ENCONTRO D’ELAS

SERVIDORAS DEFENDEM MAIOR REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA

quinta-feira, 29/09/22 18:38 Há 3 mulheres sentadas no estúdio do SINJUS-MG, Maria Abadia de Souza (diretora de Finanças do Sisipsemg) , Antonieta Dorledo, presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Cristiane Sampaio, diretora Administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM).

Diante da proximidade das eleições, o projeto Encontro D’Elas, do Núcleo das Mulheres SINJUS-MG, promoveu um construtivo debate acerca do envolvimento das servidoras e das demais mulheres nas decisões políticas. As participantes defenderam uma maior representatividade por meio de candidatas e candidatos que defendam valores como a igualdade de gênero e justiça social em espaços sindicais, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e também nos cargos dos Poderes Executivos municipal, estadual e federal.

Na abertura do encontro on-line, a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM), Cristiane Sampaio, destacou a importância de colocar o tema em discussão, visto que o resultado das eleições de domingo terá reflexo na luta pela defesa dos direitos das mulheres.

“Ao votar, a eleitora confere a um candidato ou a uma candidata o poder de representá-la. Por isso, esse é um momento de ter responsabilidade e coerência. Precisamos eleger pessoas comprometidas com a igualdade de gênero, com os princípios democráticos, com a justiça social e também que defenda as servidoras, os servidores e o serviço público”, afirmou Cristiane Sampaio.

Violência contra as mulheres

Uma das convidadas do Encontro D’elas foi a presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonieta de Cássia Dorledo de Faria. A dirigente sindical fez questão de alertar para o grande número de feminicídios em Minas Gerais.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 238 casos de feminicídio tentado ou consumado no estado. Ao todo, 114 mulheres foram mortas nos primeiros oito meses do ano, alta de 5% em relação a 2021.

“Na hora de votar, precisamos eleger deputados estaduais que se comprometam e que batalhem para endurecer as políticas e leis de combate à violência contra as mulheres”, ressaltou Antonieta.

A dirigente também alertou que as mulheres sofrem violências até mesmo dentro dos parlamentos, lembrando casos de deputadas que foram assediadas em plenários de Assembleias Legislativas e até agredidas nos corredores do Congresso Nacional.

Bancada de servidores na ALMG para barrar a retirada de direitos

Durante as discussões, um ponto recorrente foi a série de ataques que o serviço público vem sofrendo nos últimos anos e o risco de eles se intensificarem na próxima legislatura caso o atual governador Romeu Zema (NOVO) consiga se reeleger e também fazer uma bancada numerosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A diretora de Finanças do Sisipsemg, Maria Abadia de Souza, ressaltou que a proposta de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal pode causar um dano irreversível para a sociedade mineira. Por essa razão, ela defende que o foco deve ser eleger candidatos que tenham experiência sindical e que venham efetivamente defender o serviço público.

“Precisamos construir uma ampla bancada de servidores públicos na Assembleia Legislativa. Algumas categorias já têm os seus representantes, agora temos a oportunidade de eleger alguém que é mais próximo das nossas bases”, afirmou Maria Abadia

Ao longo do encontro, as servidoras que participaram de forma remota puderam fazer perguntas e propor discussões. Janaina Torres fez questão de registrar que os exemplos de Maria Abadia e Antonieta são inspiração para as mulheres aumentarem ainda mais a participação nos debates e nas decisões políticas.

Encontro D’elas

O Encontro D’elas é um espaço para aprofundar discussões sobre temas em pauta e que rodeiam o cotidiano e os desafios enfrentados pelas mulheres, de forma mais acessível e informal. Os bate-papos também têm como objetivo ouvir as demandas das integrantes do Núcleo e fortalecer os laços entre elas.

Essa é uma das muitas iniciativas do Núcleo das Mulheres. Clique aqui e inscreva-se agora para aproveitar as vantagens exclusivas voltadas para as integrantes.

Acompanhe também as mídias do SINJUS para ficar por dentro de todos os assuntos de interesse das servidoras públicas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Ilustração digital com uma mão aberta em gesto de impedimento, em tons de roxo sobre um fundo escuro. Sobre esta imagem está a mensagem: Não seja cúmplice da violência contra a mulher. Denuncie. Disque 180. 23 de agosto - Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio.
DISQUE 180 QUEM NÃO DENUNCIA TORNA-SE CÚMPLICE DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES terça-feira, 23/08/22 17:44 Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade em que é necessária a instituição do Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio. Neste 23 de agosto, assim como nos demais dias do ano, o SINJUS-MG, por meio do seu Núcleo das Mulheres ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco