DATA-BASE 2023

SINDICATOS ENCAMINHAM OFÍCIO PAUTANDO REPOSIÇÃO EM 11,44%

segunda-feira, 15/05/23 18:49

Os três sindicatos que representam os servidores do TJMG, SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS/MG, protocolizaram nesta segunda-feira, 15 de maio, o Ofício Conjunto n. 14/2023 pautando a Data-Base 2023. No documento, as entidades reivindicam: I) o encaminhamento ágil de proposição à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para revisão dos vencimentos e proventos dos servidores; II) a adoção do índice de 11,44%, como reposição das perdas inflacionárias, para além da inflação do último ano.

Perda acumulada

Na sexta-feira, dia 12 de maio, foi divulgada a inflação oficial do período entre 1º/5/2022 e 30/4/2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no percentual de 4,18%.

Porém, considerando os últimos anos, desde a instituição da Lei da Data-Base dos servidores do TJMG, em 2010, a categoria sofre uma perda salarial acumulada ainda maior. Entre maio de 2014 e abril de 2023, a reposição efetivada pelo TJMG foi de 50,07%, ao passo que a inflação, segundo o IPCA, foi de 69,45%. Dessa forma, os vencimentos dos servidores têm uma defasagem de 11,44%.

Desde o início do ano, os sindicatos que organizam a luta dos trabalhadores do TJMG têm pautado na Mesa de Negociação e também por meio de ofícios o encaminhamento de projeto de lei a ser votado pela Assembleia Legislativa, a fim de que a Data-Base 2023 seja implementada ainda este ano.

No ofício encaminhado nesta segunda-feira, os sindicatos também sustentam que a reposição salarial não encontra empecilho na Lei de Responsabilidade Fiscal, visto que essa “soube conciliar seus comandos com o direito dos servidores à revisão geral e anual de vencimentos, excluindo-a até mesmo das medidas de contenção de despesas de pessoal em função da superação do limite prudencial”.

“A Data-Base sempre foi uma luta prioritária dos sindicatos, pois tem como objetivo evitar a perda do poder de compra das servidoras e dos servidores. A Lei 18.909/2010 foi uma conquista importante da categoria, que resguardada esse direito. Por isso, é imperativo que o Tribunal respeite a legislação e busque meios para promover a recomposição salarial integral de forma célere ainda em 2023”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Além do ofício conjunto, a Data-Base 2023 também será pautada pelos sindicatos na próxima reunião da Mesa de Negociações com a Administração do TJMG, que vai ocorrer no final do mês de maio. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessa importante reivindicação da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mesa de Negociações TJMG anuncia abertura de inscrições da PV 2022 e publicação dos quinquênios terça-feira, 09/05/23 18:50 Na manhã desta terça-feira, 9 de maio, os Sindicatos representantes dos servidores do Poder Judiciário mineiro participaram de reunião da Mesa Permanente de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro trouxe importantes ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco