LUTA CONJUNTA

SINJUS E ENTIDADES MINEIRAS ESTABELECEM PLANO DE AÇÃO CONTRA O RRF

terça-feira, 08/08/23 19:37

Em um esforço unificado para proteger os interesses dos servidores públicos e preservar a qualidade dos serviços essenciais oferecidos à população mineira, dirigentes de diversas entidades se reuniram nessa segunda-feira, dia 7 de agosto, para estruturar diretrizes para uma luta conjunta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em Minas. O SINJUS-MG participou ativamente das discussões que também tiveram as contribuições do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). Uma das deliberações da reunião foi a definição de um ato público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda neste mês.

O projeto liderado pelo governador Romeu Zema (Novo) é uma iniciativa que busca enfraquecer os serviços públicos e privatizar as empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig. Para avançar com sua agenda, o governo estadual tem usado como justificativa a necessidade de implementar o Regime de Recuperação Fiscal, que levanta riscos significativos para os trabalhadores do setor público.

Apesar da possibilidade de alteração da legislação federal referente ao RRF, os sindicatos avaliam que o Regime seguirá sendo danoso para os servidores e para a população, por isso a iniciativa de intensificar os esforços para afastar esse grande retrocesso.

“Esse Regime, se implementado, vai resultar em cortes de investimentos, congelamento salarial e outras medidas que afetariam diretamente os servidores, comprometendo a qualidade dos serviços prestados à população. A situação é crítica, e a mobilização conjunta das entidades evidencia a importância do diálogo e da ação coletiva na defesa dos direitos do funcionalismo e do patrimônio da sociedade mineira”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Entre as deliberações, foi alinhado que o deputado federal Rogério Correia vai solicitar ao Ministério da Fazenda que receba os representantes dos servidores para debater o tema, e que um documento assinado pelas entidades vai solicitar uma reunião com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), para expor os contrassensos do Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao RRF da União.

Alexandre Gomes, Adriana Teodora e Janaína Barbosa

Pelo Sindicato, também participaram da reunião o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, a diretora administrativa, Adriana Teodoro, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Barbosa.

Ainda estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Aduemg, Affemg, Psind-MG, Serjusmig, Sindep/MG, Sindepominas, Sindifisco-MG, Sindojus/MG, Sindpúblicos, Sind-Saúde/MG, Sindsemp/MG, Sind-Ute/MG, Sinfazfisco-MG e Sisipsemg.

Ato contra o RRF na ALMG

Durante a reunião das entidades sindicais, também ficou decidida a organização de um Dia Estadual de Luta contra o RRF, ainda neste mês de agosto. Diversas categorias estão viabilizando uma possível paralisação das atividades e também um ato na porta da ALMG para pressionar os deputados estaduais. O intuito é chamar a atenção da sociedade para os impactos negativos que o regime pode trazer e impedir que o governo Romeu Zema prossiga com seu projeto de dilapidação do patrimônio de Minas Gerais.

Acompanhe o site e as mídias sociais do SINJUS para ficar informado sobre os próximos passos dessa luta e possíveis convocatórias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Grupo de pessoas reunidas, elas estão sentadas em cadeiras enfileiradas e exibem as mãos para o alto em sinal de aprovação às propostas apresentadas durante a Assembleia. Conteúdo textual: DELIBERAÇÃO - AGE AUTORIZA USO DO FUNDO DE GREVE NA LUTA CONTRA O RRF.
DELIBERAÇÃO AGE AUTORIZA USO DO FUNDO DE GREVE NA LUTA CONTRA O RRF E REFORMAS segunda-feira, 31/07/23 19:38 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde desta segunda-feira, dia 31 de julho, os servidores de segunda instância do Poder Judiciário de Minas Gerais deliberaram por intensificar a luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), utilizando o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...
A imagem tem fundo desfocado com tons neutros e mostra ao centro uma ilustração circular com o logo do IPSEMG e desenhos estilizados de pessoas diversas ao redor. No centro, está escrito: “IPSEMG convoca – Censo Previdenciário 2025”. Uma faixa vermelha atravessa a parte inferior do círculo com a frase: “Um compromisso de todos os servidores do Estado”. No topo, lê-se: “Até 21 de maio”. Abaixo, em destaque, o aviso: “Servidores ativos e aposentados são obrigados a responder o Censo Previdenciário do IPSEMG”. ATÉ 31 DE MAIO SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS SÃO OBRIGADOS A RESPONDER O CENSO PREVIDENCIÁRIO DO IPSEMG sexta-feira, 04/04/25 15:42 O SINJUS-MG informa a todos os servidores públicos estaduais, especialmente os vinculados ao Tribunal ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image