DEMANDAS NO TJ

SERVIDORES DA UNIDADE GOIÁS PEDEM POR MAIS REUNIÕES SETORIAIS

terça-feira, 22/08/23 19:39 Servidores do TJMG reunidos em corredor de um setor na Unidade Goiás. Eles estão ouvindo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires que está acompanhado de dois dirigentes do Sindicato, Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos) e Jonas Araújo (diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde).

Os dirigentes do SINJUS-MG começaram, nesta segunda-feira, 21 de agosto, a percorrer as unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o objetivo de detalhar o andamento de cada um dos itens da Pauta de Reivindicações da categoria, que vem sendo discutida na Mesa de Negociações entre os Sindicatos e a Administração. A primeira unidade que recebeu as Reuniões Setoriais foi a da Rua Goiás e até quinta-feira outras duas serão visitadas.

Sem pressa, os sindicalistas foram passando nos principais setores da unidade para atualizar as servidoras e os servidores sobre os últimos avanços nas pautas e as que ainda estão em negociação. Além de repassar os informes, os dirigentes ouviram cada dúvida e só foram embora quando o grupo não tinha mais perguntas. Nesta unidade, os assuntos que se destacaram foram a Data-Base e os Auxílios Saúde e Transporte.

“Estamos cobrando para que a Revisão Geral 2023 seja enviada e aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o mais rápido possível para que se mantenha essa lógica de aprovar a Data-Base no mesmo ano que ela vence. Assim, seriam evitados prejuízos para os servidores e o acúmulo de retroativos”, explicou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Em relação aos Auxílios, o dirigente ainda apontou o próximo passo na luta. “No final de 2022 conseguimos retirar a trava que impedia reajustes maiores que a inflação. Agora é garantir que o Orçamento traga valores substanciais para reajuste desses Auxílios”.

Outro assunto abordado foi a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os sindicalistas aproveitaram as Reuniões Setoriais para convocar os servidores a comparecer no ato unificado contra o RRF, que será realizado no dia 29 de agosto, na Praça da Assembleia Legislativa, às 14h.

Na oportunidade, a categoria foi informada sobre as manobras que o governo Zema tem feito para seguir com a proposta e as estratégias empregadas pelo grupo formado por entidades de todas as categorias do Estado.

“Essa hoje é a principal ameaça ao serviço público. Estamos conseguindo seguir com a luta para barrar o RRF. Até aqui, nossa luta foi decisiva para que Zema não conseguisse implementar várias medidas muito prejudiciais aos servidores de todo o estado, mas ainda não estamos fora de risco. Não podemos esquecer que a união das categorias evitou retrocessos na época da Reforma da Previdência. Por isso precisamos manter a mobilização conjunta de todos”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A novela dos elevadores

Além de tratar das reivindicações que abarcam toda a categoria, o SINJUS também atua em demandas específicas para que os servidores tenham qualidade de vida e encontrem sempre um ambiente de trabalho adequado. E se tem um problema que incomoda quem atua na unidade Goiás é o mau funcionamento dos elevadores no Anexo I. O assunto também esteve presente nas Reuniões Setoriais desta segunda-feira.

A boa notícia é que a insistência do SINJUS em cobrar retornos do TJ para o impasse trouxe uma solução mais eficiente: até o final do ano que vem todos os elevadores da unidade serão trocados por modelos novos, sendo que o primeiro deve ser entregue até o primeiro semestre de 2024. “Até lá, o TJ informou que a manutenção dos equipamentos está sendo reforçada, com inspeção duas vezes ao dia. Vamos continuar acompanhando a demanda de perto para saber se as medidas estão sendo seguidas e os prazos cumpridos”, afirmou Felipe. 

Portas sempre abertas

A Reunião Setorial foi tão produtiva que, atendendo aos pedidos dos servidores da unidade

Goiás, o SINJUS já está reavaliando reduzir a periodicidade dos encontros nessa e nas outras unidades. Confira o calendário desta semana:

  • 23 de agosto – quarta-feira
    13h – Unidade da Afonso Pena, n. 1500
  • 24 de agosto – quinta-feira
    13h – Unidade da Afonso Pena, n. 4001 (Sede do TJ)

“As reuniões setoriais foram criadas para levar o SINJUS até o servidor, oportunizando o detalhamento dos informes que já foram dados por meio dos canais de comunicação do Sindicato. Apesar do quão digital o mundo se tornou, a conversa presencial se faz muito mais elucidativa. E a Unidade Goiás demonstrou que também pensa assim. Por isso, vamos nos esforçar ainda mais para estar presencialmente na base, e de outro lado, pedir aos servidores que fiquem atentos ao dia que vamos passar no setor dele e já trazer as dúvidas, sugestões e até mesmo as reclamações. Estamos sempre abertos ao diálogo e dispostos a ouvir a categoria, inclusive sobre nossa forma de atuação. Nossos canais também estão disponíveis e a nossa sede, de portas abertas para cada um de vocês”, concluiu Alexandre.

Envie sua mensagem para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 98738-8640. Siga o SINJUS nas redes sociais: Instagram e Facebook.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

sobre uma textura de cartaz colado na parede, há um selo redondo, ao redor dele está escrito "Reunião Setorial" e no centro há o "S" do logo do SINJUS.
REUNIÕES SETORIAIS  SINJUS VISITA SETORES EM UNIDADES DO TJ NESTA SEMANA sexta-feira, 18/08/23 19:25 É sempre preciso avançar na Pauta de Reivindicações da categoria junto ao Tribunal. E esse é o ponto focal dos sindicatos a cada mês que eles se reúnem com a Administração do TJMG via Mesa de Negociações. Para explicar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco