LUTA CONJUNTA

SINJUS E ENTIDADES MINEIRAS ESTABELECEM PLANO DE AÇÃO CONTRA O RRF

terça-feira, 08/08/23 19:37

Em um esforço unificado para proteger os interesses dos servidores públicos e preservar a qualidade dos serviços essenciais oferecidos à população mineira, dirigentes de diversas entidades se reuniram nessa segunda-feira, dia 7 de agosto, para estruturar diretrizes para uma luta conjunta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em Minas. O SINJUS-MG participou ativamente das discussões que também tiveram as contribuições do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). Uma das deliberações da reunião foi a definição de um ato público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda neste mês.

O projeto liderado pelo governador Romeu Zema (Novo) é uma iniciativa que busca enfraquecer os serviços públicos e privatizar as empresas estatais, como Cemig, Copasa e Codemig. Para avançar com sua agenda, o governo estadual tem usado como justificativa a necessidade de implementar o Regime de Recuperação Fiscal, que levanta riscos significativos para os trabalhadores do setor público.

Apesar da possibilidade de alteração da legislação federal referente ao RRF, os sindicatos avaliam que o Regime seguirá sendo danoso para os servidores e para a população, por isso a iniciativa de intensificar os esforços para afastar esse grande retrocesso.

“Esse Regime, se implementado, vai resultar em cortes de investimentos, congelamento salarial e outras medidas que afetariam diretamente os servidores, comprometendo a qualidade dos serviços prestados à população. A situação é crítica, e a mobilização conjunta das entidades evidencia a importância do diálogo e da ação coletiva na defesa dos direitos do funcionalismo e do patrimônio da sociedade mineira”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Entre as deliberações, foi alinhado que o deputado federal Rogério Correia vai solicitar ao Ministério da Fazenda que receba os representantes dos servidores para debater o tema, e que um documento assinado pelas entidades vai solicitar uma reunião com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), para expor os contrassensos do Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que prevê a adesão de Minas Gerais ao RRF da União.

Alexandre Gomes, Adriana Teodora e Janaína Barbosa

Pelo Sindicato, também participaram da reunião o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, a diretora administrativa, Adriana Teodoro, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Barbosa.

Ainda estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Aduemg, Affemg, Psind-MG, Serjusmig, Sindep/MG, Sindepominas, Sindifisco-MG, Sindojus/MG, Sindpúblicos, Sind-Saúde/MG, Sindsemp/MG, Sind-Ute/MG, Sinfazfisco-MG e Sisipsemg.

Ato contra o RRF na ALMG

Durante a reunião das entidades sindicais, também ficou decidida a organização de um Dia Estadual de Luta contra o RRF, ainda neste mês de agosto. Diversas categorias estão viabilizando uma possível paralisação das atividades e também um ato na porta da ALMG para pressionar os deputados estaduais. O intuito é chamar a atenção da sociedade para os impactos negativos que o regime pode trazer e impedir que o governo Romeu Zema prossiga com seu projeto de dilapidação do patrimônio de Minas Gerais.

Acompanhe o site e as mídias sociais do SINJUS para ficar informado sobre os próximos passos dessa luta e possíveis convocatórias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Grupo de pessoas reunidas, elas estão sentadas em cadeiras enfileiradas e exibem as mãos para o alto em sinal de aprovação às propostas apresentadas durante a Assembleia. Conteúdo textual: DELIBERAÇÃO - AGE AUTORIZA USO DO FUNDO DE GREVE NA LUTA CONTRA O RRF.
DELIBERAÇÃO AGE AUTORIZA USO DO FUNDO DE GREVE NA LUTA CONTRA O RRF E REFORMAS segunda-feira, 31/07/23 19:38 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde desta segunda-feira, dia 31 de julho, os servidores de segunda instância do Poder Judiciário de Minas Gerais deliberaram por intensificar a luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), utilizando o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco