DEMANDAS NO TJ

SERVIDORES DA UNIDADE GOIÁS PEDEM POR MAIS REUNIÕES SETORIAIS

terça-feira, 22/08/23 19:39 Servidores do TJMG reunidos em corredor de um setor na Unidade Goiás. Eles estão ouvindo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que está acompanhado de dois dirigentes do Sindicato, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos) e Jonas Araújo (diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde).

Os dirigentes do SINJUS-MG começaram, nesta segunda-feira, 21 de agosto, a percorrer as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de detalhar o andamento de cada um dos itens da Pauta de Reivindicações da categoria, que vem sendo discutida na Mesa de Negociações entre os Sindicatos e a Administração. A primeira unidade que recebeu as Reuniões Setoriais foi a da Rua Goiás e até quinta-feira outras duas serão visitadas.

Sem pressa, os sindicalistas foram passando nos principais setores da unidade para atualizar as servidoras e os servidores sobre os últimos avanços nas pautas e as que ainda estão em negociação. Além de repassar os informes, os dirigentes ouviram cada dúvida e só foram embora quando o grupo não tinha mais perguntas. Nesta unidade, os assuntos que se destacaram foram a Data-Base e os Auxílios Saúde e Transporte.

“Estamos cobrando para que a Revisão Geral 2023 seja enviada e aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o mais rápido possível para que se mantenha essa lógica de aprovar a Data-Base no mesmo ano que ela vence. Assim, seriam evitados prejuízos para os servidores e o acúmulo de retroativos”, explicou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Em relação aos Auxílios, o dirigente ainda apontou o próximo passo na luta. “No final de 2022 conseguimos retirar a trava que impedia reajustes maiores que a inflação. Agora é garantir que o Orçamento traga valores substanciais para reajuste desses Auxílios”.

Outro assunto abordado foi a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os sindicalistas aproveitaram as Reuniões Setoriais para convocar os servidores a comparecer no ato unificado contra o RRF, que será realizado no dia 29 de agosto, na Praça da Assembleia Legislativa, às 14h.

Na oportunidade, a categoria foi informada sobre as manobras que o governo Zema tem feito para seguir com a proposta e as estratégias empregadas pelo grupo formado por entidades de todas as categorias do Estado.

“Essa hoje é a principal ameaça ao serviço público. Estamos conseguindo seguir com a luta para barrar o RRF. Até aqui, nossa luta foi decisiva para que Zema não conseguisse implementar várias medidas muito prejudiciais aos servidores de todo o estado, mas ainda não estamos fora de risco. Não podemos esquecer que a união das categorias evitou retrocessos na época da Reforma da Previdência. Por isso precisamos manter a mobilização conjunta de todos”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A novela dos elevadores

Além de tratar das reivindicações que abarcam toda a categoria, o SINJUS também atua em demandas específicas para que os servidores tenham qualidade de vida e encontrem sempre um ambiente de trabalho adequado. E se tem um problema que incomoda quem atua na unidade Goiás é o mau funcionamento dos elevadores no Anexo I. O assunto também esteve presente nas Reuniões Setoriais desta segunda-feira.

A boa notícia é que a insistência do SINJUS em cobrar retornos do TJ para o impasse trouxe uma solução mais eficiente: até o final do ano que vem todos os elevadores da unidade serão trocados por modelos novos, sendo que o primeiro deve ser entregue até o primeiro semestre de 2024. “Até lá, o TJ informou que a manutenção dos equipamentos está sendo reforçada, com inspeção duas vezes ao dia. Vamos continuar acompanhando a demanda de perto para saber se as medidas estão sendo seguidas e os prazos cumpridos”, afirmou Felipe. 

Portas sempre abertas

A Reunião Setorial foi tão produtiva que, atendendo aos pedidos dos servidores da unidade

Goiás, o SINJUS já está reavaliando reduzir a periodicidade dos encontros nessa e nas outras unidades. Confira o calendário desta semana:

  • 23 de agosto – quarta-feira
    13h – Unidade da Afonso Pena, n. 1500
  • 24 de agosto – quinta-feira
    13h – Unidade da Afonso Pena, n. 4001 (Sede do TJ)

“As reuniões setoriais foram criadas para levar o SINJUS até o servidor, oportunizando o detalhamento dos informes que já foram dados por meio dos canais de comunicação do Sindicato. Apesar do quão digital o mundo se tornou, a conversa presencial se faz muito mais elucidativa. E a Unidade Goiás demonstrou que também pensa assim. Por isso, vamos nos esforçar ainda mais para estar presencialmente na base, e de outro lado, pedir aos servidores que fiquem atentos ao dia que vamos passar no setor dele e já trazer as dúvidas, sugestões e até mesmo as reclamações. Estamos sempre abertos ao diálogo e dispostos a ouvir a categoria, inclusive sobre nossa forma de atuação. Nossos canais também estão disponíveis e a nossa sede, de portas abertas para cada um de vocês”, concluiu Alexandre.

Envie sua mensagem para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 98738-8640. Siga o SINJUS nas redes sociais: Instagram e Facebook.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

sobre uma textura de cartaz colado na parede, há um selo redondo, ao redor dele está escrito "Reunião Setorial" e no centro há o "S" do logo do SINJUS.
REUNIÕES SETORIAIS  SINJUS VISITA SETORES EM UNIDADES DO TJ NESTA SEMANA sexta-feira, 18/08/23 19:25 É sempre preciso avançar na Pauta de Reivindicações da categoria junto ao Tribunal. E esse é o ponto focal dos sindicatos a cada mês que eles se reúnem com a Administração do TJMG via Mesa de Negociações. Para explicar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco