DEFESA DA CATEGORIA

SINJUS E DEMAIS SINDICATOS TRAÇAM DIRETRIZES PARA A COMUNICAÇÃO DA FENAJUD

segunda-feira, 06/02/23 17:34 Grupo de mulheres e homens posam para foto em um auditório, elas estão com bandeiras do Encontro de Comunicadores da Fenajud, da Fenajud, do SINJUS, do Serjusmig e do Sintaj.

Muito se fala sobre a importância do investimento em comunicação sindical para alcançar objetivos e metas. Porém, para garantir que isso ocorra e que a mensagem alcance os públicos-alvo, é necessário muito debate e planejamento. Pensando nisso, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) reuniu sindicatos de todas as regiões do País em seu 10º Encontro de Comunicação. A atividade foi realizada em Belo Horizonte (MG), em parceria com o SINJUS-MG e o Serjusmig, nesta sexta-feira e sábado, 3 e 4 de fevereiro.

A mesa de abertura contou com a presença dos coordenadores-gerais da Fenajud, Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes; do vereador de BH e diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira, e do presidente do Serjusmig, Eduardo Couto. Também acompanharam os debates o coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, e o coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud e coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Para Wagner Ferreira, esse planejamento conjunto é muito importante. “Os diretores e profissionais de comunicação dos sindicatos conhecem a realidade de suas bases e já têm experiência na condução de campanhas junto à categoria. Certamente, esse encontro vai potencializar a capacidade de mobilização da Fenajud”, ressalta o dirigente.

O coordenador de comunicação da Fenajud, Cleyson Francisco, direcionou os trabalhos e convidou dois especialistas: Caique Oliveira e Milton Pomar. Ambos levaram ao conhecimento das (os) profissionais e de dirigentes sindicais a teoria e a prática aliadas. A abordagem girou em torno da produção de campanhas em três eixos diferentes: a democratização do Judiciário; a defesa do serviço público; e a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Caique apresentou de modo prático como realiza o trabalho de social media. Ensinando o passo a passo para publicação das peças nas redes sociais mostrou como as entidades podem otimizar os seus investimentos, alcançar um número maior de usuários e deu exemplos claros do que ser feito para melhorar o conteúdo na web. Ele levou exercícios, instigou os presentes a pensar e a propor inovações nos materiais já publicados pelas entidades.

Milton, que é professor e atua na produção de planejamento sindical há mais de 30 anos, realizou um resgate histórico do sindicalismo, citando meados da década de 80 e como o período foi marcado pela combatividade e impulsionado pela luta das grandes greves. Ele citou ainda o sindicalismo nos dias atuais e como as ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a luta e a resistência ao neoliberalismo. Por fim, Pomar dividiu os presentes em grupo e auxiliou na construção do planejamento estratégico da entidade para 2023, que tem como foco: impulsionar a luta sindical, garantindo as mudanças que o país precisa, defendendo a categoria e os seus direitos consolidados.

De acordo com o diretor de Comunicação e Imprensa do SINJUS-MG, Alexandre Gomes, a troca de experiências traz mais instrumentos para as entidades sindicais. “Hoje, temos diversas ferramentas disponíveis para dialogar com as categorias e a sociedade, mas as formas de construir essa interação se modificam constantemente. Por isso, encontros como esse são fundamentais para aprimorarmos a nossa atuação”, afirma.

Cleyson Francisco também citou a importância da atividade e disse que a Fenajud tem tido o cuidado de olhar para a comunicação como uma ferramenta extremamente importante. “Em geral é por meio dela [comunicação] que podemos resolver problemas que enfrentamos no dia a dia. O que percebemos é que houve uma construção coletiva e unificada de temas e campanhas para este ano, com a contribuição dos especialistas e direções sindicais. A cada ano o Encontro melhora e nos abre um leque de opções de atuação. Essa integração é fundamental para a construção das lutas e das atividades que poderão auxiliar na base, nos estados”, disse.

Com informações da Fenajud

 

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco