SINJUS COBRA E TJ RESPONDE OFÍCIOS SOBRE MELHORIAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
terça-feira, 23/01/24 16:36A situação de insalubridade nos edifícios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem sido uma questão recorrente abordada pelo SINJUS-MG. Na última semana, em resposta aos ofícios n. 50/2023, 63/2023 e 66/2023, o Tribunal apresentou as medidas adotadas para corrigir problemas relacionados às condições de trabalho apontados pelo Sindicato nas unidades Sede, Goiás e Santo Agostinho, que traziam riscos à saúde e à rotina de trabalho dos servidores.
Na unidade Santo Agostinho, onde funciona a Diretoria de Informática do TJMG, a climatização inadequada do edifício, especialmente no terceiro andar, vinha gerando grande desconforto para os servidores. Em resposta ao Ofício 50/2023, que trata desse problema e solicita a troca dos aparelhos de ar condicionado defeituosos de toda a unidade, o Tribunal informou a substituição do equipamento chiller que atendia ao pavimento três, restabelecendo a refrigeração dessas salas no dia 15 de janeiro.
Já na unidade Sede, por meio do Ofício 63/2023, foi solicitada uma solução imediata para o problema de infestação de baratas no 1º subsolo. Em resposta ao SINJUS, o TJMG afirmou que foi realizada a desinsetização completa de todo o prédio, com foco especial nas áreas mais afetadas por insetos e pragas, que é o caso dos andares térreo e subsolos.
Quanto às dificuldades experimentadas em razão dos elevadores do Anexo I da unidade Goiás, no Ofício 66/2023, o SINJUS solicitou a substituição dos equipamentos estragados, bem como informações sobre o processo licitatório para atender a essa demanda. Dessa forma, o TJMG relatou que a modernização dos equipamentos será gradual, com um prazo inicial de entrega para o elevador 1 em setembro deste ano. Logo depois, o elevador 2 está programado para ser entregue em novembro de 2024, enquanto os elevadores 3 e 4 têm previsão de entrega para janeiro e março de 2025, respectivamente.
Denúncias
O SINJUS segue vigilante quanto às condições de trabalho nas unidades do Tribunal, principalmente no que se refere à saúde, ao conforto e à segurança das servidoras e dos servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.