Página inicial»SERVIDORAS CONSTROEM NOVOS PROJETOS PARA FORTALECER O NÚCLEO DAS MULHERES
SORORIDADE
SERVIDORAS CONSTROEM NOVOS PROJETOS PARA FORTALECER O NÚCLEO DAS MULHERES
sexta-feira, 30/06/23 18:28
Servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniram na noite desta quinta-feira, 29 de junho, em um encontro significativo para o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG. Juntas, elas discutiram projetos para a nova fase do Núcleo e puderam estreitar ainda mais os laços. Desde a posse da nova gestão do SINJUS, essa foi a primeira reunião do NM, que agora conta com duas coordenadoras: a diretora administrativa, Adriana Teodoro, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Barbosa.
As coordenadoras abriram o encontro dando boas vindas às servidoras e explicaram que a reestruturação desse espaço busca o fortalecimento da união entre as mulheres para que as demandas do movimento feminista, assim como as reivindicações específicas de gênero no serviço público, tenham mais visibilidade. Também foi anunciada a ampliação do NM, com maior abertura para a contribuição das integrantes nos projetos e a possibilidade de participação de familiares, amigas e servidoras de outras categorias nos encontros.
Com o objetivo de estimular a reflexão e a apresentação de ideias, o NM convidou a jornalista e terapeuta Daniella Colen para ministrar uma palestra. Ela tratou de temas como sororidade e empoderamento, além de propor uma dinâmica sobre autoconhecimento entre as participantes. Os temas discutidos foram diversos, contemplando os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de trabalho e em outros espaços.
Novo folêgo
No segundo bloco do encontro, as coordenadoras do Núcleo, Adriana Teodoro e Janaína Barbosa, relembraram as diretrizes que continuam norteando o grupo: direitos da mulher, combate à cultura do estupro, maternidade, igualdade racial e de gênero, identidade de gênero (LGBTQIA+), política sindical e eleitoral, empoderamento feminino e sororidade. As dirigentes também fizeram uma apresentação, propondo novas iniciativas, que foram discutidas e aperfeiçoadas pelas servidoras presentes.
“Esse primeiro encontro foi marcado por uma atmosfera colaborativa e inspiradora. Todas puderam expressar suas opiniões e muitas contribuíram com sugestões valiosas. Tenho certeza de que estamos construindo um ambiente que vai fazer diferença no Judiciário mineiro e, quem sabe, na sociedade”, afirma a diretora Adriana Teodoro.
(Conheça abaixo os novos projetos que serão desenvolvidos no NM.)
Compromisso
O saldo da reunião desta quinta-feira do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG deixou claro o desejo das mulheres de construir um ambiente mais inclusivo e igualitário no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. As servidoras trocaram experiências e ideias e saíram inspiradas e motivadas a convidar outras colegas de trabalho, além de amigas e familiares a fazer parte desse espaço.
“Queremos que cada uma se sinta responsável por esse espaço. Com o engajamento e a participação ativa das servidoras, a nova fase do Núcleo das Mulheres tem grandes perspectivas de sucesso e de contribuir efetivamente para a luta pela igualdade de gênero e valorização das mulheres”, explica Janaína Barbosa.
Ao final do encontro, as integrantes do NM foram convidadas para uma confraternização com caldos e vinhos.
Confira abaixo um resumo dos projetos aprovados:
Empoderamento cultural: Formação político-cultural por meio de atividades externas – Passeios culturais e gastronômicos em grupo em BH e região, duas vezes por ano.
Sororidade musical: Pensando a sociedade através da música – Encontro noturno para ouvir música juntas, papear, desabafar, trocar experiências, de forma leve, em espaços culturais da cidade, duas vezes por ano.
Cine-fem debate: Resenhando com mulheres a partir de livros e filmes – Sessão cinema/Círculo do Livro sazonal, duas vezes por ano, nas sedes de sindicatos e parceiros (rodízio)
Pedalando com o SINJUS: Pedal em grupo – Pedal noturno guiado, pelas ruas de BH (sempre na última terça-feira do mês) e pedal em trilha diurno guiado (um domingo por mês em datas a serem definidas);
Encontro D’elas: espaço aberto para exposição de talentos das servidoras – Encontro na sede do SINJUS, duas vezes por ano.
Mulheres em ação: trabalho social – Trabalhos sociais voluntários propostos no grupo do Sindicato nas mais diversas áreas. Ex.: doações, apoio a crianças e idosos, promoção de campanhas sociais. Apoio principalmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ação itinerante em BH e região, mensal.
Cursos de Formação Política: em parceria com a Diretoria de Formação Política – O objetivo é promover cursos ministrados por especialistas, mestres e doutores em Ciência Política, além de cursos organizados em parceria com a Fenajud e outros sindicatos.
Em construção
Mulher, o Núcleo das Mulheres é feito pra você e por você! Se você quer sugerir um projeto ou tem qualquer demanda relacionada à luta feminista, não deixe de nos contar. Mande mensagem pelo e-mail [email protected]
PRECONCEITOPESQUISA REVELA QUE MAIS DE 80% DOS BRASILEIROS AINDA DISCRIMINAM MULHERESsegunda-feira, 19/06/23 18:30 FOTO: Depositphotos O estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que o sexismo, independentemente de ser influenciado por homens ou entre mulheres, é uma questão altamente prejudicial “que pode até mesmo legitimar atos de ... leia mais
ArtigoVIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E MORAL CONTRA A MULHERquarta-feira, 21/06/23 14:59 Um tema com muitas camadas e profundidades Por Luciana Gaudio* Recentemente, fiquei muito impactada com mais um relato de violência contra a mulher perto de mim. Como psicóloga, atendo; e, como pessoa, conheço muitas mulheres vítimas de violência doméstica, ... leia mais