SINJUS CULTURAL #49: ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA
sexta-feira, 12/11/21 17:54Fotos: Divulgação
O próximo dia 18 de novembro é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Racismo, já em 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Essas duas datas buscam valorizar a luta contra preconceitos e desigualdades com base na cor da pele. Por isso, esta edição especial do SINJUS Cultural traz sugestões de conteúdos que abordam temas como racismo, liberdade, respeito, afirmação, resistência e coragem. Confira:
FILME
Filhas do Vento
Neste filme nacional do diretor Joel Zito Araújo, é retratada a história das irmãs Maria Aparecida, a Cida (Taís Araújo), e Maria da Ajuda, a Ju (Thalma de Freitas), que têm objetivos bem distintos, pois uma pretende ser atriz e a outra pretende ficar com o namorado. Elas vivem com pai, Zé das Bicicletas (Milton Gonçalves), e uma intriga acaba por romper os laços entre as personagens. Ambientada em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, o filme perpassa por heranças e preconceitos advindos da escravidão.
Filhas do Vento está disponível na íntegra no YouTube (clique aqui)
SÉRIE
Them
Cercada de polêmicas e cenas chocantes, a série Them narra uma história que se passa nos Estados Unidos dos anos 1950, época em que as terríveis leis segregacionistas de Jim Crow ainda estavam em vigor em alguns estados. A trama mostra a luta de uma família negra que se muda para a Califórnia e se vê em uma verdadeira guerra contra seus vizinhos brancos que querem expulsá-los. Com questões sobrenaturais permeando a narrativa, o que marca mesmo são as cenas de racismo escancarado.
Them está disponível no Prime Video.
LIVRO
A Outra Garota Negra
A obra da autora estadunidense Zakiya Dalila Harris aborda o racismo na vida e no espaço corporativo. O romance aborda o mundo da indústria editorial, o qual a escritora conhece bem. O livro A Outra Garota Negra promove discussões sobre identidade e afirmação cultural em um ambiente tóxico, preconceituoso e excludente. O grande ponto é a crítica à subjugação de negros a tarefas inferiores e às várias barreiras que impedem o reconhecimento e a ascensão profissional.
A Outra Garota Negra está à venda com preços a partir de R$ 52,42.
Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube.