SERVIDORES TÊM ATÉ 17/2 PARA ATIVAR AUTENTICAÇÃO EM DOIS FATORES E EVITAR BLOQUEIO NOS SISTEMAS DO TJMG
quarta-feira, 12/02/25 18:07
Os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que utilizam o e-mail institucional e os sistemas judiciais têm até o dia 17 de fevereiro, próxima segunda-feira, para ativar a autenticação em dois fatores (2FA) no Google Workspace e evitar o bloqueio de acesso aos sistemas do TJMG, como o PJe, o BNMP e o Depox, entre outros. A medida segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é necessária para aumentar a segurança e dificultar acessos indevidos.
Os servidores que ainda não ativaram a 2FA devem seguir as orientações disponíveis na Rede TJ, acessando o menu “Auxiliares” e selecionando “Google Workspace > Autenticação em 2 fatores no Google”. O Tribunal também disponibilizou um passo a passo (clique aqui e acesse).
Depois de realizar esse procedimento, é importante que o usuário verifique se a autenticação foi concluída corretamente nas configurações de segurança da conta Google. Para isso, é necessário acessar as opções de segurança e conferir se a “Verificação em duas etapas” está ativada.
A autenticação em dois fatores adiciona uma camada extra de proteção ao exigir, além da senha, uma segunda verificação por meio de um código gerado por um aplicativo autenticador (similar ao sistema de token utilizado por alguns bancos). Essa medida reduz o risco de invasões e acessos não autorizados.
Se o servidor não realizar a ativação da 2FA dentro do prazo, ficará impedido de acessar os sistemas judiciais, o que pode comprometer o fluxo de trabalho. Portanto, a determinação é de que todos realizem a configuração quanto antes. Além dos servidores, a medida vale para magistrados e funcionários terceirizados que têm um e-mail com o domínio @tjmg.jus.br.
A exigência da autenticação em dois fatores segue a Portaria da Presidência do CNJ nº 140/2024 e foi determinada por meio da Portaria 6.843/PR/2024 do TJMG. Em caso de dúvidas, acesse a página https://rede.tjmg.jus.br/rede-tjmg/google-workspace/
O SINJUS-MG reforça a importância da adoção de práticas de segurança digital para a proteção dos dados dos servidores e do próprio Tribunal. O uso da autenticação em dois fatores é uma dessas medidas que minimizam os riscos de acessos indevidos e problemas futuros para o servidor. Fique atento ao prazo e garanta que sua conta esteja protegida!