SINJUS CULTURAL #20, ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA
sexta-feira, 06/11/20 17:53No próximo dia 20 de novembro, será comemorado o Dia da Consciência Negra, uma data de luta contra preconceitos e desigualdades. Por isso, esta edição especial do SINJUS Cultural traz sugestões de conteúdos que abordam temas como racismo, liberdade, respeito, afirmação, resistência e coragem. Esta é mais uma iniciativa da #QuarentenaComSINJUS. Confira:
FILME
Selma: uma luta pela igualdade
Nesta semana, estamos acompanhando a eleição presidencial norte-americana, que será decida pelos votos das minorias. Por isso, o filme Selma se mostra tão pertinente para o momento, pois ele retrata a história de luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes. O longa-metragem da diretora Ava DuVernay é baseado em fatos reais e mostra como os movimentos civis são importantes para a construção de uma verdadeira democracia.
Selma: uma luta pela igualdade está disponível para alugar por R$ 24,90 no YouTube e no Google Play
CURTA-METRAGEM
Dúdú e o Lápis Cor da Pele
O curta-metragem produzido pelos brasileiros Miguel Rodrigues e Cleber Marques ganhou o prêmio de “Best Narrative Short Film Award” no London Arthouse Film Festival. O filme relata a história de Dúdú, um menino negro de 7 anos que, após ouvir a sua professora de artes usar o termo “lápis cor da pele” durante uma aula, fica confuso, pois a cor da sua pele não condiz com a do lápis. Dúdú passa a carregar o lápis procurando por alguém que se enquadra nesse padrão de cor de pele em uma tentativa de entender a sua própria identidade.
Clique aqui e assista Dúdú e o Lápis Cor da Pele gratuitamente no YouTube
LIVRO
Mulheres, raça e classe
Uma das mais referenciadas escritoras e filósofas negras, Angela Davis é a autora da frase: “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. No livro Mulheres, raça e classe, a professora aborda as muitas heranças dos tempos de escravidão nas sociedades atuais, que oprimem sistematicamente os negros e, ainda mais, as mulheres negras. Além do resgate histórico da luta de classes, Angela Davis evidencia as formas de resistência nos espaços da sociedade, da política e da economia.
Mulheres, raça e classe está à venda com preços a partir de R$ 35,90
Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.
Os atendimentos do SINJUS estão sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho no TJMG, além de sugestões e solicitações, envie um e-mail para [email protected]. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.