SINJUS CULTURAL #27, ESPECIAL DIA DO APOSENTADO
sexta-feira, 22/01/21 17:13No próximo dia 24 de janeiro, é comemorado o Dia do Aposentado. Por isso, esta edição especial do SINJUS Cultural traz sugestões para lembrar que o período de aposentadoria deve ser encarado como um tempo não somente para descansar dos anos de trabalho, mas também para aproveitar a liberdade e realizar alguns sonhos que, talvez, tenham ficado guardados na gaveta ou que foram simplesmente esquecidos. Esta é mais uma iniciativa da #QuarentenaComSINJUS. Confira:
TELEVISÃO
Trabalho após a aposentadoria
Neste episódio do programa “Sou 60”, apresentado pela jornalista Roberta Zampetti, os telespectadores são questionados sobre o que fazer depois da aposentadoria. Tem gente que não quer saber mais de trabalho, só quer aproveitar a vida, mas tem gente que não quer parar nunca. A apresentadora conversa com o diretor e cineasta Sylvio Back, da CineOP — Mostra de Cinema de Ouro Preto, com a assistente social e especialista em gerontologia Ruth Myssior, o médico gerontólogo Alexandre Kalache e a psicanalista e psicóloga Ângela Mucida.
O programa está disponível no YouTube.
DOCUMENTÁRIO
Envelhescência
Edson Gambuggi formou-se em Medicina aos 82 anos. Aos 72 anos, Judith Caggiano fez a primeira de suas dezenas de tatuagens. Edmea Correa começou a surfar aos 58 anos. Ono Sensei, a meses de tornar-se nonagenário, dá aulas de defesa pessoal, enquanto Oswaldo Silveira, 84 anos, prepara-se para sua 12ª maratona, e Luiz Schirmer, 76 anos, para atingir 4.000 saltos de paraquedas. Essas seis histórias de vida que inspiram uma nova leitura sobre a terceira idade foram retratadas no documentário Envelhescência. “Uma velhice que seja vibrante, não só brilhante, não só radiante, não tem idade e nenhum tipo de barreira”, afirma no documentário o filósofo Mario Sergio Cortella. O documentário quer quebrar estereótipos e trazer histórias inspiradoras para “incentivar quem tem 40, 50, 60, 70 anos a não perder a fé na capacidade de começar algo novo”.
O documentário está disponível no YouTube.
FILME
Viver Duas Vezes
Viver Duas Vezes se passa em uma cidade de Valência, leste da Espanha, acompanhando um professor acadêmico aposentado e viúvo há cinco anos, chamado Emílio. Tudo estava indo bem na sua rotina até que um dia ele confundiu as ruas na volta para casa. Em seu exame médico de rotina, é diagnosticado com o primeiro estágio da doença de Alzheimer. Com medo de esquecer tudo, Emílio decide ir atrás do primeiro amor de sua vida com a ajuda de sua filha. Viver Duas Vezes é um filme belíssimo, engraçado, dramático e extremamente real, que faz rir e chorar ao mesmo tempo e nos mostra a importância de sentirmos empatia pelos idosos, afinal, às vezes a vida nos obriga a vivê-la duas vezes, e é preciso blindar nossa memória para que as pessoas mais importantes permaneçam de alguma forma para sempre conosco.