PROBLEMAS EM SÉRIE

SINJUS COBRA PROVIDÊNCIAS CONTRA MAU CHEIRO NA UNIDADE AFONSO PENA 1.500

quarta-feira, 05/02/25 16:26 A imagem mostra a unidade Avenida Afonso Pena, número 1500. No topo da imagem, há um ar-condicionado branco flutuando, do qual emanam nuvens de fumaça verde, simbolizando o mau cheiro. O fundo do céu está escuro, criando um contraste com o prédio e as árvores ao redor. O texto destacado na imagem informa que o SINJUS está cobrando providências contra o mau cheiro na unidade. A composição visual enfatiza a insalubridade da situação, reforçada pelo tom alarmante das cores e dos efeitos visuais.

Diante de mais uma denúncia de más condições de trabalho na unidade da Avenida Afonso Pena, nº 1.500, o SINJUS protocolou o Ofício 4/2025, exigindo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) providências urgentes em relação ao mau odor proveniente do sistema de ar-condicionado. Dirigentes do Sindicato estiveram presentes no local e constataram o extremo desconforto causado pelo cheiro de esgoto e condições insalubres para os servidores.

No documento enviado ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, foi relatado que o cheiro desagradável exalado pelas saídas de ar-condicionado, especialmente nas proximidades da 1ª Cacri e do 2º Cafes, no 8º andar, se intensifica nos dias mais quentes, tornando-se insuportável. O SINJUS argumenta que a situação compromete a saúde e o bem-estar dos servidores, podendo gerar sintomas como náuseas, tontura e dores de cabeça.

Para o Sindicato, a falta de limpeza e manutenção é o que tem causado o cheiro forte de esgoto proveniente dos dutos de ar-condicionado. Por isso foram solicitadas a inspeção e a limpeza completas dos aparelhos e das tubulações do sistema de climatização da unidade.

“Ao receber as denúncias, o SINJUS vai até as unidades, fiscaliza e exige soluções concretas. Após os últimos relatos, compareci aos setores da Afonso Pena 1.500 e constatei que realmente o odor é muito forte e horrível. A impressão é de que há um vazamento na tubulação hidráulica do prédio que está impactando os dutos do ar-condicionado. Desde então, estamos pressionando o TJMG para que o problema seja solucionado com urgência”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Unidade apresenta problemas em série

Esse é mais um dos inúmeros registros envolvendo riscos sanitários, de saúde e de segurança na unidade Afonso Pena n. 1.500, o que torna claro que o problema é estrutural. Recentemente, em 17 de janeiro deste ano, o SINJUS notificou o TJMG sobre a infestação de baratas no mesmo prédio, cobrando providências imediatas. Até o momento, o Tribunal ainda não apresentou uma resposta definitiva sobre as medidas adotadas para solucionar essa situação.

“As servidoras e os servidores não podem ser obrigados a permanecer em um ambiente que compromete a sua saúde. Caso as medidas concretas não sejam adotadas com urgência, será necessário o deslocamento dos servidores para outro espaço, o que impactaria diretamente as rotinas dos setores envolvidos, ou então o estabelecimento do regime de teletrabalho integral até que o TJMG possa garantir condições dignas de trabalho”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Sindicato está atuando de forma persistente para que as devidas providências sejam adotadas o mais rápido possível de modo a resguardar os direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.

“Não estamos falando de um simples incômodo, mas de uma questão situação séria, que se soma a várias outras na unidade Afonso Pena 1.500. Os problemas nesse prédio são crônicos, e o TJMG tem a obrigação de agir de maneira eficaz e célere. A Administração do Tribunal precisa assumir a sua responsabilidade, pois locar espaços que colocam em risco a integridade física de servidores e do cidadão atenta contra os princípios da boa gestão pública”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Patrícia Oliveira.

Canal de denúncia

O Sindicato reforça que está à disposição das servidoras e dos servidores para o recebimento de novas denúncias sobre condições inadequadas de trabalho nas unidades do TJMG. Qualquer irregularidade pode ser reportada diretamente ao SINJUS pelo e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre o andamento dessas solicitações e sobre todos os assuntos de interesse da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

A imagem mostra um dedetizador vestindo um traje de proteção branco, incluindo luvas, máscara de gás e óculos de proteção, ajoelhada no chão enquanto pulveriza um produto químico próximo à parede. Ela segura um recipiente branco com líquido e um tubo amarelo com um bico aplicador na ponta. O ambiente tem um piso escuro e uma parede branca, e a iluminação é fria e industrial. O texto sobreposto informa que o TJMG adotou novas medidas contra a infestação de baratas no edifício-sede após cobranças do SINJUS.
CONDIÇÕES DE TRABALHO TJMG ADOTA NOVAS MEDIDAS CONTRA INFESTAÇÃO DE BARATAS NO EDIFÍCIO-SEDE APÓS COBRANÇA DO SINJUS sexta-feira, 31/01/25 17:21 FOTO:  LightFieldStudios / ENVATO Em resposta ao Ofício 53/2024 do SINJUS-MG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou nessa quarta-feira, dia 29 de janeiro, que adotou novas medidas para combater a infestação de baratas no edifício-sede, especialmente ... leia mais
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local
ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada na Av. Afonso Pena, 1.500, é alvo de denúncias de insalubridade devido à presença de baratas nos setores de trabalho. Diante do risco, o SINJUS-MG protocolou, nesta ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
VEM AÍ O NAP ESTÁ CHEIO DE NOVIDADES; PARTICIPE DA PRIMEIRA REUNIÃO DE 2025! sexta-feira, 07/02/25 10:12 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG está de volta para mais ...
A imagem apresenta uma ilustração de um homem sentado sobre um bloco azul, com uma expressão preocupada. Atrás dele, há elementos gráficos como engrenagens com símbolos de porcentagem, uma prancheta com uma ampulheta e um gráfico de barras azuis ascendentes, simbolizando progresso. No topo da imagem, há o título em destaque informando que o SINJUS propôs uma solução ao TJMG para atrasos nas avaliações de desempenho dos servidores. O fundo da imagem tem um tom bege, enquanto o design combina cores como azul, amarelo e preto para dar contraste ao conteúdo. CARREIRA SINJUS APRESENTA SOLUÇÃO AO TJMG PARA ATRASOS NAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES quinta-feira, 06/02/25 16:49 O SINJUS-MG enviou o Ofício n. 7/2025 ao presidente do Tribunal de Justiça de ...
SINJUS REPUDIA TENTATIVA DE CENSURA A ENTIDADES NO RS quinta-feira, 06/02/25 16:29 O Sindicato dos Servidores da Justiça da 2ª Instância do Estado de Minas Gerais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco