DIVIRTA-SE EM CASA

SINJUS CULTURAL #47 ESPECIAL LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

sexta-feira, 17/09/21 19:03 Montagem em três partes, sendo a primeira com o cartaz do filme “Colegas” com três jovens com síndrome de down sorridentes dentro de um carro conversível em uma estrada e com o céu azul ao fundo. A segunda parte é uma foto do jornalista Marcos Lima, que é cego, sorrindo e usando uma camisa branca listrada. A terceira parte é a capa do livro “Rodas, pra que te quero”, com a ilustração de uma menina loira com roupa vermelha andando com sua cadeira de rodas sobre o globo terrestre.

Na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar essa data, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vai realizar uma live e também sorteios especiais (clique aqui e confira). E o SINJUS Cultural também decidiu dar visibilidade a essa importante causa. Nesta edição, estamos sugerindo conteúdos que buscam derrubar as barreiras do preconceito. Confira!

FILME

Colegas

Neste filme dirigido por Marcelo Galvão, os amigos Stallone, Márcio e Aninha, que têm Síndrome de Down e moram juntos em um Instituto, saem em uma jornada para realizar o sonho de cada um: ver o mar, aprender a voar e se casar, respectivamente. Vale destacar que, no filme, grande parte dos atores e atrizes têm a trissomia do 21, o que demonstra um cuidado com a representatividade das pessoas com deficiência. O longa-metragem foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. A grande virtude da obra é propor, por meio da comédia, a reflexão acerca dos preconceitos.

Colegas está disponível para locação na plataforma VivoPlay

CANAL DO YOUTUBE

Histórias de cego

Com mais de 316 mil inscritos, o canal do jornalista e palestrante Marcos Lima trata o cotidiano das pessoas com deficiência visual com muito humor. O conteúdo também ajuda a combater o capacitismo, pois, com uma linguagem simples e irreverente, ele fala sobre os desafios e preconceitos que os cegos enfrentam. Sabe aquelas curiosidades das pessoas sem deficiência visual, do tipo: Como os cegos usam o WhatsApp? Quais os maiores inimigos do cego na rua? E aquelas perguntas sem noção, do tipo: Como os cegos respiram? Como os cegos fazem brigadeiro? Como um cego imagina o Neymar? Então, ele responde a tudo isso!

Acesse o canal Histórias de Cego no YouTube

LIVRO

Rodas, pra que te quero!

Educar crianças com e sem deficiência para a consciência inclusiva é um dever de todos os pais e responsáveis. Uma das formas para isso é tratar com naturalidade as diferenças, desde o início da infância. O livro Rodas, pra que te quero!, de Angela Carneiro e Marcela Cálamo, aborda as situações de uma menina que usa cadeira de rodas de forma leve e divertida. A obra parte da história da autora Marcela Cálamo.

O Rodas, pra que te quero! está à venda a partir de R$ 31,99

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.

Os atendimentos do SINJUS continuam sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho no TJMG, além de sugestões e solicitações, envie um e-mail para [email protected].

Notícias relacionadas

DIA DE LUTA SINJUS CONVOCA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA PARA EVENTO DIA 21/9 sexta-feira, 17/09/21 18:06 De quem é a responsabilidade pela inclusão? Será das próprias Pessoas Com Deficiência (PCD)? Do Estado? E a pessoa sem deficiência, que papel tem nisso? No próximo dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional de Luta da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco