SINJUS E ENTIDADES SINDICAIS SE ORGANIZAM PARA INTENSIFICAR LUTA CONTRA O RRF EM MG
quarta-feira, 13/07/22 18:23FOTO: SINDSEMPMG (com alterações)
O SINJUS-MG e várias outras entidades representantes dos servidores públicos mineiros se reuniram na última segunda-feira, dia 11 de julho, para organizar ações conjuntas que intensifiquem a luta contra a proposta do governador Romeu Zema (Novo) de impor em Minas Gerais o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. A implementação das condicionantes poderá congelar salários, carreiras e benefícios por nove anos, além de extinguir direitos das servidoras e dos servidores mineiros.
O encontro aconteceu na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG). Pelo SINJUS, estiveram presentes o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo, e a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do Sindicato, Adriana Teodoro. O objetivo foi alinhar estratégias para ampliar a mobilização contra as medidas que promovem uma precarização do serviço público ofertado à população e que são um risco também ao patrimônio público do estado.
“O Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais só atende aos interesses do governador Romeu Zema e dos empresários que compõem o partido Novo. Eles querem transferir para os servidores e para a população a responsabilidade pela ineficiência da gestão à frente do Poder Executivo estadual. Desde que assumiu o governo, Zema não pagou uma parcela sequer da dívida com a União, provocando uma bola de neve nesses quatros anos. Agora, Zema usa essa dívida que ele mesmo aumentou para tentar justificar o RRF e assim privatizar estatais e realizar operações financeiras que beneficiem empresas ligadas ao mercado financeiro”, ressalta o diretor do SINJUS Jonas Araújo.
Entidades planejam protestos contra o RRF em Minas
Os dirigentes sindicais que participaram da reunião se comprometeram a conscientizar as suas bases e outras do funcionalismo público acerca dos riscos da adoção das medidas do Regime de Recuperação Fiscal em Minas. Para isso, mais categorias serão convidadas a participar de uma Plenária Ampliada que será realizada na próxima terça-feira, 19 de julho.
Entre os encaminhamentos e ações previstas está a proposta de construir uma grande manifestação contra o RRF no quinto dia útil de agosto. O objetivo é pressionar a classe política para que não apoie os ataques de Romeu Zema contra o serviço público de Minas Gerais.
No site e nas páginas do SINJUS no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, você encontra vários conteúdos que detalham os riscos e retrocessos que o RRF pode impor às cidadãs e aos cidadãos mineiros. Acompanhe diariamente as nossas mídias para ficar informado sobre as ações de luta e possíveis mobilizações.
SINDICATO É PRA LUTAR!
Com informações da CUT