1ª VICE-PRESIDÊNCIA

SINDICATOS SOLICITAM ESCLARECIMENTOS AO TJMG SOBRE REUNIÃO ACERCA DO TELETRABALHO

sexta-feira, 19/08/22 19:43

Diante de várias denúncias recebidas pelos sindicatos de que houve uma reunião com os escrivães informando sobre mudanças nas regras do teletrabalho, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG enviaram o Ofício Conjunto n. 17/2022 solicitando o agendamento de um encontro com a 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O objetivo é esclarecer o teor da referida reunião com os escrivães e discutir a pertinência e as consequências de eventuais mudanças nas normas do teletrabalho no âmbito do Judiciário mineiro.

Nos últimos dias, os três sindicatos foram procurados por diversos servidores que relataram a realização de uma reunião entre membros da 1ª Vice-Presidência e escrivães. Na ocasião, representantes do Tribunal teriam afirmado que o órgão estuda limitar ou mesmo extinguir o regime de teletrabalho integral no âmbito do Judiciário mineiro.

A medida impactaria os servidores que exercem suas funções de forma remota. Ainda segundo relatos das servidoras e dos servidores, a justificativa apresentada durante a reunião seria a necessidade de adequação às regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Contudo, os especialistas dos três sindicatos não encontram nenhum ato normativo do CNJ ou decisão do seu colegiado que esteja alinhada com essa pretensão da 1ª Vice-Presidência do TJMG.

Na verdade, o regramento vai no sentido oposto, por isso, no ofício que também foi enviado à Presidência do TJMG, os três sindicatos fundamentam sua posição a partir do artigo 5º, inciso 1º, parágrafo 11, da Resolução n. 227/2016 do CNJ, que assegura: “o teletrabalho, integral ou parcial, será permitido a todos os servidores, inclusive fora da sede de jurisdição do tribunal, no interesse da Administração”, ressaltando ainda que “fica expressamente autorizado o teletrabalho para os servidores do Poder Judiciário no exterior desde que no interesse da Administração”.

O SINJUS, o Serjusmig e o Sindojus/MG estão atentos a essa situação denunciada pelos servidores e dispostos a colaborar com a Administração do Tribunal para que o sistema de teletrabalho no Judiciário mineiro seja exemplo de eficiência e eficácia para os demais tribunais do País.

Os sindicatos destacam ainda que novas formas de trabalho são uma mudança irreversível e que, durante a pandemia, mesmo diante de uma situação que não havia sido planejada, o sistema de trabalho remoto no TJMG significou um recorde de produtividade, como enaltecido pelo órgão em suas mídias.

Assim, o SINJUS, o Serjusmig e o Sindojus vão continuar atuando para garantir o aprimoramento do teletrabalho e os direitos das servidoras e dos servidores. Acompanhe as nossas mídias para ficar informado sobre os desdobramentos dessa demanda.

Notícias relacionadas

Montagem digital com imagem 3D do logo do aplicativo WhatsApp sobre um fundo verde. Ao lado, há quatro ilustrações em traço branco, brilhando como luz neon. Na primeira ilustração há uma pessoa trabalhando dentro de uma casa, no segundo há uma pessoa conectada remotamente a uma rede corporativa, na terceira há uma reunião online com duas pessoas dialogando e na última há uma pessoa conectada a uma nuvem. Conteúdo textual: NOVO SERVIÇO - SINJUS cria grupo de WhatsApp para orientações sobre o teletrabalho.
NOVO SERVIÇO SINJUS CRIA GRUPO DE WHATSAPP PARA ORIENTAÇÕES SOBRE O TELETRABALHO quarta-feira, 22/06/22 14:20 Com a regulamentação e a expansão do regime de teletrabalho no Judiciário mineiro, servidoras e servidores têm tido muitas dúvidas sobre procedimentos, exigências, direitos e deveres. Diante desse cenário e da solicitação de alguns colegas, o SINJUS-MG está criando ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco