve informações de que a publicação de atos que dariam continuidade ao processo estava suspensa por ordem da Presidência. Mesmo sendo questionado pelo Sindicato por diversas vezes, o TJ não informou o motivo de negar esse direito à categoria.

Assim, no ofício encaminhado nesta quinta, a entidade requereu que sejam concretizadas imediatamente as demais fases da PV 2019 com as publicações da lista definitiva de inscritos e do resultado preliminar e, após os recursos, do resultado definitivo, bem como a homologação e o posicionamento dos promovidos. “É inadmissível o tempo que o TJ está demorando para concluir a PV 2019. Milhares de servidores investiram em suas carreiras e amargam a falta de perspectiva de quando serão retomados os certames”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

PV 2020

Já em relação à PV 2020 o problema está no atraso da publicação do edital, que completou seis meses em fevereiro. A cobrança foi feita ao TJ por meio de três ofícios e o SINJUS também aguarda retorno do Órgão sobre os pedidos de agendamento de reuniões com o presidente, desembargador Gilson Lemes, e com o 2º vice, desembargador Tiago Pinto, que é superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), para tratar das promoções. No ofício encaminhado ontem, o Sindicato requer que seja publicado imediatamente o edital da PV 2020.

Outro pedido do Sindicato é para que seja feita a recomposição dos quadros de servidores lotados na Comprove. O setor é fundamental, pois analisa os processos referentes à Promoção Vertical. O setor, que já teve 14 servidores, hoje tem apenas 7 para analisar mais de 2.500 processos. A drástica redução do quadro pode se tornar outro fator de atraso nas etapas do processo. E a proibição de novos concursos públicos, prevista na PEC Emergencial, pode agravar o problema, inclusive em outros setores do Tribunal. “Há tempos o SINJUS cobra a realização de novo concurso para o quadro de servidores da Secretaria do TJ. O déficit de servidores tem provocado sobrecarga nos funcionários, acúmulo de processos e prejuízo à prestação jurisdicional à sociedade. A situação ficará insustentável com o veto de concursos por 9 anos”, pontua Wagner.

Para ficar informado sobre o andamento dessa luta, acompanhe diariamente o site e as páginas do SINJUS no Facebook e Instagram. Se você também quer fazer parte dos nossos grupos de WhatsApp, envie uma mensagem para (31) 98738-8640 pedindo sua inclusão.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco