ENCONTRO D’ELAS

SERVIDORAS DEFENDEM MAIOR REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA

quinta-feira, 29/09/22 18:38 Há 3 mulheres sentadas no estúdio do SINJUS-MG, Maria Abadia de Souza (diretora de Finanças do Sisipsemg) , Antonieta Dorledo, presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Cristiane Sampaio, diretora Administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM).

Diante da proximidade das eleições, o projeto Encontro D’Elas, do Núcleo das Mulheres SINJUS-MG, promoveu um construtivo debate acerca do envolvimento das servidoras e das demais mulheres nas decisões políticas. As participantes defenderam uma maior representatividade por meio de candidatas e candidatos que defendam valores como a igualdade de gênero e justiça social em espaços sindicais, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e também nos cargos dos Poderes Executivos municipal, estadual e federal.

Na abertura do encontro on-line, a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM), Cristiane Sampaio, destacou a importância de colocar o tema em discussão, visto que o resultado das eleições de domingo terá reflexo na luta pela defesa dos direitos das mulheres.

“Ao votar, a eleitora confere a um candidato ou a uma candidata o poder de representá-la. Por isso, esse é um momento de ter responsabilidade e coerência. Precisamos eleger pessoas comprometidas com a igualdade de gênero, com os princípios democráticos, com a justiça social e também que defenda as servidoras, os servidores e o serviço público”, afirmou Cristiane Sampaio.

Violência contra as mulheres

Uma das convidadas do Encontro D’elas foi a presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonieta de Cássia Dorledo de Faria. A dirigente sindical fez questão de alertar para o grande número de feminicídios em Minas Gerais.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 238 casos de feminicídio tentado ou consumado no estado. Ao todo, 114 mulheres foram mortas nos primeiros oito meses do ano, alta de 5% em relação a 2021.

“Na hora de votar, precisamos eleger deputados estaduais que se comprometam e que batalhem para endurecer as políticas e leis de combate à violência contra as mulheres”, ressaltou Antonieta.

A dirigente também alertou que as mulheres sofrem violências até mesmo dentro dos parlamentos, lembrando casos de deputadas que foram assediadas em plenários de Assembleias Legislativas e até agredidas nos corredores do Congresso Nacional.

Bancada de servidores na ALMG para barrar a retirada de direitos

Durante as discussões, um ponto recorrente foi a série de ataques que o serviço público vem sofrendo nos últimos anos e o risco de eles se intensificarem na próxima legislatura caso o atual governador Romeu Zema (NOVO) consiga se reeleger e também fazer uma bancada numerosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A diretora de Finanças do Sisipsemg, Maria Abadia de Souza, ressaltou que a proposta de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal pode causar um dano irreversível para a sociedade mineira. Por essa razão, ela defende que o foco deve ser eleger candidatos que tenham experiência sindical e que venham efetivamente defender o serviço público.

“Precisamos construir uma ampla bancada de servidores públicos na Assembleia Legislativa. Algumas categorias já têm os seus representantes, agora temos a oportunidade de eleger alguém que é mais próximo das nossas bases”, afirmou Maria Abadia

Ao longo do encontro, as servidoras que participaram de forma remota puderam fazer perguntas e propor discussões. Janaina Torres fez questão de registrar que os exemplos de Maria Abadia e Antonieta são inspiração para as mulheres aumentarem ainda mais a participação nos debates e nas decisões políticas.

Encontro D’elas

O Encontro D’elas é um espaço para aprofundar discussões sobre temas em pauta e que rodeiam o cotidiano e os desafios enfrentados pelas mulheres, de forma mais acessível e informal. Os bate-papos também têm como objetivo ouvir as demandas das integrantes do Núcleo e fortalecer os laços entre elas.

Essa é uma das muitas iniciativas do Núcleo das Mulheres. Clique aqui e inscreva-se agora para aproveitar as vantagens exclusivas voltadas para as integrantes.

Acompanhe também as mídias do SINJUS para ficar por dentro de todos os assuntos de interesse das servidoras públicas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Ilustração digital com uma mão aberta em gesto de impedimento, em tons de roxo sobre um fundo escuro. Sobre esta imagem está a mensagem: Não seja cúmplice da violência contra a mulher. Denuncie. Disque 180. 23 de agosto - Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio.
DISQUE 180 QUEM NÃO DENUNCIA TORNA-SE CÚMPLICE DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES terça-feira, 23/08/22 17:44 Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade em que é necessária a instituição do Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio. Neste 23 de agosto, assim como nos demais dias do ano, o SINJUS-MG, por meio do seu Núcleo das Mulheres ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco