PENALIDADE MÁXIMA

SERVIDORES PÚBLICOS AGORA PODEM SER DEMITIDOS EM CASOS DE ASSÉDIO SEXUAL

quarta-feira, 06/09/23 15:52 Após assinatura do parecer que prevê exclusão de servidores públicos assediadores, posam para a foto o advogado-geral da União, Jorge Messias, o presidente Lula, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

FOTO: Ricardo Stuckert/PR

Um novo parecer, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, nesta segunda-feira (4/9), determina que servidores públicos devem ser demitidos em casos comprovados de assédio sexual.

O texto, de autoria da Advocacia-Geral da União (AGU), se estende a todos os órgãos da Administração Pública Federal e deve ser seguido obrigatoriamente no âmbito da administração pública federal direta e indireta. O documento ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o parecer, não existia, até então, tipificação do assédio como desvio funcional na Lei nº 8.112/1990, em que a conduta era enquadrada ora como violação aos deveres do servidor, mais branda, ou como violação às proibições aos agentes públicos, está sujeita a demissão.

Agora, o objetivo do texto assinado é uniformizar a aplicação de punições e conferir maior segurança jurídica aos órgãos e entidades da administração pública federal no tratamento disciplinar de práticas de assédio sexual por servidor público federal. Casos dessa natureza são investigados por meio de processo administrativo disciplinar.

Com o parecer, o entendimento agora é que não é necessário que haja superioridade hierárquica em relação à vítima, mas o cargo deve exercer um papel relevante na dinâmica da ofensa e que serão enquadradas administrativamente como assédio sexual as condutas previstas no Código Penal como crimes contra a dignidade sexual.

O entendimento sobre a punição ao assédio já era fixado para os órgãos jurídicos da administração indireta federal por causa de parecer da Procuradoria-Geral Federal (PGF), seguido por todas as procuradorias federais junto às 165 autarquias e fundações públicas assessoradas pela PGF.

Fonte: Correio Brasiliense

Notícias relacionadas

panorama da Praça da Liberdade, ponto turístico da região centro-sul de Belo Horizonte onde há uma concentração de museus e eventos culturais. Em destaque está a fonte luminosa e o coreto, ao fundo está o edifício do CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Conteúdo textual: Agosto Lilás - PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo.
Agosto Lilás PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo terça-feira, 08/08/23 16:25 Belo Horizonte agora conta com uma nova lei para prevenir a violência sexual contra mulheres. O Protocolo Mulheres Seguras propõe um conjunto de orientações para que bares, restaurantes, casas de shows e outros espaços, públicos e privados, possam detectar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta um fundo em tons de roxo e rosa, com destaque para os dizeres: “Viagem do NAP – Não perca o trem...". A viagem, organizada pelo SINJUS-MG, acontecerá de 23 a 25 de maio. Há um aviso em letras destacadas dizendo que “as vagas estão acabando” e que há 5% de desconto para filiadas(os). Um botão azul convida: “Inscreva-se pelo formulário!”. Na parte inferior, aparece uma colagem vibrante da cidade de Tiradentes, com destaque para a famosa igreja de fachada branca e amarela e um trem turístico em movimento, reforçando o clima histórico e acolhedor do destino. O evento é promovido pelo NAP. ÚLTIMAS VAGAS EXPLORE TIRADENTES COM O SINJUS EM UMA VIAGEM QUE SERÁ INESQUECÍVEL! quarta-feira, 02/04/25 18:42 Que tal viver uma experiência inesquecível de cultura, lazer e sabores em muito boa ...
A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento. PL 3.213/2024 Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F. terça-feira, 01/04/25 18:03 Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério ...
A imagem mostra uma grande reunião de representantes do SINJUS e da FENAJUD em uma sala de conferência iluminada. Aproximadamente 40 pessoas estão reunidas, em pé e sorrindo para a foto, atrás de uma longa mesa com toalha azul escura. Faixas e banners dos sindicatos estão fixados na parede ao fundo. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM PLANO DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA JUSTIÇA ESTADUAL terça-feira, 01/04/25 17:00 FOTO: Fenajud Nos dias 28 e 29 de março de 2025, a Federação Nacional ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco