SINJUS e entidades mineiras avançam em proposta de reestruturação do sistema sindical
sexta-feira, 24/03/23 17:43Nessa quinta-feira, dia 23 de março, aconteceu uma reunião com diversos sindicatos de Minas Gerais na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas). O encontro teve como objetivo construir e aprovar uma carta conjunta contendo uma proposta alternativa de reestruturação do sistema sindical. O documento será entregue ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Compareceram à reunião representando o SINJUS-MG o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Eles participaram dos debates acerca do documento com mais de 40 outros representantes de sindicatos de todo o estado. O sindicalista e deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) também participou dos trabalhos, discorreu sobre o tema e tirou dúvidas dos presentes.
O diretor do SINJUS Felipe Rodrigues foi convidado para compor a mesa dos mediadores do evento e falou sobre a importância do documento e da união dos sindicatos neste momento.
“O momento é oportuno para uma reavaliação de todo o sistema sindical brasileiro, pois, desde o desmonte causado pela reforma trabalhista, é a primeira oportunidade em que temos um governo federal disposto a dialogar com representantes do movimento sindical. No entanto, esse diálogo precisa ser amplo e contemplar a maior amplitude possível das organizações dos trabalhadores. Nós do SINJUS seremos propositivos nesse debate e convidaremos outras entidades de servidores para contribuírem também.”, pontuou Felipe Rodrigues.
“Uma reforma sindical bem projetada pode ajudar os sindicatos a melhorar a representação dos trabalhadores e servidores. Como consequência, teremos relações de trabalho mais harmônicas tanto na iniciativa privada quanto na administração pública. Além disso, os sindicatos têm muito a contribuir com políticas voltadas para a valorização do trabalhador e com a geração de emprego e renda”, ressalta Alexandre Gomes.
Após as discussões e o esclarecimento das dúvidas, o documento foi aprovado por unanimidade. Alguns pontos centrais da carta referem-se a:
- recuperação, fortalecimento e avanço da estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego;
- alteração da Lei de Greve com regras claras e factíveis, e regulamentação específica para o setor público;
- manutenção da pirâmide de representação sindical de forma que privilegie os sindicatos, garantindo sua autonomia;
- basta na terceirização ampla, tanto no setor privado quanto no setor público.
- regulamentação da negociação coletiva no âmbito do serviço público, fazendo cumprir a Convenção 151 da OIT.
Além dos alinhamentos já definidos, os sindicatos podem indicar pontos específicos que não tenham sido contemplados na carta até esta segunda-feira, dia 27 de março. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa frente de atuação e os demais assuntos de interesse dos servidores.
SINDICATO É PRA LUTAR!