FIQUE EM CASA

SINJUS CULTURAL #32, ESPECIAL SEMANA DAS MULHERES

sexta-feira, 05/03/21 15:12

O mês de março é marcado pela luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, pelo respeito e pela valorização delas, pelo combate ao machismo e pelo fim da violência contra as mulheres. Essas são bandeiras de luta do SINJUS-MG, que atua por meio do Núcleo de Mulheres. Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o Sindicato está promovendo uma série de atividades. Confira aqui. E claro que o SINJUS Cultural não poderia fugir dessa temática. Nesta edição, listamos conteúdos que relembram conquistas femininas, abordam os desafios enfrentados pelas mulheres e nos fazem refletir sobre o assunto. Confira!

FILME

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

Sexualização, machismo e protagonismo masculino – visão heroica sempre para o masculino – costumam ser três questões frequentes em filmes adolescentes clichês, principalmente as produções norte-americanas. Desconstruir conceitos produzidos e reproduzidos dentro da sociedade machista patriarcal é um processo longo e complexo. O filme recém-lançado pela Netflix é importante justamente porque aborda as questões, trazendo as adolescentes a refletir sobre o movimento feminista.

Na trama, Vivian, cansada do sexismo na escola, é uma garota tímida de 16 anos que mergulha na luta feminista ao se inspirar na época de adolescência da mãe e passa a publicar uma zine responsável por uma verdadeira revolução na escola. Vivian embarca em um processo pessoal de desconstrução, coragem e de entendimento sobre o movimento feminista – acompanhada de outras garotas do colégio. O longa apresenta uma série de questionamentos sobre comportamentos do período escolar, mas que também são vistos constantemente em qualquer faixa etária da vida como diminuição da mulher nos esportes – ou cargos de responsabilidade -, opressão, assédio, estupro, etc.

O filme está disponível na Netflix.

DOCUMENTÁRIO

Ela é bonita quando está brava

Se podem votar, trabalhar, tomar pílulas anticoncepcionais, transar e estudar, o que mais querem as mulheres?” Essa é uma pergunta dolorosamente comum de se ouvir ainda hoje quando reivindicamos direitos iguais. E se em 2016 ainda é assim, dá para imaginar o que passavam as corajosas feministas da década de 60 que lutaram para que tudo isso fosse possível? Aquelas famosas por queimar sutiãs e reivindicar o aborto? O documentário “She’s beautiful when she’s angry” (“Ela é bonita quando está brava”), discute essa questão. O longa relembra a história dos movimentos de mulheres dos Estados Unidos entre os anos de 1966 e 1971 e como eles impactam a realidade até hoje. É uma narrativa inspiradora sobre o poder das mulheres e sobre a mobilização social, contando como uma situação insustentável vivida por milhões de mulheres virou um movimento poderoso que culminou em mudanças concretas no país e em inspiração para o mundo todo.

O documentário está disponível no YouTube.

SÉRIE

Coisa mais linda

Na São Paulo do final da década de 50 está Maria Luiza, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e o marido dela, Pedro. Sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante. Maria Luiza, é claro, segue os rastros do marido, mas acaba transformando o sofisticado negócio numa casa noturna. Em terras cariocas, a jovem descobre então um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.

A série está disponível na Netflix.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco