REUNIÕES SETORIAIS

SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ

sexta-feira, 26/04/24 18:27 Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres.

Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com os servidores, nesta semana, o SINJUS-MG deu continuidade às reuniões setoriais e visitas a todas as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No dia 23 de abril, terça-feira, os colegas do Anexo I puderam esclarecer dúvidas sobre a progressão de carreira, novos concursos e a reposição do quadro de servidores do TJ. No dia 25 de abril, quinta-feira, na unidade da Praça Milton Campos, além de verificar a situação alarmante das condições de trabalho, os dirigentes do Sindicato informaram os servidores sobre as negociações com a Presidência. 

Nos encontros, os membros da Diretoria Colegiada detalharam o andamento da luta pela Data-Base e pelo Auxílio-Saúde digno, apresentando os avanços conquistados por meio da negociação com a Administração do Tribunal. Também foram passados informes importantes sobre as demais lutas da categoria, possibilitando aos servidores uma compreensão mais aprofundada acerca do processo de negociação e das estratégias e iniciativas implementadas pelo Sindicato.

Quadro de funcionários 

Na unidade Goiás, as principais reivindicações da categoria foram relativas à defasagem no quadro de servidores do Tribunal, situação que tem sobrecarregado as equipes e dificultado o exercício das funções. Os servidores demonstraram que a realização de novos concursos é cada vez mais urgente para dar continuidade ao cumprimento das metas estabelecidas. 

“A insuficiência de servidores no Judiciário Mineiro é um assunto que não pode ser esquecido. Temos cada vez menos pessoas para um número cada vez maior de demandas, e essa sobrecarga impacta diretamente o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores. Essa demanda tem sido tratada frequentemente com a Administração do Tribunal para que novos concursos sejam realizados, com vagas suficientes para corrigir o problema”, informou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

Os servidores também puderam compreender melhor os critérios de elegibilidade e os processos de avaliação da Promoção Vertical, e ainda tiraram dúvidas sobre o andamento da luta pelo pagamento retroativo da jornada de trabalho de oito horas, destacando a importância de uma resolução justa para essa questão. 

Outra demanda dos servidores é a celeridade na substituição dos elevadores da unidade, que apresentam falhas com frequência. Segundo o Tribunal de Justiça, todos os equipamentos serão trocados até 2025, contudo, os servidores seguem enfrentando o medo de serem vítimas de acidentes devido ao mau funcionamento.

Más condições prediais 

Assim como no Anexo I, os dirigentes do SINJUS encontraram servidores abalados pelas péssimas condições da unidade localizada na Praça Milton Campos, onde são obrigados a conviver com ratos, baratas e pombos, além da queda de elevadores e de falhas nos alarmes de incêndio. 

A situação alarmante tem gerado indignação nas servidoras e nos servidores que precisam trabalhar em ambientes insalubres e não têm motivação para exercer as funções laborais já que estão em meio aos animais. Saiba mais sobre a calamidade vivida pelos servidores.

Durante uma reunião, o Sindicato compartilhou um vídeo denunciando as condições na Praça Milton Campos, recebendo grande engajamento e apoio dos servidores. Pressionado pela repercussão, o TJ afirmou ter realizado uma reunião de urgência para abordar as imagens e planejar estratégias de enfrentamento, incluindo uma dedetização nos 6º, 7º e 8º andares neste final de semana.

Setoriais são espaço de diálogo

Em ambas as reuniões, os dirigentes do SINJUS reafirmaram o compromisso de levar ao TJ todas as demandas apresentadas pelos servidores, por meio da Mesa de Negociações, lutando para que sejam concluídos os pagamentos prometidos, as mudanças estruturais necessárias nos prédios de responsabilidade do Tribunal, bem como a busca pela revisão das políticas atuais da PV e dos concursos. 

O SINJUS continuará visitando todas as unidades dos TJMG. Fique atento ao nosso calendário e participe!

As próximas reuniões setoriais serão:

  • Terça-feira, dia 30 de abril

12h30 – Corregedoria-Geral de Justiça (Rua Goiás, 253, Centro)

  • Quinta-feira, dia 2 de maio

12h30 – Unidade Sede (Avenida Afonso Pena, 4001, Serra) 

 

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco