SINJUS INICIA LUTA CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
terça-feira, 23/06/20 13:12Com o envio da proposta das reformas previdenciária e administrativa pelo governador Romeu Zema (NOVO) à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o SINJUS-MG já começou a luta contra a retirada de direitos dos servidores. Duas reuniões de alinhamento com entidades sindicais de outras categorias foram realizadas nessa segunda-feira, dia 22 de junho, e há uma articulação em curso para apresentar o posicionamento dos servidores ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV).
A proposta de Reforma da Previdência do governo do Estado prevê o aumento significativo da contribuição previdenciária, além de retirar importantes direitos de todos os servidores públicos de Minas Gerais. No texto, o governo incluiu ainda uma série de mudanças no regimento jurídico dos servidores, configurando, na prática, também uma reforma administrativa. Por isso, entidades de várias categorias do funcionalismo estadual se reuniram no grupo Defende Minas para discutir estratégias conjuntas de luta.
“Neste momento, a unidade de todos os servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário mineiro pode fazer a diferença e evitar que uma proposta tão radical de Reforma da Previdência seja aprovada na Assembleia Legislativa sem o devido debate público. Entendemos que matérias como essa precisam ser apreciadas em sessões presenciais. Por isso a tramitação do texto deve ser adiada e somente ocorrer após a pandemia do novo coronavírus”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
Além dessa frente mais ampla, o SINJUS também segue se articulando com outro grupo composto por representantes da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG), do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (SINDIFISCO-MG), do Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG) e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (SINDSEMP/MG). Uma reunião já havia sido realizada na semana passada e uma nova discussão ocorreu nessa última segunda-feira.
“Estamos buscando o máximo de alianças possíveis. Já estamos conversando com deputados estaduais ligados a outras categorias do serviço público. Contudo, em um momento como esse, fica ainda mais clara a necessidade de termos um representante dos servidores do Judiciário no Legislativo mineiro. Certamente, um líder da categoria na Assembleia iria ajudar a viabilizar a adequada discussão do texto”, complementa Alexandre Pires.
Live de urgência
Para detalhar todos os impactos da Reforma da Previdência e da Reforma Administrativa pretendida pelo governo de Minas Gerais, nesta quarta-feira, dia 24 de junho, às 16h, o SINJUS realiza uma live de urgência. Dirigentes sindicais e convidados especiais vão responder às perguntas dos servidores e debater as formas de luta contra mais esse ataque ao funcionalismo público estadual. Clique aqui e siga a nossa página no Facebook ou clique aqui e se inscreva no nosso canal no YouTube e seja notificado quando o conteúdo for ao ar.
SINDICATO É PRA LUTAR!