#QUARENTENACOMSINJUS

SEXTA-FEIRA CHEGA COM MAIS DICAS DO SINJUS CULTURAL

sexta-feira, 28/08/20 17:59

Mais um fim de semana chegou e claro que a gente te ajuda a curtir a quarentena com dicas de  livros, filmes, séries e muito mais. As sugestões desta sexta-feira acompanham o que foi em pauta durante a semana no Brasil e em Minas Gerais: operações e investigações contra políticos. Confira:

SÉRIE

House of Cards

A série, lançada em 2013, gira em torno da busca pelo poder do personagem principal, Francis Underwood. Francis é um congressista que tinha a promessa de um cargo no gabinete da presidência caso assegurasse a eleição do presidente dos Estados Unidos. Traído, Underwood elabora um astuto plano de vingança.  A série, uma das de maior sucesso da Netflix, mostra o funcionamento interno do congresso americano e as relações inescrupulosas entre deputados, lobistas, membros da justiça e demais personagens da vida pública americana. No ápice da série, várias relações entre o ambiente político brasileiro e House of Cards foram travadas. As comparações envolveram o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, os donos da JBS, o então Presidente Michel Temer e a crise política brasileira como um todo.

A série está disponível na Netflix.

 

LIVRO

Política – quem manda, por que manda, como manda

Sem usar jargões nem impor qualquer visão particular, João Ubaldo procura destrinchar alguns enigmas da Política no livro “Política – quem manda, por que manda, como manda”. O autor mostra que a cultura política, como prática administrativa, ainda se encontra subjugada pelos interesses particularistas de gestão. O escritor faz questão de ressaltar que fazer política difere do triste hábito que a contamina, referindo-se às promessas eleitoreiras e aos discursos esvaziados de realidade transformadora. João Ubaldo também demonstra preocupação com aqueles que se afugentam da preocupação com a política e destaca que essa atitude enfraquece o poderio popular e favorece os mandatários conservadores que utilizam o poder público para fins privados e corporativos.

O livro está à venda no Brasil com preços a partir de R$ 29

 

FILME

Todos os homens do presidente

Baseado em livro homônimo dos jornalistas do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, o filme conta a história de como os repórteres do periódico desfraldaram um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e espionagem ilegal com o objetivo de sabotar o Partido Democrata nas eleições presidenciais de 1972, em que o presidente americano, Richard Nixon, tentava a reeleição pelo Partido Republicano. Além de abordar um dos casos de corrupção mais paradigmáticos da história, o premiado filme de Alan J. Pakula, trata do importante papel da imprensa em cenários onde há desvios por parte do poder público, elemento este, que nos remete ao Brasil e a incessante cobertura midiática de histórias de corrupção nos últimos anos, sobretudo, a partir do Mensalão.

O filme está à venda no site da Amazon.

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna.

Neste período de isolamento social, os atendimentos do SINJUS continuam sendo oferecidos pelos meios virtuais. Para envio de denúncias sobre as condições de trabalho durante o plantão extraordinário do TJMG, além de sugestões e solicitações, escreva um e-mail para [email protected] com o assunto “Quarentena com SINJUS”. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco