SINJUS MANIFESTA O SEU APOIO AOS COLEGAS DO JUDICIÁRIO BAIANO
quinta-feira, 16/03/23 19:01O Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância de Minas Gerais (SINJUS-MG) vem a público manifestar seu apoio às servidoras e aos servidores do Judiciário baiano que estão em greve por 24 horas na luta pelos direitos da categoria e protestando contra a falta de comprometimento do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O diretor de finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, que está em Juazeiro-BA para o Conselho de Representantes da Fenajud, fez questão de participar da manifestação organizada pelo Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ-BA).
O sindicato vinha tentando negociar com o TJBA itens importantes da pauta de reivindicações da categoria, mas as demandas dos trabalhadores não foram ouvidas pela Administração do Tribunal. Por isso, a categoria deflagrou a greve que acontece em todas as unidades do Poder Judiciário no estado nesta quinta-feira, dia 16 de março.
Entre as questões que precisam ser resolvidas estão: a Progressão Funcional por Merecimento, anterior a 2013; o retorno do abono pecuniário extinto em 2015 e restabelecido apenas para os magistrados; o Auxílio-Saúde para aposentados, aposentadas e pensionistas que desde julho de 2021 vem sendo negado; e a recomposição salarial, cuja defasagem persiste desde 2016, resultando em uma perda do poder de compra de 50,55%.
Para o SINJUS, a valorização e o cumprimento dos direitos dos servidores são um dever dos órgãos de Justiça, por isso a entidade apoia a luta do SINTAJ-BA e dos trabalhadores do Judiciário baiano. O Sindicato espera que o TJBA ouça a categoria e proponha soluções para as demandas apresentadas.