PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Sindicatos garantem acordo na ação das Datas-Bases e avanço nas PVs

terça-feira, 20/08/24 18:22

Dia histórico marca precedente para luta por garantia de direitos aos servidores da Justiça de Minas Gerais. Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, foi homologado acordo entre Sindicatos representantes da categoria, a Administração do Tribunal de Justiça e a Procuradoria Geral do Estado visando o recebimento de juros de mora e correção monetária das Datas-Bases entre 2014 e 2017.

Assinado em audiência realizada na sede do TJMG, o acordo destaca o reconhecimento da Instituição quanto a este passivo devido aos servidores.

“O acordo estabelece um precedente ímpar para Datas-Bases, como também outros passivos a que devemos receber juros e correção monetária”, celebra Ronaldo Ribeiro Júnior, vice-presidente do SERJUSMIG e Diretor Jurídico da entidade.

O acordo é conquista de ações judiciais de iniciativa do SERJUSMIG e do SINJUS-MG. Com a realização de quatro audiências de negociação, foi possível a solução administrativa junto ao Tribunal.

Na manhã desta terça, a versão final do termo de acordo foi apresentado e homologado pelas partes, quando o Tribunal finalmente se comprometeu a realizar o pagamento dos juros e correção monetária das Datas-Bases de 2014 a 2017 integralmente no contracheque de agosto, a ser creditado no primeiro dia útil de setembro.

O precedente aberto com o acordo já teve consequência imediata. Em reunião extraordinária de negociação realizada logo após a homologação, os sindicatos cobraram o pagamento da Data-Base 2023 já corrigida com os juros e correção.

“Ao invés de entrarmos com novas ações na Justiça, buscamos agora o reconhecimento administrativo dos demais passivos. Vamos também fazer o pedido formal dos juros de mora das Datas-Bases entre 2018 a 2022, que carregam a mesma lógica do acordo”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.  

Avanços nas PVs

Ainda na reunião de negociação, o Tribunal de Justiça anunciou o aditamento ao Edital 01/2023, a ser publicado no Diário do Judiciário Eletrônico (DJe) ainda nesta terça (20),  abrindo o prazo de inscrições da PV 2023, entre 26 de agosto e 27 de setembro

Já a Promoção Vertical 2024 tem publicação do Edital prevista para até o dia 26 de agosto, obedecendo a Resolução 953/20, que estabelece que o edital das promoções verticais deve ser divulgado anualmente no mês de agosto.

Sobre o reposicionamento e pagamento retroativo da PV 2022, o assunto será discutido na reunião agendada para o mês de setembro

Participações das entidades

Durante as reuniões, o SERJUSMIG foi representado pelo vice-presidente Ronaldo Ribeiro Júnior, e o diretor financeiro Willer Luciano Ferreira; o SINDOJUS/MG pelo diretor geral Marcelo Andrade Goulart; o SINJUS-MG, pelo coordenador-geral, Alexandre Pires e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco