RESOLUÇÃO 219 DO CNJ

SINDICATOS PARTICIPAM DA PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE LOTAÇÃO PARADIGMA NO TJMG

quinta-feira, 13/02/25 18:46 A imagem retrata uma reunião formal em uma sala de conferências. Um grupo de aproximadamente 12 pessoas, incluindo homens e mulheres vestidos com roupas sociais, estão sentados ao redor de uma mesa retangular de madeira. Alguns participantes seguram canetas e fazem anotações, enquanto outros escutam atentamente. Na mesa, há papéis, cadernos, celulares, notebooks e copos de água. Ao fundo, uma tela de projeção exibe um slide com o logotipo do TJMG. O texto na imagem informa que a reunião trata da participação dos sindicatos no Grupo de Trabalho sobre lotação paradigma no TJMG, conforme a Resolução 219 do CNJ.

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, o SINJUS-MG, o SERJUSMIG e o SINDOJUS/MG participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 7.025/PR/2025 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O objetivo do grupo é apresentar propostas de melhoria da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define, entre outros pontos, a metodologia aplicada atualmente para o cálculo da lotação paradigma nas Primeira e Segunda Instâncias do Tribunal.

Durante a reunião, os representantes dos Sindicatos alertaram sobre a necessidade urgente de melhorias nas condições de trabalho dos servidores. A adequação do quadro de pessoal foi uma das principais demandas, uma vez que a defasagem contribui diretamente para o aumento da sobrecarga de trabalho, causando o adoecimento dos trabalhadores e comprometendo a eficiência na prestação jurisdicional.

Os representantes sindicais destacaram que os parâmetros utilizados na aplicação da Resolução nº 219 precisam ser ajustados à realidade dos setores para evitar a imposição de metas de produtividade inviáveis por parte do CNJ, refletindo nas exigências do TJMG. Segundo os dirigentes, é essencial levar em consideração a complexidade e o volume de trabalho de cada unidade judicial, bem como as especificidades locais.

Participaram das discussões o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, a representante dos servidores da 1ª Instância na Comissão, Melissa Caldeira, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Luiz Antônio Braga de Oliveira. Também estiveram na reunião representantes de vários setores do TJMG, como Dearhu, Ceinfo, Seanup, Dirdep, Dircor e Ceinjur.

Diante das ponderações e dos casos apresentados, ficou definido que alguns integrantes da Comissão irão estruturar as contribuições para que elas possam ser discutidas com mais profundidade em uma próxima reunião do Grupo de Trabalho, cuja data ainda será definida.

Os Sindicatos ressaltam que continuarão atuando de forma propositiva no Grupo de modo que as propostas apresentadas sejam consideradas tanto pelo TJMG quanto pelo CNJ em uma reformulação da Resolução n. 219. O objetivo é garantir que as mudanças sejam benéficas para as servidoras e os servidores, garantindo condições adequadas de trabalho em todos os setores e comarcas, bem como para a população, por meio da melhoria da prestação jurisdicional.

Acompanhe as mídias dos Sindicatos para ficar informado sobre o andamento das discussões desse Grupo de Trabalho referente à Resolução n. 219/2016 do CNJ.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Passeio Venha explorar o Ateliê Saramenha e Lavras Novas com o SINJUS! quarta-feira, 19/02/25 10:42 Minas Gerais é um estado repleto de história, arte e belezas naturais. Para explorar ...
A imagem mostra os dirigentes do SINJUS-MG reunidos com o presidente da FFO, todos ao redor de uma mesa redonda em uma sala de reunião. Alguns usam crachás ou camisetas com adesivos. O encontro trata da aceleração da tramitação do PL da Data-Base 2024, com todos demonstrando atenção e envolvimento na conversa. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SINJUS SE REÚNE COM PRESIDENTE DA FFO PARA ACELERAR TRAMITAÇÃO DO PL DA DATA-BASE 2024 terça-feira, 18/02/25 18:26 Em busca de destravar a tramitação do Projeto de Lei (PL) da Data-Base 2024, ...
A imagem exibe a fachada do prédio localizado na Avenida Afonso Pena 1.500 em Belo Horizonte. O edifício possui uma lateral de concreto desgastado e outra com grandes janelas espelhadas. Em primeiro plano, há uma avenida movimentada com carros e árvores alinhadas ao longo da calçada. O céu está nublado, e o tom da imagem transmite um ar de seriedade. O texto na imagem informa que a atuação do SINJUS garantiu uma resposta do TJMG sobre a insalubridade no edifício Dedetização Atuação do SINJUS garante resposta do TJMG sobre insalubridade na Afonso Pena 1500 quinta-feira, 13/02/25 17:16 O SINJUS-MG segue vigilante na defesa de melhores condições de trabalho para os servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco