SINJUS E SERJUSMIG DENUNCIAM DESCASO DO PRESIDENTE EM FAIXAS E PAINEL DE LED NA ENTRADA DO TJ
sexta-feira, 14/06/24 12:00Atentando contra a boa-fé negocial e contra a valorização dos servidores, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, chegou à marca de 71 dias descumprindo vários e importantes acordos com a categoria. Como agravante, faltando cerca de duas semanas para o término do seu mandato, já está claro que mais uma promessa vai se juntar à série de compromissos não honrados: a de que não encerraria a sua gestão devendo direitos aos servidores. Contudo, o SINJUS-MG e o SERJUSMIG não vão parar de cobrar, muito pelo contrário, as duas entidades já estão com ações midiáticas na entrada do Tribunal para aumentar a pressão sobre a Presidência.
Ao longo dos últimos meses, a postura cada vez mais descompromissada por parte da Administração do Tribunal acerca das pendências discutidas nas reuniões da Mesa de Negociações acendeu o sinal de alerta nos representantes das servidoras e dos servidores do Judiciário. Diante disso, os Sindicatos intensificaram a cobrança por posicionamentos mais assertivos, resultando na reunião de 4 de abril, quando representantes da Administração e o próprio presidente do TJMG se comprometeram a implementar as pautas pendentes (clique aqui e saiba detalhes de cada uma).
Entretanto, os dias que se seguiram foram marcados por descumprimentos de acordos em série. O mais grave foi o não envio da Data-Base 2024 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) juntamente com a Data-Base 2023, desrespeitando o que foi negociado e ignorando o que foi deliberado pelo Órgão Especial.
Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, o contador veiculado pelo SINJUS e pelo SERJUSMIG em um painel publicitário instalado em uma banca de jornais localizada em frente ao edifício-sede do Tribunal de Justiça denuncia a cada dois minutos: TJMG descumpre acordos há 71 dias!
O contador faz parte da estratégia de luta dos Sindicatos e tem como objetivo tornar pública a postura de não cumprimento dos compromissos assumidos. O anúncio começou a rodar na manhã do dia 4 de junho, mesma data em que foi realizado o ato público e está em veiculação mesmo após a empresa de mídia responsável pelo espaço receber reclamações e pedidos de retirada do conteúdo. A iniciativa seguirá até o final da gestão do desembargador José Arthur Filho.
“Não estamos pedindo nada além do que foi acordado, nada do que é direito do servidor. Queremos que o presidente do TJMG respeite a categoria. Vamos lutar até que nossos direitos sejam respeitados”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Para reforçar a insatisfação das servidoras e dos servidores do Judiciário, os Sindicatos vão expor nessas últimas semanas da atual gestão faixas de protesto denunciando o descumprimento dos acordos. Elas serão exibidas na entrada do edifício-sede para chamar a atenção de magistrados, advogados, visitantes e da população que passa pelo local.
O SINJUS e o SERJUSMIG seguirão cobrando o cumprimento dos acordos e lutando pelos direitos da categoria. Novas ações já estão sendo definidas para a efetivação dessas pendências, seja junto à atual gestão, seja junto a do futuro presidente, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.
Acompanhe as mídias dos Sindicatos e fique por dentro das próximas convocatórias e mobilizações.
SINDICATO É PRA LUTAR!