SINJUS COBRA URGÊNCIA NO REPARO DOS ELEVADORES DO ANEXO I DO TJ
quinta-feira, 20/04/23 17:26Diante das denúncias recentes do constante mau funcionamento dos elevadores no Anexo I da unidade Goiás, o SINJUS-MG voltou a acionar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Ofício n. 22/2023. No texto, o Sindicato cobrou que o Tribunal forneça todas as informações pertinentes à modernização dos elevadores, incluindo atualizações sobre a licitação da equipe técnica e o cronograma das equipes de trabalho das obras de melhorias, prometidas anteriormente pela Administração.
Também foi solicitado que o Órgão adote medidas de prevenção e reparação o quanto antes, a fim de garantir condições mínimas de trabalho salubre e seguro para os servidores lotados na unidade.
A necessidade de um novo Ofício surgiu depois que uma das servidoras do Anexo I ficou presa no elevador. A vítima precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atestou a precariedade dos equipamentos e alertou, em Boletim de Ocorrência, que existem riscos de novas ocorrências do tipo.
Os servidores e as servidoras da unidade se reuniram e fizeram um abaixo-assinado com mais de 160 assinaturas, demonstrando a sensação de abandono por parte do TJMG que, mesmo com solicitações constantes, não resolveu o problema.
A luta é antiga
Em dezembro de 2022, o SINJUS protocolou o Ofício n. 93/2022 que também pedia providências sobre o mau funcionamento constante dos elevadores. Segundo os relatos, era comum que apenas um equipamento estivesse funcionando, gerando filas intermináveis e obrigando os servidores a subir até 11 lances de escadas para driblar o tempo de espera. À época, o Tribunal se comprometeu a fazer vistorias constantes para evitar novos problemas.
Contudo, no mês de março deste ano, o SINJUS precisou protocolar o Ofício 11/2023, que cobrava, novamente, soluções para as falhas ainda constantes dos elevadores, além de verificar a possibilidade de registro de ponto no térreo do Anexo I da unidade Goiás. Em resposta, o TJMG informou que a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) estava elaborando os projetos e as especificações técnicas necessárias para abertura do processo licitatório para a modernização dos equipamentos.
Denúncias
O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para as servidoras e os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.