DIREITO DO SERVIDOR

SINJUS COBRA DO TJM O PAGAMENTO DE CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS SOBRE DATAS-BASES ATRASADAS

sexta-feira, 30/08/24 18:36 A imagem mostra a fachada de um edifício identificado como "Edifício Presidente Tancredo Neves", com uma placa que indica ser parte do Poder Judiciário, Justiça Militar de Minas Gerais. A placa está localizada à direita da entrada principal do edifício. No topo da placa, há uma bandeira do Brasil parcialmente visível. As janelas do prédio são grandes e retangulares.

FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG

O SINJUS-MG enviou o Ofício 44/2024 ao presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Jadir Silva, solicitando o pagamento das diferenças decorrentes da correção monetária e juros de mora para seus servidores, referentes às Datas-Bases de 2014, 2015, 2016 e 2017 que foram implementadas em atraso. O pedido se baseia no acordo homologado em 20 de agosto de 2024, entre os Sindicatos representantes da categoria, a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Procuradoria Geral do Estado, que garantiu esse direito aos servidores do TJMG.

No documento, o SINJUS destaca que o acordo judicial celebrado definiu o pagamento da correção monetária e dos juros de mora aos servidores do TJMG devido ao atraso na implementação das revisões gerais anuais. De acordo com o Sindicato, o mesmo deve ser aplicado aos servidores do TJMMG, que também tiveram suas revisões pagas com atraso e possuem direito às devidas correções monetárias e juros de mora.

O ofício enviado ao TJMMG ressalta que, no caso dos servidores do Tribunal de Justiça Militar, a Data-Base 2014 foi paga com três meses de atraso, a Data-Base 2015 com quatorze meses, a Data-Base 2016 também registrou quatorze meses de atraso, e a Data-Base 2017 somente foi quitada após dezenove meses. Essa situação resultou em prejuízos significativos aos servidores.

Nesse cenário, apesar de ter incorporado os vencimentos de seus servidores conforme as revisões previstas, o TJM efetuou o pagamento dos valores retroativos de forma simples e com atraso, considerando apenas o valor histórico devido aos servidores, sem acrescentar a correção monetária e os juros de mora devidos.

“Estamos buscando que o Tribunal de Justiça Militar também respeite os direitos dos servidores e efetue o pagamento das diferenças decorrentes da correção monetária e dos juros de mora em virtude dos atrasos na quitação das Datas-Bases de 2014 a 2017. É fundamental que todos do Judiciário mineiro sejam tratados com justiça e isonomia”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Como o TJMG já garantiu o pagamento dos referidos valores no contracheque de agosto, com efeito em setembro, o Sindicato considera urgente que o Tribunal de Justiça Militar adote a mesma medida para garantir a equidade entre os servidores dos dois órgãos do Judiciário mineiro.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa e de outras reivindicações da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES Sindicatos garantem acordo na ação das Datas-Bases e avanço nas PVs terça-feira, 20/08/24 18:22 Dia histórico marca precedente para luta por garantia de direitos aos servidores da Justiça de Minas Gerais. Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, foi homologado acordo entre Sindicatos representantes da categoria, a Administração do Tribunal de Justiça e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco