#QUARENTENACOMSINJUS

SINJUS CULTURAL #13, ESPECIAL SETEMBRO AMARELO

sexta-feira, 11/09/20 18:24

Por muito tempo, não era aconselhável falar sobre suicídio em filmes ou na imprensa. Hoje, existe um entendimento de que é preciso sim, falar sobre o assunto. A Campanha “Setembro Amarelo” incentiva as discussões sobre doenças como a depressão e a ansiedade, ressalta a importância de falar sobre o que sentimos, além de incentivar a busca pela ajuda profissional  e abrir caminhos para que quem sofre não se sinta sozinho.

As sugestões desta sexta-feira abordam o assunto de maneira distinta e abrem espaço para a discussão sobre o tema, que ainda é considerado um tabu. Confira:

 

SÉRIE

Mr. Robot – sociedade Hacker

A série conta a história de Elliot Alderson, um engenheiro de cibersegurança, responsável pela proteção de informações de pessoas que tenham a intenção de destruir a instituição. Além de ter um trabalho exaustivo, Eliot sofre de transtornos de ansiedade e depressão, condição que interfere diretamente na qualidade do seu ofício. Se isso não bastasse, ele se vê numa difícil posição, quando é chamado por um líder de hackers, Mr. Robot, cujo desejo é destruir a firma que  é pago para proteger. Desse modo, o engenheiro entra em conflito com seus valores e também com a decisão que será obrigado a tomar. A série foi aclamada pela crítica, venceu o Globo de Ouro e recebeu seis indicações ao Emmy.

A série está disponível no Prime Video.

 

LIVRO

As vantagens de ser invisível

O livro de Stephen Chbosky nos apresenta Charlie, um adolescente de 15 anos que se recupera de uma depressão e tem problemas em se relacionar com outras pessoas. O livro expõe as dificuldades que alguém enfrenta ao se relacionar e se estabelecer na sociedade, principalmente na fase da adolescência. Mais de 30% dos jovens sofrem de algum transtorno mental comum (TMC), que pode levar a depressão. O personagem encontra na escrita um lugar para não se sentir sozinho, decidindo contar, por meio de cartas, um pouco de sua vida.

O livro está à venda no Brasil com preços a partir de R$ 18. O livro também foi adaptado para o cinema e está disponível na Netflix.

 

DOCUMENTÁRIO

Elena

O documentário da cineasta brasileira Petra Costa, que também produziu Democracia em Vertigem, carrega o nome de sua irmã mais velha, a atriz Elena Andrade. Tocando em questões ultra-sensíveis como suicídio e depressão, o filme retrata um pouco da vida da jovem que aos vinte anos, tratando da doença e tentado se reeguer de desilusões profissionais, decide por tirar sua própria vida. Aclamado pela crítica, o longa estreou em 2012 no IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã) e foi premiado como o Melhor Documentário pelo Júri Popular, Melhor Direção, Montagem e Direção de Arte e todos os prêmios na categoria documentário no 45º Festival de Brasília. Em 2014, o filme também foi pré-selecionado para indicação ao Oscar 2015 na categoria de Melhor Documentário.

O documentário está disponível na Netflix.

Se caso precisar de ajuda ou conhecer alguém que precisa, ligue 188.

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.

Neste período de isolamento social, os atendimentos do SINJUS continuam sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho durante o plantão extraordinário do TJMG, além de sugestões e solicitações, escreva um e-mail para [email protected] com o assunto “Quarentena com SINJUS”. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Notícias relacionadas

#QUARENTENACOMSINJUS CONFIRA AS RECOMENDAÇÕES DO SINJUS CULTURAL #12 sexta-feira, 04/09/20 18:20 Apesar da flexibilização e da reabertura de bares e restaurantes, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ainda é uma realidade cruel. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.026 novos casos de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
As imagens mostram a confraternização do Núcleo das Mulheres, onde um grupo diverso de mulheres celebra um ciclo em um restaurante, sentadas em mesas compridas e alegres, segurando taças de vinho. Elas aparecem bem arrumadas, sorrindo e interagindo entre si. O ambiente tem uma decoração acolhedora e vibrante, com detalhes coloridos nas paredes. A atmosfera é festiva, destacando a união e o espírito colaborativo do grupo. NOITE ESPECIAL NÚCLEO DAS MULHERES COMEMORA CICLO E JÁ FAZ PLANOS PARA 2025 sexta-feira, 22/11/24 18:42 A Confraternização de Fim de Ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, realizada ...
Imagem de um túnel com trilhos de trem que se estendem em direção à luz ao final. Ao centro, em destaque, a palavra "PROPAG" escrita em letras vermelhas, em perspectiva, dando a impressão de movimento em direção à saída do túnel. ARTIGO A DÍVIDA DE MINAS GERAIS E O PROPAG sexta-feira, 22/11/24 17:35 Marcelo Kokke* Determinados assuntos e temas são de relevância intergeracional, avançam para além da ...
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco