LULA EM MINAS

SINJUS DEFENDE ALTERNATIVAS AO RRF JUNTO A MEMBROS DO GOVERNO FEDERAL DURANTE VISITA DO PRESIDENTE

quinta-feira, 08/02/24 19:17 Foto dos dirigentes do SINJUS Alexandre Pires e Wagner Ferreira durante cerimônia de anúncios de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Minas, no Minascentro, Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o vereador de Belo Horizonte e diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato, Wagner Ferreira, participaram do encontro do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com autoridades mineiras. O evento ocorreu no Minascentro e foi uma oportunidade em que os dirigentes sindicais apresentaram e defenderam propostas alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) que não penalizam os servidores públicos.

“A participação em agendas como esta é muito importante, pois permite a articulação com diversas lideranças políticas no âmbito de Minas Gerais e também a nível federal. Conseguimos dialogar com parlamentares e membros do governo federal sobre a necessidade de afastar de vez as pretensões do governador Romeu Zema de impor o RRF e todas as suas graves consequências às cidadãs e aos cidadãos mineiros. Nessas conversas, tivemos uma sinalização positiva no sentido da viabilidade da proposta alternativa de enfretamento da dívida de Minas com a União que vem sendo construída pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco”, afirma Alexandre Pires.

Em declarações à rádio Itatiaia, o presidente Lula registrou que ele e também o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, receberam com muito interesse a proposta alternativa apresentada por Pacheco e que a questão está sendo analisada pelos técnicos do Ministério. O presidente disse ainda que, depois dessa análise, o governo federal vai buscar o governador de Minas para tentar uma solução viável. “Queremos construir um acordo, não só com Minas, mas também com outros estados brasileiros, para que a gente possa resolver o problema do endividamento e para que as coisas possam voltar à normalidade”, afirmou.

Durante o evento no Minascentro, que também teve a presença do governador Zema, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, voltou a afirmar que o RRF não é uma solução para a crise fiscal do estado. Diante disso, o parlamentar afirmou que pretende acelerar as negociações sobre o acordo da dívida após o Carnaval.

“Certamente estamos tendo uma grande oportunidade de realmente atacar a questão da dívida do estado de Minas Gerais com a União de forma mais responsável, com agentes políticos dispostos a analisar os juros abusivos cobrados durante décadas que resultaram em uma conta impagável. O encontro também foi importante para a cidade de Belo Horizonte. Como vereador, também conversei com parlamentares do Congresso e com membros do governo federal defendendo políticas públicas e demandas importantes do município”, complementa Wagner Ferreira.

O encontro desta quinta-feira marcou a primeira visita a Minas Gerais do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, neste seu terceiro mandato. Além das tratativas em torno do endividamento do estado, o evento contou com o anúncio de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras políticas públicas em Minas.

A agenda reuniu ainda ministros de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e líderes sindicais.

“O SINJUS está sempre na luta em defesa dos interesses não só dos servidores do Judiciário, mas de todos os servidores mineiros. Por isso, buscamos o apoio dos agentes políticos abertos ao diálogo e conscientes da importância do serviço público de qualidade ofertado à população”, complementa Alexandre Pires.

Assim, a partir das articulações com lideranças políticas nesta quinta-feira e da declaração do senador Rodrigo Pacheco de que pretende acelerar as negociações acerca da proposta alternativa de enfrentamento à dívida dos estados com a União, o SINJUS também vai intensificar a luta contra o RRF em Minas. Acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre as próximas ações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem mostra a Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede do governo estadual. O edifício na cor branca é moderno, com arquitetura contemporânea e apresenta uma fachada com grandes janelas que refletem o céu azul e as nuvens. Há uma grande abóbada sobre a entrada principal. Ao lado do edifício, há palmeiras. Ao fundo, o céu está parcialmente nublado.
Gestão ineficiente Governo federal cobre R$ 3,6 bilhões de dívidas não pagas por Minas Gerais em 2023 quarta-feira, 31/01/24 17:19 Na última segunda-feira, dia 29 de janeiro, o governo de Minas Gerais divulgou o balanço orçamentário de 2023 informando um superávit de R$ 299 milhões, uma queda de aproximadamente 86% em relação ao registrado em 2022. Como agravante, a ... leia mais
ALTERNATIVA RRF: FRENTE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO SE REÚNE COM PACHECO EM BRASÍLIA terça-feira, 19/12/23 21:44 Foto: Pedro Gontijo / Presidência Senado A Frente em Defesa dos Serviços Públicos de Minas Gerais, integrada por sindicatos representativos de diversas categorias do serviço público, se reuniu nesta terça-feira, 19 de dezembro, com o presidente do Congresso Nacional, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco