PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Sindicatos garantem acordo na ação das Datas-Bases e avanço nas PVs

terça-feira, 20/08/24 18:22

Dia histórico marca precedente para luta por garantia de direitos aos servidores da Justiça de Minas Gerais. Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, foi homologado acordo entre Sindicatos representantes da categoria, a Administração do Tribunal de Justiça e a Procuradoria Geral do Estado visando o recebimento de juros de mora e correção monetária das Datas-Bases entre 2014 e 2017.

Assinado em audiência realizada na sede do TJMG, o acordo destaca o reconhecimento da Instituição quanto a este passivo devido aos servidores.

“O acordo estabelece um precedente ímpar para Datas-Bases, como também outros passivos a que devemos receber juros e correção monetária”, celebra Ronaldo Ribeiro Júnior, vice-presidente do SERJUSMIG e Diretor Jurídico da entidade.

O acordo é conquista de ações judiciais de iniciativa do SERJUSMIG e do SINJUS-MG. Com a realização de quatro audiências de negociação, foi possível a solução administrativa junto ao Tribunal.

Na manhã desta terça, a versão final do termo de acordo foi apresentado e homologado pelas partes, quando o Tribunal finalmente se comprometeu a realizar o pagamento dos juros e correção monetária das Datas-Bases de 2014 a 2017 integralmente no contracheque de agosto, a ser creditado no primeiro dia útil de setembro.

O precedente aberto com o acordo já teve consequência imediata. Em reunião extraordinária de negociação realizada logo após a homologação, os sindicatos cobraram o pagamento da Data-Base 2023 já corrigida com os juros e correção.

“Ao invés de entrarmos com novas ações na Justiça, buscamos agora o reconhecimento administrativo dos demais passivos. Vamos também fazer o pedido formal dos juros de mora das Datas-Bases entre 2018 a 2022, que carregam a mesma lógica do acordo”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.  

Avanços nas PVs

Ainda na reunião de negociação, o Tribunal de Justiça anunciou o aditamento ao Edital 01/2023, a ser publicado no Diário do Judiciário Eletrônico (DJe) ainda nesta terça (20),  abrindo o prazo de inscrições da PV 2023, entre 26 de agosto e 27 de setembro

Já a Promoção Vertical 2024 tem publicação do Edital prevista para até o dia 26 de agosto, obedecendo a Resolução 953/20, que estabelece que o edital das promoções verticais deve ser divulgado anualmente no mês de agosto.

Sobre o reposicionamento e pagamento retroativo da PV 2022, o assunto será discutido na reunião agendada para o mês de setembro

Participações das entidades

Durante as reuniões, o SERJUSMIG foi representado pelo vice-presidente Ronaldo Ribeiro Júnior, e o diretor financeiro Willer Luciano Ferreira; o SINDOJUS/MG pelo diretor geral Marcelo Andrade Goulart; o SINJUS-MG, pelo coordenador-geral, Alexandre Pires e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco