TJMG NA QUARENTENA

SERVIDORES PEDEM PRORROGAÇÃO DO REGIME DE PLANTÃO

quinta-feira, 04/06/20 20:52

O SINJUS-MG, por meio do Ofício 71/2020 , requereu, em nome dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que o regime de plantão extraordinário permaneça vigente até que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) seja controlada no estado de Minas Gerais. No documento, o Sindicato argumenta que o retorno às atividades normais ou mesmo uma flexibilização do regime a partir de 14 de junho irá expor milhares de servidores ao risco de contágio justamente no momento em que o número de casos aumenta de forma exponencial no Estado (clique aqui e leia o ofício do SINJUS na íntegra).

A solicitação do SINJUS foi motivada pelo temor de centena de servidores, que procuraram a entidade na última semana, acerca da possibilidade de que a Administração do Tribunal, após a publicação da resolução 322 do Conselho Nacional de Justiça, decida flexibilizar as medidas de prevenção à Covid-19 e determine o retorno gradual das atividades nas próximas semanas.

“Essa decisão pode colocar o TJMG como um grande foco disseminador do vírus. Em expediente normal, a estimativa é de que 10 mil pessoas passam pelo edifício sede todo mês. Isso sem contar as outras várias unidades na Capital e todos os fóruns espalhados por Minas Gerais”, afirma a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro, que também coordena o Núcleo de Saúde do SINJUS-MG.

“Outro agravante é a falta de protocolo de saúde publicizado para todos os setores do Tribunal com orientações aos servidores quanto à higienização do ambiente de trabalho, bem como sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)”, complementou a diretora.

“O próprio governo de Minas Gerais admitiu, em seu Boletim Epidemiológico e Assistencial da COVID-19, que o número de novos casos e mortes começa a aumentar exponencialmente no estado. O TJMG tem o dever de zelar pela saúde e bem-estar dos seus servidores”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Esse posicionamento do SINJUS-MG também foi endossado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), que, em ofício conjunto com o SINJUS-MG, também reforçou ao TJMG o pedido de prorrogação do plantão extraordinário no Judiciário Mineiro.

#Fato

Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.071 novos casos e 17 mortes, totalizando mais de 13 mil pessoas infectadas e 323 vidas perdidas na guerra contra a Covid-19. Diante dessa escalada nas últimas semanas, a Prefeitura de Belo Horizonte estabeleceu “nível de alerta geral vermelho” na Capital.

#Comissão

No ofício, o SINJUS também solicita que a entidade seja incluída na Comissão Especial do TJMG, criada pela Portaria 4.746/2020, que tem como objetivo discutir as medidas de prevenção e combate à Covid-19 no âmbito do Judiciário mineiro. Desde o início da pandemia, o Sindicato sugeriu uma série de ações ao Tribunal que visam à preservação da saúde dos servidores (clique aqui e confira cada uma delas). A participação do Sindicato nas discussões contribuirá para a construção de soluções que atendam os anseios dos servidores.

SERVIDOR GARANTE FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA DURANTE PANDEMIA

De acordo com resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e portarias do próprio TJMG, a regra do plantão extraordinário é que seja priorizado o regime de teletrabalho, permanecendo os atendimentos presenciais somente nos casos essenciais e com sistema de rodízio entre os servidores. Esse regime e os esforços de todos os servidores do Judiciário mineiro estão garantindo o acesso da sociedade à Justiça mesmo neste período de quarentena.

Segundo dados do TJMG, desde a adoção do teletrabalho, de 16 de março a 2 de junho, foram realizados mais de 11, 5 milhões de atos processuais. Desses, 9,5 milhões de movimentações de processos foram realizadas pelos servidores, o que corresponde a aproximadamente 82% do total.

“Os números do próprio Tribunal mostram que os servidores estão trabalhando firmes para manter o Judiciário funcionando e apresentando resultados positivos no teletrabalho. É um esforço muito grande, pois muitos são mães e pais que tiveram a sua rotina ampliada devido às escolas estarem com as aulas presenciais suspensas. Ainda assim, eles estão cumprindo suas metas e prestando serviços relevantes à sociedade. A Administração do TJMG não pode ser indiferente a esses resultados e decidir expor grande parte deles e de seus parentes ao risco de morte”, complementa Alexandre Pires.

SINJUS PEDE QUE TJ VERIFIQUE TEMPERATURA DE SERVIDORES

Diante do aumento de casos do novo coronavírus e a situação de risco a que os servidores que estão realizando atendimentos presenciais estão correndo no plantão extraordinário, o SINJUS-MG requereu também que o Tribunal passe a verificar a temperatura de servidores, colaboradores, terceirizados e todo o púbico externo que estão acessando as dependências do Tribunal.

O Sindicato solicita que a medição seja feita por termômetros infravermelhos digitais, evitando o contato entre as pessoas. O sistema seria similar ao adotado pela PBH nas chamadas barreiras sanitárias.

Vale lembrar que, por meio de ofícios anteriores, o SINJUS já solicitou que o TJ faça testes de coronavírus por amostragem em servidores, colaboradores e terceirizados que estiverem trabalhando presencialmente durante o plantão extraordinário, priorizando os profissionais de saúde, além de fornecer Equipamentos de Proteção Individual e álcool em gel.

#FISCALIZE

Todos os servidores podem e devem dar um retorno ao SINJUS sobre as condições de trabalho e estrutura e também sobre o cumprimento de medidas de proteção durante a pandemia de coronavírus. Envie sua denúncia para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS ”.

Esse canal também pode ser usado por qualquer servidor para envio de sugestões e pedidos para soluções de problemas causados pela pandemia. As mensagens serão analisadas e a solução será comunicada pelo servidor por e-mail. No caso de denúncias, o informante terá o nome preservado.

Conheça aqui todas as ações do SINJUS em meio a pandemia.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco