CRONOGRAMA

SINDICATOS COBRAM DO TJ PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DA DATA-BASE 2023 E PLANTÕES

terça-feira, 14/01/25 14:05

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram um ofício conjunto, nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) esclarecimentos sobre pendências relacionadas aos retroativos da Data-Base 2023 e aos plantões realizados em 2024. As demandas, essenciais para garantir os direitos dos servidores, foram reiteradas nas últimas reuniões da Mesa de Negociações, mas ainda não houve uma  resposta concreta por parte da Administração sobre quando os passivos serão quitados.  

No ofício encaminhado ao presidente do Órgão, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, os Sindicatos destacaram que, apesar da Lei Estadual nº 18.909/2010 fixar o mês de maio como referência para recomposição das perdas inflacionárias, a Data-Base de 2023 dos servidores só foi implementada em outubro de 2024, deixando um passivo referente aos meses de julho, agosto e setembro. 

E, mesmo as entidades tendo cobrado de forma reiterada, o Tribunal ainda não informou como e quando esses valores, acrescidos de correção monetária e juros de mora, serão pagos. Assim, os Sindicatos cobram um retorno sobre a questão antes da próxima reunião da Mesa de Negociações, marcada para fevereiro.

“Esse atraso prejudica a qualidade de vida dos servidores, que precisam arcar com o aumento das despesas mesmo com os vencimentos corroídos pela inflação. É urgente que o Tribunal apresente um cronograma para a quitação desse passivo para, assim, repor o poder de compra da categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. 

Plantões de 2024

Outro ponto abordado no ofício foi a ausência de informações sobre os pagamentos de plantões realizados em 2024. A Administração havia se comprometido a retomar os pagamentos no início deste ano, mas até agora não apresentou a sistemática nem o cronograma detalhado de quitação.

Vale lembrar que esse passivo é um direito dos servidores que exerceram plantões no ano passado. É inadmissível o atraso no pagamento dessas parcelas, tendo em vista que se trata de verbas indenizatórias referentes a horas trabalhadas.

“Essas duas pendências que estamos cobrando do Tribunal são despesas de exercícios anteriores, ou seja, não impactam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por esse motivo, não há justificativa para adiar a quitação desses passivos e prolongar o prejuízo aos servidores”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessas e de outras reivindicações da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco