IGUALDADE RACIAL

SINJUS-MG PARTICIPA DE ENCONTRO ANTIRRACISTA PARA AMPLIAR FORMAS DE LUTA

terça-feira, 29/11/22 13:24 Foto de um grupo dos participantes do Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS.

Buscando aprimorar as formas de atuação e também as articulações para o combate ao racismo, dirigentes do SINJUS-MG participaram de debates e ações promovidas no 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus/RS (CIRS). Foram três dias de imersão em iniciativas que buscaram trazer reflexões sobre a situação da população negra no Brasil e estabelecer espaços de resistência e luta.

Pelo SINJUS, participaram das discussões os diretores de Comunicação, Alexandre Gomes, e de Formação Política, Jonas Araújo, e a filiada e ex-coordenadora do Sindicato Cleonice Amorim. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Porto Alegre, e também lançou luz sobre a questão do racismo institucional que permeia o sistema de Justiça em todo o país.

Alexandre Gomes, Cleonice Amorim e Jonas Araújo durante atividade externa do CIRS

Uma das atividades foi a Roda de Conversa Comunicação Antirracista, na qual o publicitário e social media da Fenajud, Caique Oliveira, e a jornalista e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Jeanice Dias Ramos, explanaram o papel da comunicação na luta por igualdade; e como veículos de imprensa e departamentos de comunicação – seja do setor público seja do setor privado – precisam efetivamente ter equipes que respeitem a diversidade, assegurando voz à população negra.

“Foi uma oportunidade de refletir sobre como podemos contribuir com a luta antirracista e também de identificar como melhorar a comunicação do SINJUS de modo a dar mais visibilidade a essa bandeira”, afirma Alexandre Gomes.

Durante o evento foi lançado o documentário “Sociedade dos Grilhões”. O curta-metragem, que tem direção de Thiago Köche e produção da equipe de comunicação do Sindjus/RS, expõe o racismo estrutural no Brasil. Após a exibição do filme, participantes do encontro fizeram reflexões sobre a obra e também relataram experiências pessoais.

“Nós nascemos em uma sociedade estruturalmente racista. Não é pelo fato de sermos negros que não somos influenciados por ela. Essa estrutura tende a nos afastar e a dificultar que percebamos como somos explorados e como tudo se organiza para manter privilégios”, destacou Cleonice.

Durante o seu relato, Jonas Araújo reforçou como a tortura é cruel e cobrou de todos o engajamento no combate a todo o tipo de preconceito. “Não existe outra forma de opressão pior, que inclusive carrega em si várias outras opressões, como o racismo”, afirmou o dirigente do SINJUS.

O 2º Encontro do Coletivo pela Igualdade Racial realizou ainda ações em locais de relevância para a luta antirracista, como a Marcha da Resistência e Cultura e um almoço, seguido de um debate sobre resistência e territorialidade, no Quilombo Areal da Baronesa. A programação também abriu espaço para as apresentações artísticas da cultura negra, com uma roda de samba e o Sarau Cultura e Resistência.

O SINJUS está comprometido com na luta pela igualdade racial e contra todas as formas de discriminações, lutando por direitos e justiça sociais e políticos. Faça parte desse movimento, pois precisamos todos ser antirracistas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

montagem com fundo nas cores ligadas à cultura afro (verde, laranja, vermelho, laranja e azul) com diversos rostos de pessoas negras e o seguinte conteúdo textual: Mês da Consciência Negra.
JUSTIÇA SOCIAL REALIDADE MOSTRA QUE A LUTA POR IGUALDADE DEVE SE DAR EM TODOS OS ESPAÇOS sexta-feira, 18/11/22 18:35 No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi instituída em 2011 em decorrência da luta da comunidade negra por reconhecimento, valorização, justiça e respeito: uma luta que se dá a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco