Representação

SINJUS e entidades mineiras avançam em proposta de reestruturação do sistema sindical

sexta-feira, 24/03/23 17:43 imagem de uma mesa diretiva composta de homens e mulheres durante uma reunião com destaque para o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues (homem de pele clara, cabelo e barba castanhos, calça preta, camisa azul e óculos), que está de pé falando para a plateia.

Nessa quinta-feira, dia 23 de março, aconteceu uma reunião com diversos sindicatos de Minas Gerais na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas). O encontro teve como objetivo construir e aprovar uma carta conjunta contendo uma proposta alternativa de reestruturação do sistema sindical. O documento será entregue ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Compareceram à reunião representando o SINJUS-MG o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Eles participaram dos debates acerca do documento com mais de 40 outros representantes de sindicatos de todo o estado. O sindicalista e deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) também participou dos trabalhos, discorreu sobre o tema e tirou dúvidas dos presentes.

O diretor do SINJUS Felipe Rodrigues foi convidado para compor a mesa dos mediadores do evento e falou sobre a importância do documento e da união dos sindicatos neste momento.

“O momento é oportuno para uma reavaliação de todo o sistema sindical brasileiro, pois, desde o desmonte causado pela reforma trabalhista, é a primeira oportunidade em que temos um governo federal disposto a dialogar com representantes do movimento sindical. No entanto, esse diálogo precisa ser amplo e contemplar a maior amplitude possível das organizações dos trabalhadores. Nós do SINJUS seremos propositivos nesse debate e convidaremos outras entidades de servidores para contribuírem também.”, pontuou Felipe Rodrigues.

Alexandre Gomes, diretor, e Ana Paula Ferreira, advogada do SINJUS

Uma reforma sindical bem projetada pode ajudar os sindicatos a melhorar a representação dos trabalhadores e servidores. Como consequência, teremos relações de trabalho mais harmônicas tanto na iniciativa privada quanto na administração pública. Além disso, os sindicatos têm muito a contribuir com políticas voltadas para a valorização do trabalhador e com a geração de emprego e renda”, ressalta Alexandre Gomes.

Após as discussões e o esclarecimento das dúvidas, o documento foi aprovado por unanimidade. Alguns pontos centrais da carta referem-se a:

  • recuperação, fortalecimento e avanço da estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • alteração da Lei de Greve com regras claras e factíveis, e regulamentação específica para o setor público;
  • manutenção da pirâmide de representação sindical de forma que privilegie os sindicatos, garantindo sua autonomia;
  • basta na terceirização ampla, tanto no setor privado quanto no setor público.
  • regulamentação da negociação coletiva no âmbito do serviço público, fazendo cumprir a Convenção 151 da OIT.

Além dos alinhamentos já definidos, os sindicatos podem indicar pontos específicos que não tenham sido contemplados na carta até esta segunda-feira, dia 27 de março. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa frente de atuação e os demais assuntos de interesse dos servidores.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem de uma reunião em uma mesa branca em formato circular com um grupo de aproximadamente quinze pessoas. Em primeiro plano há um notebook, um homem de óculos lendo um documento e ao fundo janelas abertas iluminando a sala com luz solar.
REPRESENTATIVIDADE SINJUS E DEMAIS ENTIDADES PREPARAM PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A REFORMA SINDICAL terça-feira, 21/03/23 15:56 Na última quinta-feira, dia 16 de março, o SINJUS-MG reuniu-se com outras cerca de 20 entidades para estudar alternativas à proposta de reforma sindical que está sendo estudada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Sindicato é contra, entre ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco