UNIDADE AF. PENA 1500

SERVIDORES OBTÊM DETALHES DAS NEGOCIAÇÕES COM O TJ EM REUNIÃO SETORIAL

quarta-feira, 23/08/23 19:32 Servidores reunidos em um saguão de um andar da unidade Afonso Pena 1500 do TJMG, à frente deles está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que fala aos servidores.

Na tarde desta quarta-feira, dia 23 de agosto, dirigentes do SINJUS-MG se reuniram com as servidoras e os servidores lotados na unidade Afonso Pena, n. 1.500 para atualizar a categoria acerca das tratativas em torno da Pauta de Reivindicações com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e sobre as lutas em curso. O encontro também foi uma oportunidade para que os colegas pudessem expor seus posicionamentos e apresentar sugestões para a atuação do Sindicato. “Eu achei a reunião boa. A gente estava até cobrando o Sindicato, mas muita coisa que parecia não estar andando foi esclarecida”, afirma o servidor Thales Nunes Valamiel, que sempre participa das reuniões e das discussões envolvendo as pautas da categoria.

No encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, detalhou a situação das principais demandas que estão sendo tratadas na Mesa de Negociações com o TJMG, relatando os avanços conquistados até o momento e os desafios que estão sendo enfrentados para destravar determinadas pautas. Esse panorama permitiu que os servidores compreendessem a complexidade das negociações, as etapas envolvidas e também as estratégias e ações que estão sendo empenhadas pelo Sindicato.

“Esse contato direto é muito importante, pois nos encontros com a categoria é possível passar nossas percepções sobre as negociações e alinhar as diretrizes para a atuação do SINJUS. Outro ponto a destacar das reuniões setoriais é de que elas permitem identificar questões específicas nas quais o Sindicato pode atuar. Hoje, por exemplo, conseguimos conversar com alguns colegas sobre questões envolvendo as condições da unidade e situações que estão causando sobrecarga de trabalho”, explica Alexandre Pires.

Condições de trabalho na unidade preocupam

Um dos problemas relatados por servidores de alguns setores da unidade foi quanto à sobrecarga de trabalho ocasionada pelo Núcleo de Justiça 4.0. A iniciativa do TJMG criou unidades virtuais temáticas para concentrar processos digitais e permitir que magistrados de outras câmaras possam colaborar com os trabalhos.

Segundo servidores da 18ª Câmara Cível, que recebe processos referentes ao crime ambiental de Brumadinho cometido pela mineradora Vale, a medida ocasionou um aumento expressivo no volume de processos que não foi acompanhado pela adequação no número de servidores.

Além disso, os procedimentos dos processos normais da Câmara e os do Núcleo precisam ser feitos com logins diferentes, o que torna o trabalho menos ágil. Desse modo, a estimativa é de que a sobrecarga para os responsáveis pelos despachos seja de 30% e para os servidores envolvidos nas sessões de julgamento o aumento seja ainda maior, acima dos 50%.

Diante desse relato, os dirigentes do SINJUS se comprometeram a estudar a questão ouvindo também colegas de outras câmaras que têm nelas implantado o Núcleo 4.0 para uma possível interlocução junto à Administração do TJMG.

Outra demanda, para a qual o SINJUS já havia cobrado providências em fevereiro, foi referente ao sistema de climatização. Na época, o TJMG informou que os equipamentos de ar-condicionado passam por manutenção frequente e que a temperatura é ajustada conforme as solicitações. Contudo, as reclamações persistem, e o problema parece ser estrutural. Ainda assim, os dirigentes verificarão novamente com o Tribunal se é possível adotar medidas que garantam um melhor conforto térmico aos servidores.

Reunião setorial na sede do TJMG

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, às 13h, é a vez dos dirigentes do SINJUS se reunirem com as colegas e os colegas lotados no edifício-sede do TJMG (Avenida Afonso Pena, n. 4.001) para compartilhar perspectivas e fornecer informações. Convoque os colegas e participe das discussões sobre os seus direitos.

Participe do ato contra o RRF no dia 29/8

Durante as reuniões setoriais, os dirigentes também estão convocando a base do Judiciário para o ato contra a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será realizado na próxima terça-feira, dia 29 de agosto, às 14h, na entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A mobilização vai reunir servidores de várias categorias do estado.

“Precisamos de uma ampla mobilização para enviar uma mensagem clara para as deputadas e os deputados da Assembleia Legislativa: o RRF será um crime irreparável para Minas Gerais e eles não podem compactuar com isso. A hora é decisiva e todos devem participar ativamente dessas lutas”, reforça o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araújo.

O ato está sendo organizado por uma frente composta por dezenas de sindicatos e associações da qual o SINJUS faz parte, que está trabalhando de forma coordenada contra o RRF que o governador Romeu Zema (Novo) pretende impor à população mineira.

Portanto, convoque os colegas, compareça e faça a sua luta!

Notícias relacionadas

Servidores do TJMG reunidos em corredor de um setor na Unidade Goiás. Eles estão ouvindo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que está acompanhado de dois dirigentes do Sindicato, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos) e Jonas Araújo (diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde).
DEMANDAS NO TJ SERVIDORES DA UNIDADE GOIÁS PEDEM POR MAIS REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 22/08/23 19:39 Os dirigentes do SINJUS-MG começaram, nesta segunda-feira, 21 de agosto, a percorrer as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de detalhar o andamento de cada um dos itens da Pauta de Reivindicações da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco