SINDICATO DE LUTA

SINJUS ATUA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA SUPERAR DESAFIOS NO TJMG E JUNTO À SOCIEDADE

terça-feira, 06/06/23 10:37 Ilustração vetorial com fundo marrom e dourado, sobre ele estão diversos punhos levantados, em um gesto de luta e com cores diversas, representando também a diversidade racial. Conteúdo textual: SINDICATO DE LUTA - SINJUS ATUA DE FORMA ESTRATÉGICA PARA SUPERAR DESAFIOS NO TJMG E JUNTO À SOCIEDADE.

Desde a sua fundação, o SINJUS-MG é reconhecido pela postura aguerrida, uma marca que está presente também na atual gestão. Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, importantes pautas ainda se apresentam como desafios a serem superados. Por isso, o Sindicato segue determinado nas negociações em prol das servidoras e dos servidores no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMG), assim como nas lutas por uma sociedade mais justa, inclusiva e com igualdade de oportunidades.

Com uma atuação assertiva e comprometida, o SINJUS vem investindo na articulação com os demais sindicatos para construir soluções para as demandas da categoria por meio da Mesa de Negociações com a Administração do TJMG. O objetivo é seguir avançando em reivindicações por melhorias das condições de trabalho, adequações de benefícios e manutenção do poder de compra dos vencimentos.

Neste momento, um dos principais desafios é a batalha pela majoração do Auxílio-Saúde dos servidores, que hoje tem faixas de valores insuficientes para o pagamento de planos de saúde disponíveis no mercado.

No final do ano passado, os sindicatos conseguiram fazer aprovar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um dispositivo que retirou a necessidade de projeto lei para o reajuste do benefício acima da inflação. Na prática, agora, o TJMG tem autonomia para estabelecer novos valores sem ter que submeter projeto ao Legislativo. Desse modo, o SINJUS, a cada nova reunião da Mesa de Negociações, vem renovando a cobrança.

Além dessa frente de batalha no TJMG, o SINJUS e outros sindicatos do Judiciário do País estão lutando, por meio da Fenajud, para que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promova a regulamentação de um piso para o Auxílio-Saúde dos servidores com base no mesmo parâmetro usado para regulamentar o piso para os magistrados, fixando um percentual de 8% do subsídio destinado ao juiz substituto do respectivo tribunal.

Outra pauta que vem sendo enfrentada pelo SINJUS é o aprimoramento e expansão do teletrabalho. Nesse campo, um dos obstáculos é a Portaria n. 17/2023 da 1ª Vice-Presidência do TJMG, que praticamente impede o teletrabalho para os servidores lotados na Superintendência Judiciária (Sejud). Apesar da intransigência de momento, os elevados e comprovados ganhos de produtividade do teletrabalho certamente vão forçar uma revisão dessas normas, e o Sindicato seguirá batalhando para que isso ocorra.

Há ainda as lutas permanentes, como a da Data-Base, a por recursos e vagas na Promoção Vertical, a de combate ao assédio moral e a por condições adequadas no ambiente de trabalho; todas exigindo dedicação, articulação e poder de negociação.

 

“Os desafios nas negociações são constantes, mas temos um histórico significativo de resultados positivos para a categoria. Esse trabalho não vai parar. Acreditamos que é possível encontrar soluções justas e equilibradas, mesmo diante das adversidades. Com o apoio das servidoras e dos servidores, teremos a cada dia um SINJUS mais forte e resolutivo”, afirma o coordenador-Geral do SINJUS, Alexandre Pires.

 

 

SINJUS atuando pela justiça social

Além das pautas da categoria, o SINJUS-MG também vem empenhando esforços na luta contra o preconceito, a discriminação e a falta de oportunidades iguais. Por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), o Sindicato está atuando junto às instituições do Judiciário para que sejam efetivadas medidas de inclusão, como a adaptação de ambientes de trabalho, a disponibilização de recursos de acessibilidade e a promoção de programas de capacitação.

No Núcleo das Mulheres, o foco é ser um ambiente de acolhimento e empoderamento, promovendo eventos e ações de conscientização sobre a importância da equidade de gênero, do respeito às mulheres e do combate aos vários tipos de violência. Além disso, o SINJUS oferece apoio e orientação jurídica às servidoras que sofrem com situações de assédio ou violência, buscando garantir sua segurança e bem-estar.

Já o SINJUS Antirracista tem a missão de contribuir para os movimentos negros como forma de reparação da opressão histórica. Por meio dessas alianças, o Sindicato está promovendo e participando de debates e pretende amplificar essas vozes negras que foram caladas por séculos em nossa sociedade.

Desse modo, honrando o seu histórico de lutas em favor da categoria e da democracia, o SINJUS está hoje empenhado em garantir melhores condições de trabalho para os servidores e uma sociedade mais justa e igualitária.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mosaico de imagens documentais de manifestações pela recomposição salarial e outras reivindicações dos servidores do TJMG. Junto delas, há também imagens de dirigentes e servidores em protestos contra as reformas trabalhista e previdenciária, em Brasília e nas ruas de Belo Horizonte. Conteúdo textual: 34 ANOS - DIREITOS E BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES SÃO RESULTADO DAS LUTAS DO SINJUS.
34 ANOS DIREITOS E BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES SÃO RESULTADO DAS LUTAS DO SINJUS segunda-feira, 05/06/23 08:20 Neste dia 5 de junho, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) completa 34 anos de muitas lutas e importantes conquistas. Desde 1989, servidoras e servidores do Judiciário mineiro têm um ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco