SINJUS marca presença na primeira reunião dos comitês orçamentários de 2023
quarta-feira, 31/05/23 18:59FOTO: Cecília Pederzoli/TJMG
A primeira reunião de 2023 do Comitê Gestor Regional e dos comitês Orçamentário da Justiça Comum de 1º Grau e Orçamentário da Justiça de 2º Grau do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi realizada nesta terça-feira, dia 30 de maio. O encontro aconteceu no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, e foi o primeiro na modalidade presencial depois do período da pandemia de Covid-19.
Criados após resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os comitês são compostos de magistrados e servidores eleitos, escolhidos e indicados, tendo como objetivo o desenvolvimento de propostas para promover o aprimoramento da Justiça de 1ª Instância e auxiliando na distribuição orçamentária relativa à Justiça de 1º e de 2º graus da Corte mineira. O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que integra o Comitê Orçamentário de 2° grau, representando as entidades sindicais, esteve presente no encontro.
“Os comitês são fundamentais para dar transparência e permitir a participação das entidades sindicais na elaboração do orçamento. O SINJUS vai atuar de forma assertiva e propositiva para garantir que a peça orçamentária de 2024 contemple as reivindicações da categoria”, afirmou.
Durante a primeira parte da reunião, magistrados e servidores da capital e do interior, que compõem os comitês, receberam detalhes do Planejamento Estratégico e Gestão Orçamentária do TJMG.
Na parte da tarde, na segunda parte do encontro, foram abordados os seguintes temas: “Desdobramento do Planejamento Estratégico”, “Plano de Desenvolvimento Anual 2023 da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Programa Ejef em Movimento e ações de utilidade da Dirged para as comarcas” e “Projetos e ações relacionados à infraestrutura física e tecnológica do TJMG”. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, ponderações e sugestões, bem como enviar propostas e ideias por e-mail.
Fique atento ao site do SINJUS e acompanhe as próximas novidades sobre esse assunto.