UNIDADE AF. PENA 1500

SERVIDORES OBTÊM DETALHES DAS NEGOCIAÇÕES COM O TJ EM REUNIÃO SETORIAL

quarta-feira, 23/08/23 19:32 Servidores reunidos em um saguão de um andar da unidade Afonso Pena 1500 do TJMG, à frente deles está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que fala aos servidores.

Na tarde desta quarta-feira, dia 23 de agosto, dirigentes do SINJUS-MG se reuniram com as servidoras e os servidores lotados na unidade Afonso Pena, n. 1.500 para atualizar a categoria acerca das tratativas em torno da Pauta de Reivindicações com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e sobre as lutas em curso. O encontro também foi uma oportunidade para que os colegas pudessem expor seus posicionamentos e apresentar sugestões para a atuação do Sindicato. “Eu achei a reunião boa. A gente estava até cobrando o Sindicato, mas muita coisa que parecia não estar andando foi esclarecida”, afirma o servidor Thales Nunes Valamiel, que sempre participa das reuniões e das discussões envolvendo as pautas da categoria.

No encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, detalhou a situação das principais demandas que estão sendo tratadas na Mesa de Negociações com o TJMG, relatando os avanços conquistados até o momento e os desafios que estão sendo enfrentados para destravar determinadas pautas. Esse panorama permitiu que os servidores compreendessem a complexidade das negociações, as etapas envolvidas e também as estratégias e ações que estão sendo empenhadas pelo Sindicato.

“Esse contato direto é muito importante, pois nos encontros com a categoria é possível passar nossas percepções sobre as negociações e alinhar as diretrizes para a atuação do SINJUS. Outro ponto a destacar das reuniões setoriais é de que elas permitem identificar questões específicas nas quais o Sindicato pode atuar. Hoje, por exemplo, conseguimos conversar com alguns colegas sobre questões envolvendo as condições da unidade e situações que estão causando sobrecarga de trabalho”, explica Alexandre Pires.

Condições de trabalho na unidade preocupam

Um dos problemas relatados por servidores de alguns setores da unidade foi quanto à sobrecarga de trabalho ocasionada pelo Núcleo de Justiça 4.0. A iniciativa do TJMG criou unidades virtuais temáticas para concentrar processos digitais e permitir que magistrados de outras câmaras possam colaborar com os trabalhos.

Segundo servidores da 18ª Câmara Cível, que recebe processos referentes ao crime ambiental de Brumadinho cometido pela mineradora Vale, a medida ocasionou um aumento expressivo no volume de processos que não foi acompanhado pela adequação no número de servidores.

Além disso, os procedimentos dos processos normais da Câmara e os do Núcleo precisam ser feitos com logins diferentes, o que torna o trabalho menos ágil. Desse modo, a estimativa é de que a sobrecarga para os responsáveis pelos despachos seja de 30% e para os servidores envolvidos nas sessões de julgamento o aumento seja ainda maior, acima dos 50%.

Diante desse relato, os dirigentes do SINJUS se comprometeram a estudar a questão ouvindo também colegas de outras câmaras que têm nelas implantado o Núcleo 4.0 para uma possível interlocução junto à Administração do TJMG.

Outra demanda, para a qual o SINJUS já havia cobrado providências em fevereiro, foi referente ao sistema de climatização. Na época, o TJMG informou que os equipamentos de ar-condicionado passam por manutenção frequente e que a temperatura é ajustada conforme as solicitações. Contudo, as reclamações persistem, e o problema parece ser estrutural. Ainda assim, os dirigentes verificarão novamente com o Tribunal se é possível adotar medidas que garantam um melhor conforto térmico aos servidores.

Reunião setorial na sede do TJMG

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, às 13h, é a vez dos dirigentes do SINJUS se reunirem com as colegas e os colegas lotados no edifício-sede do TJMG (Avenida Afonso Pena, n. 4.001) para compartilhar perspectivas e fornecer informações. Convoque os colegas e participe das discussões sobre os seus direitos.

Participe do ato contra o RRF no dia 29/8

Durante as reuniões setoriais, os dirigentes também estão convocando a base do Judiciário para o ato contra a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será realizado na próxima terça-feira, dia 29 de agosto, às 14h, na entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A mobilização vai reunir servidores de várias categorias do estado.

“Precisamos de uma ampla mobilização para enviar uma mensagem clara para as deputadas e os deputados da Assembleia Legislativa: o RRF será um crime irreparável para Minas Gerais e eles não podem compactuar com isso. A hora é decisiva e todos devem participar ativamente dessas lutas”, reforça o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araújo.

O ato está sendo organizado por uma frente composta por dezenas de sindicatos e associações da qual o SINJUS faz parte, que está trabalhando de forma coordenada contra o RRF que o governador Romeu Zema (Novo) pretende impor à população mineira.

Portanto, convoque os colegas, compareça e faça a sua luta!

Notícias relacionadas

Servidores do TJMG reunidos em corredor de um setor na Unidade Goiás. Eles estão ouvindo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que está acompanhado de dois dirigentes do Sindicato, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos) e Jonas Araújo (diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde).
DEMANDAS NO TJ SERVIDORES DA UNIDADE GOIÁS PEDEM POR MAIS REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 22/08/23 19:39 Os dirigentes do SINJUS-MG começaram, nesta segunda-feira, 21 de agosto, a percorrer as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de detalhar o andamento de cada um dos itens da Pauta de Reivindicações da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco