SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO
sexta-feira, 25/11/22 19:24Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais traz para o sistema de teletrabalho, o SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores para se manifestarem contra essa norma que se opõe até mesmo às posições da Presidência do Tribunal e da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG. O ato será realizado na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 13h30, no hall do edifício-sede. Mobilize os colegas, vista-se de preto e venha defender a continuidade do teletrabalho integral.
Na última semana, servidoras e servidores com planos de teletrabalho aprovados e em vigor foram surpreendidos pela Portaria n.16 que, de forma unilateral, muda as regras do regime. A medida impacta os setores subordinados à Superintendência Judiciária (SEJUD), mas a postura da 1ª Vice-Presidência acaba por trazer insegurança jurídica e uma quebra de confiança nas relações de trabalho de todo o Tribunal.
“Dezenas de servidores que planejaram suas vidas acreditando no que foi acordado no plano de teletrabalho agora estão sendo severamente prejudicados. Muitos já mudaram de localidade, já venderam ou entregaram os imóveis em que residiam. Alguns estão até no exterior, com os filhos já adaptados e agora terão que optar entre a família ou a carreira no TJMG. Não há justificativa para uma medida tão drástica. A publicação dessa portaria abre um alerta inclusive para os outros setores, pois em nenhum momento os servidores, as chefias e os sindicatos foram ouvidos”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Por isso, o Sindicato convoca todos a comparecer com a camisa “Só a luta te garante” ou com roupas pretas. O ato será realizado no hall do TJMG, durante a sessão do Tribunal Pleno. O objetivo é mostrar aos desembargadores a insatisfação da categoria com as normas editadas e também com a intransigência da 1ª Vice-Presidência em relação ao tema.
“Essa portaria pegou todos de surpresa, até mesmo a Presidência. Nem mesmo a Comissão do Teletrabalho, que é o espaço legítimo para a construção das diretrizes, foi consultada. O SINJUS tentou dialogar e apresentar propostas, mas não houve receptividade por parte da 1ª Vice-Presidência. Assim, é importante que a categoria se faça ouvir durante esse ato. Precisamos lutar pela revogação da Portaria n. 16”, afirma o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Entre nessa batalha. No dia 30 de novembro, às 13h30, no hall do TJMG, venha cobrar a revogação da Portaria n. 16! Chame os colegas, pois precisamos resgatar a segurança jurídica nas relações de trabalho no Judiciário mineiro. Vamos mostrar que os servidores precisam ser ouvidos e merecem respeito!
SINDICATO É PRA LUTAR!