LUTA CONJUNTA

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS

sexta-feira, 14/07/23 16:20 Mesa de reunião com dirigentes de sindicatos e associações, nesta mesa estão Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS-MG e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Conteúdo textual: LUTA CONJUNTA - SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS.

Ações serão intensificadas para proteger os servidores e o serviço público

Nesta sexta-feira (14/07), representantes de sindicatos e associações representativas dos servidores públicos se reuniram na sede do SINDEP/MG com o objetivo de unir forças e discutir estratégias para a luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Ficou acordado que as entidades sindicais e associativas irão intensificar a atuação contra o RRF por meio de ações em todas as esferas dos poderes, uma vez que mesmo havendo resistência para a aprovação na ALMG, o governo Zema insiste em aderir ao regime, inclusive por meio de judicialização, sem sequer apresentar com transparência a real situação das contas públicas que justifiquem tal medida.

O RRF, conforme o discurso do governo, visa o refinanciamento das dívidas do Estado com a União, no entanto, há pouco tempo o estado abriu mão de grande volume de receita na negociação relativa à Lei Kandir, provocando um grande prejuízo ao estado de Minas Gerais. Além disso, o governo tem garantido vultuosas isenções fiscais ao setor privado, ações que contradizem a tão propalada incapacidade para pagar a dívida com a união.

Para os representantes dos servidores públicos, a justificativa do governo em relação às contas públicas é mera desculpa para sucatear os serviços públicos e atacar direitos dos trabalhadores, recorrente atitude de um governo que pretende cortar a prestação dos serviços aos que mais precisam e privilegiar um pequeno grupo já abastado.

Na prática, o RRF trará grandes malefícios à população mineira, principalmente aos mais pobres, que são os principais usuários dos serviços públicos cuja qualidade do atendimento será prejudicada em função da precarização do estado, a exemplo do que ocorreu no estado do Rio de Janeiro.

Se aprovado, o regime retirará a autonomia administrativa do governo estadual, dificultará investimentos para garantir a qualidade de vida dos mineiros, além de prejudicar os serviços públicos. Produzirá barreiras para a evolução do quadro de pessoal e reestruturação de carreiras, além de congelar rendimentos dos trabalhadores públicos, com isso, o Estado ficará estagnado por quase uma década.

Ao fim da reunião, foi possível observar o sentimento geral de preocupação e necessidade de agregar o maior número de entidades representativas dos servidores públicos, seja dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, para o enfrentamento desta tragédia que poderá ser o RRF para Minas Gerais.

Estiveram presentes os representantes dos sindicatos e associações: SINDEP/MG, SINDSEMPMG, SERJUSMIG, SINJUSMG, SISIPSEMG, SINDALEMG, SINDIFISCO/MG, SINDOJUS/MG, ASPRA, AFFEMG e AESPOL/MG.

As entidades representativas presentes firmaram o compromisso de intensificar essa luta, visando trazer à luz as mentiras e contradições do discurso falacioso do governo, para melhor esclarecer a população sobre os imensos prejuízos que poderão ser causados se o regime for aprovado.

Notícias relacionadas

Ilustração vetorial, em tons de amarelo, laranja, cinza e preto, em destaque há uma lupa de onde sai a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal), Ao lado há dois balões de diálogo, o primeiro deles com uma pergunta e o segundo com um sinal de alerta. Ao redor deste conjunto, há alguns raios, que reforçam a ideia de tensão que permeia o RRF.
AMEAÇA AOS SERVIDORES SAIBA COMO ESTÁ E QUAIS OS RISCOS DA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 12/07/23 19:07 Nas últimas semanas aconteceram desdobramentos importantes referentes ao processo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. A partir de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Romeu Zema (Novo), conseguiu a ... leia mais
Foto de reunião em que diretoras e diretores de diversas entidades representativas dos servidores públicos mineiros estão ao redor de uma mesa, entre eles estão os dirigentes do SINJUS Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes.
SERVIÇO PÚBLICO ENTIDADES MINEIRAS UNEM FORÇAS PARA LUTAR CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quinta-feira, 06/07/23 19:27 Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, representantes da AFFEMG, SERJUSMIG, SINDALEMG, SINDIFISCO-MG, SINDSEMA-MG, SINDSEMP-MG E SINJUS-MG se reuniram com o objetivo de construir estratégias e ações conjuntas para evitar a implementação do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco