CARREIRA DO SERVIDOR

SINJUS E SERJUSMIG COBRAM PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS PVS 2022, 2023 E 2024

segunda-feira, 12/08/24 17:38

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram, nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o Ofício nº 12, cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o posicionamento dos aprovados e a quitação dos retroativos da Promoção Vertical (PV) 2022, a abertura imediata das inscrições da PV 2023 e a publicação do edital da PV 2024 ainda no mês de agosto. Os Sindicatos também solicitaram o agendamento de uma reunião extraordinária para discutir as Promoções Verticais. O objetivo é evitar ainda mais atrasos nos certames e maiores prejuízos para as servidoras e os servidores.  

No documento, endereçado ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o SINJUS e o SERJUSMIG registram que o custo com o pagamento dos valores devidos aos aprovados na PV 2022 refere-se, majoritariamente, às despesas de exercício anterior, afastando o impacto imediato no limite prudencial. Desse modo, haveria viabilidade para atendimento do pedido. Além disso, o atraso nesse posicionamento vem resultando em prejuízo direto para esses servidores e também aumentando os valores dos passivos trabalhistas do Tribunal devidos à categoria. 

Em relação à PV 2023, na última reunião da Mesa de Negociações, realizada no dia 29 de julho, o presidente do TJMG afirmou que havia ajustes a serem feitos para a abertura das inscrições, mas não esclareceu quais seriam eles. Entretanto, o magistrado sinalizou com a possibilidade de dar um retorno sobre a demanda antes da próxima reunião ordinária, marcada para setembro. Diante disso, e como essa situação vem preocupando muito os Sindicatos, foi solicitada uma reunião extraordinária para discutir apenas questões envolvendo as Promoções Verticais. 

“A PV 2022 já foi homologada, e a abertura das inscrições para a PV 2023 não depende de recursos financeiros adicionais. Portanto, não há justificativa para o atraso. A falta de justificativas plausíveis para essa morosidade tem sido motivo de frustração e desmotivação entre as servidoras e os servidores. São profissionais que ampliaram a sua qualificação, capacitação e produtividade e que precisam ter a sua carreira valorizada”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Além de cobrar providências em relação aos atrasos nas PVs 2022 e PV 2023, os Sindicatos reforçam ainda para a necessidade de o TJMG garantir a publicação ainda neste mês do edital da PV 2024. Vale ressaltar que a falta de medidas resolutivas em relação a esses certames neste mês de agosto levará a uma situação de três PVs atrasadas. 

“Nas últimas gestões do Tribunal ocorreram sucessivos atrasos nos cronogramas das Promoções Verticais. Desse modo, a falta de definição sobre o posicionamento dos aprovados na PV 2022 e quanto à abertura das inscrições da PV 2023 está gerando na categoria a preocupação de que o Tribunal volte a adotar uma postura negligente em relação aos direitos dos servidores. Por isso, os Sindicatos entendem que é urgente a necessidade do agendamento de uma reunião extraordinária para alinhar essas reivindicações”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

No documento, o SINJUS e o SERJUSMIG ressaltaram também que a valorização dos servidores é fundamental para o bom funcionamento do Judiciário mineiro e a consequente melhoria da prestação jurisdicional à sociedade. Nesse sentido, é imperativo que a Administração do TJMG priorize a abertura das inscrições da PV 2023, resolva as pendências relacionadas à PV 2022 e publique o edital da PV 2024 o mais rápido possível. 

Os Sindicatos estão abertos ao diálogo e dispostos a negociar soluções que viabilizem esses pleitos, mas reafirmam que não medirão esforços para garantir que questões envolvendo as promoções verticais sejam tratadas com a seriedade que demandam.

Acompanhe as mídias dos Sindicatos e fique por dentro dos desdobramentos dessa e de outras batalhas em favor dos seus direitos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco