PRECARIEDADE

SERVIDORES DA UNIDADE MILTON CAMPOS PODERÃO FAZER TELETRABALHO ATÉ SOLUÇÃO DEFINITIVA

quinta-feira, 30/11/23 16:01 Foto diurna da fachada lateral do edifício situado à Praça Milton Campos, feita de baixo para cima.

Os servidores que atuam no 6º andar do prédio da Praça Milton Campos, n. 16, poderão exercer o teletrabalho até que os problemas na unidade sejam resolvidos. A decisão da Presidência e da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi anunciada no início da tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, após o SINJUS-MG cobrar providências durante a reunião mensal da Mesa de Negociações. O Sindicato já tinha encaminhado mais de um ofício ao Tribunal cobrando essa medida, além de outras soluções para as condições insalubres no prédio.

“Desde que os servidores foram realocados para a unidade da Praça Milton Campos, o SINJUS passou a receber denúncias, diariamente, sobre as más condições do prédio. Visitamos o local e percebemos que era necessário intervir”, afirma o coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires. 

Entre os problemas listados estão desde a falta de circulação adequada em algumas salas; questões estruturais como falta de assentos e tampas nos banheiros; falhas no alarme dos elevadores e até a presença de aves no forro do 6º andar, trazendo risco à saúde. 

Por ora, somente os servidores que trabalham no 6º andar estão com teletrabalho integral autorizado, pois é onde o serviço de dedetização está ocorrendo. Caso haja a necessidade de realizar o procedimento em outros andares, o Tribunal informou que a possibilidade de teletrabalho também será garantida aos servidores impactados.

Outra queixa frequente é sobre a insegurança no entorno da unidade. O vereador da capital, Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS, inclusive solicitou à Prefeitura de Belo Horizonte que a Guarda Municipal reforce o policiamento nos arredores da unidade. Após a reunião da Mesa de Negociações, o TJ também informou que já solicitou à Polícia Militar que reforce a segurança no entorno. 

Segundo o comunicado disponibilizado pelo TJ nesta tarde, os servidores dos locais afetados só voltarão para o regime presencial de trabalho após dedetização e conclusão da reforma do teto, assim como troca das placas e limpeza do local. A conclusão dos serviços está prevista para o dia 4 de dezembro. Na sequência, será avaliada a necessidade de dedetização dos 7º e 8º andares. 

O SINJUS também recebeu nesta quarta um ofício da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) e da Coordenação de Gestão Predial (COGEP) do TJ, informando algumas medidas. Sobre os pombos encontrados no entreforro do prédio, o Órgão afirmou que retirou os animais vivos e mortos do local e que realizou limpeza superficial sobre o forro, a fim de reduzir os possíveis riscos aos usuários e permitir a continuidade dos serviços jurisdicionais ali prestados.

A limpeza do ambiente, a troca das placas de forro contaminadas e a dedetização de todo o pavimento serão realizadas nesta semana. Sobre o problema dos elevadores, a COGEP solicitou o relatório das manutenções realizadas, bem como a programação das manutenções periódicas a serem executadas. A instalação dos acessórios nos sanitários será providenciada. 

Em relação à caixa d’água, a COGEP informou que notificou a Oi para correção dos vazamentos, sendo que alguns foram resolvidos com a limpeza das caixas de passagem. a COGEP também solicitou o relatório de limpeza das caixas d’água para verificar a qualidade. 

O SINJUS também aguarda retorno do TJ sobre o requerimento para que seja realizada uma vistoria conjunta dos representantes do Sindicato e da Presidência do Tribunal para avaliação dos demais problemas no prédio. A entidade vai continuar acompanhando essa pauta até que os servidores estejam trabalhando em um ambiente seguro e adequado. 

DENÚNCIAS

Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Atualizado em 30/11/2023 às 16h40

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco