SINJUS cobra e TJMG promoverá campanha de vacinação para servidores
quinta-feira, 19/12/24 16:00Em resposta às reivindicações do SINJUS-MG, a partir de fevereiro de 2025, magistrados e servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) terão direito à vacinação gratuita contra cinco tipos de doenças. A luta por essa demanda vem sendo travada desde o início deste ano pelos Sindicatos da categoria, que atuaram intensamente para garantir a implementação do benefício.
O Programa de Imunização Preventiva, que engloba imunizantes que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vai disponibilizar doses de vacinas contra Influenza, Herpes Zoster, Pneumocócica, Dengue e HPV9 e estará disponível para servidores lotados em Belo Horizonte e no interior do estado.
“Para garantir a qualidade na prestação dos serviços públicos, é essencial que o Tribunal cuide de suas servidoras e de seus servidores. Por isso, a saúde é uma pauta prioritária no SINJUS e, com esse anúncio, conquistamos mais um avanço na luta pela qualidade de vida e pelo bem-estar no Judiciário”, reforça a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Patrícia Oliveira.
Persistência na luta
Desde abril de 2024, o SINJUS vem solicitando a implementação de uma política de imunização no Tribunal. Por meio do Ofício 09/2024, o Sindicato reivindicou a realização de uma campanha de vacinação contra a dengue para as servidoras e os servidores, como já acontecia no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região. À época, o TJMG alegou dificuldades para viabilizar a iniciativa por meio da aquisição privada.
Em dezembro de 2024, após a persistência na negociação dessa pauta, a atual Administração do TJMG anunciou a homologação de uma licitação para contratação de serviços de imunização preventiva.
“Essa política é um investimento naqueles que diariamente sustentam a máquina pública e reforça que a pressão organizada dos sindicatos pode transformar as demandas da categoria em políticas concretas. Agora, nosso próximo passo é garantir que o TJ informe, com clareza, o cronograma de vacinação e os pontos de atendimento para que todos os servidores possam se organizar e aproveitar esse benefício”, informa o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Os interessados podem consultar mais informações sobre as doses, públicos-alvo e critérios de vacinação na Intranet. Clique aqui.
O SINJUS vai cobrar transparência e eficiência na implementação da campanha, reforçando o compromisso com a defesa do bem-estar dos servidores. Acompanhe as nossas mídias sociais para acompanhar as atualizações.