MOBILIZAÇÃO

SINJUS E ENTIDADES SINDICAIS SE ORGANIZAM PARA INTENSIFICAR LUTA CONTRA O RRF EM MG

quarta-feira, 13/07/22 18:23 Homem negro com cabelos curtos e castanhos está vestido com camisa azul de manga longa e calça bege (Jonas Pinheiro, diretor de formação e política sindical). Ele discursa para diversas pessoas em um auditório com diversos ouvintes. Nas paredes há uma bandeira da CUT - Central Única dos Trabalhadores. Conteúdo textual: Mobilização - SINJUS e entidades sindicais se organizam para intensificar luta contra o RRF em MG.

FOTO: SINDSEMPMG (com alterações)

O SINJUS-MG e várias outras entidades representantes dos servidores públicos mineiros se reuniram na última segunda-feira, dia 11 de julho, para organizar ações conjuntas que intensifiquem a luta contra a proposta do governador Romeu Zema (Novo) de impor em Minas Gerais o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. A implementação das condicionantes poderá congelar salários, carreiras e benefícios por nove anos, além de extinguir direitos das servidoras e dos servidores mineiros.

O encontro aconteceu na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG). Pelo SINJUS, estiveram presentes o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo, e a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do Sindicato, Adriana Teodoro. O objetivo foi alinhar estratégias para ampliar a mobilização contra as medidas que promovem uma precarização do serviço público ofertado à população e que são um risco também ao patrimônio público do estado.

“O Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais só atende aos interesses do governador Romeu Zema e dos empresários que compõem o partido Novo. Eles querem transferir para os servidores e para a população a responsabilidade pela ineficiência da gestão à frente do Poder Executivo estadual. Desde que assumiu o governo, Zema não pagou uma parcela sequer da dívida com a União, provocando uma bola de neve nesses quatros anos. Agora, Zema usa essa dívida que ele mesmo aumentou para tentar justificar o RRF e assim privatizar estatais e realizar operações financeiras que beneficiem empresas ligadas ao mercado financeiro”, ressalta o diretor do SINJUS Jonas Araújo.

Entidades planejam protestos contra o RRF em Minas

Os dirigentes sindicais que participaram da reunião se comprometeram a conscientizar as suas bases e outras do funcionalismo público acerca dos riscos da adoção das medidas do Regime de Recuperação Fiscal em Minas. Para isso, mais categorias serão convidadas a participar de uma Plenária Ampliada que será realizada na próxima terça-feira, 19 de julho.

Entre os encaminhamentos e ações previstas está a proposta de construir uma grande manifestação contra o RRF no quinto dia útil de agosto. O objetivo é pressionar a classe política para que não apoie os ataques de Romeu Zema contra o serviço público de Minas Gerais.

No site e nas páginas do SINJUS no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, você encontra vários conteúdos que detalham os riscos e retrocessos que o RRF pode impor às cidadãs e aos cidadãos mineiros. Acompanhe diariamente as nossas mídias para ficar informado sobre as ações de luta e possíveis mobilizações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações da CUT

Notícias relacionadas

Diante de um cenário infernal há uma parede em ruínas com a bandeira de Minas Gerais, ela está sendo destruída por uma bola de demolição onde se lê RRF (Regime de Recuperação Fiscal. Do lado esquerdo, há maço de notas de 100 reais, em alusão à circulação de dinheiro público, desde a receita obtida e até a isenção fiscal.
DIREITOS EM RISCO II RECEITAS E POLÍTICA DE ISENÇÕES FISCAIS CONTRADIZEM JUSTIFICATIVA DE ZEMA PARA O RRF terça-feira, 12/07/22 17:01 FOTO: Pikisuperstar/ Freepik Nos últimos quatro anos, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reiteradas vezes, propagou o discurso de crise fiscal em uma tentativa de impor à população a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal ... leia mais
Diante de um cenário infernal há uma parede em ruínas com a bandeira de Minas Gerais, ela está sendo destruída por uma bola de demolição onde se lê RRF (Regime de Recuperação Fiscal. Do lado esquerdo, há uma granada de mão em uma alusão ao título da notícia.
DIREITOS EM RISCO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM MINAS É MAIS UMA GRANADA NO BOLSO DOS SERVIDORES sexta-feira, 08/07/22 18:25 Desde que tomou posse como governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) vem tentando implementar uma política que visa à retirada de direitos dos servidores e ao sucateamento do serviço público disponibilizado à população. Além da Reforma da Previdência, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta um fundo escuro com uma mão cerrada em destaque, simbolizando resistência e luta. A mão, em tons de cinza e preto, é iluminada por um brilho dourado que cria um efeito de destaque poderoso e simbólico. Ao lado, há o número "2025" em letras grandes e douradas, reforçando o tom de celebração e esperança para o ano. A mensagem principal fala sobre a continuidade das lutas e conquistas do SINJUS em defesa dos servidores públicos. O contraste das cores escuras com os detalhes dourados e amarelos remete à força e determinação. DEFESA DO SERVIDOR SINJUS REVIGORADO PARA MAIS UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS EM 2025 terça-feira, 07/01/25 17:51 O SINJUS-MG inicia 2025 fortalecido pelas batalhas vencidas no ano passado e ainda mais ...
A imagem mostra o edifício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um prédio imponente com fachada de concreto e grandes janelas espelhadas. Sobreposto à imagem, há setas vermelhas apontando em direções opostas. Há indicando no texto a publicação da lista de pedidos de remoção deferidos. Ao fundo, pode-se ver edifícios residenciais e uma paisagem urbana de Belo Horizonte, evidenciando a localização em área central da cidade. EDITAL 01/2024 TJMG PUBLICA LISTAGEM DOS PEDIDOS DE REMOÇÃO DEFERIDOS terça-feira, 07/01/25 17:50 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
Atenção ao prazo Últimos dias para garantir seu Unipart Regional sem carência terça-feira, 07/01/25 09:12 Um novo ano se inicia e, com ele, a oportunidade de cuidar da saúde. ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco