QUINQUÊNIOS E FÉRIAS-PRÊMIO

SENADO PODE RESTABELECER DIREITOS; PLP 150 RECEBE PARECER NESTA 5ªF.

quarta-feira, 09/02/22 19:10 Em um fundo azul claro uma pilha de cubos de gelo com as palavras “anuênios”, “triênios”, “quinquênios” e “férias-prêmio” é ameaçada por um martelo nas cores preta e amarela com a palavra “Senado”.

Foto: Freepik

O impasse em torno de interpretações acerca da Lei Complementar (LC) 173 pode ser solucionado pelo Senado Federal. Segundo informações obtidas pelo SINJUS-MG junto ao gabinete do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, o parlamentar pretende incluir no Projeto de Lei Complementar (PLP) n. 150/2020, do qual é o relator, um dispositivo que restabelece a todas as categorias de servidores públicos os direitos que haviam sido suspensos pela LC 173. Desse modo, o texto deixará claro que o período compreendido entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 deve ser contado para fins de concessão de anuênios, triênios, quinquênios, férias-prêmio e demais mecanismos equivalentes.

Alexandre Silveira (PSD-MG) foi designado relator da matéria pelo correligionário e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) justamente para tentar equacionar o impasse envolvendo esses direitos dos servidores públicos, como o instaurado em Minas Gerais. Para entender o histórico dessa situação no estado, clique aqui.

Ao SINJUS, a equipe do relator informou que a consultoria técnica do gabinete está trabalhando para atender ao pleito das demais categorias, incluindo a do Judiciário.

O PLP 150 altera a Lei Complementar 173 e permite aos servidores públicos civis e militares das áreas de saúde e segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço.

SINJUS solicita emenda em benefício dos servidores do Judiciário

Diante da redação original do PLP 150/2020, que beneficia apenas duas categorias, o SINJUS encaminhou ofícios ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao relator da matéria, Alexandre Silveira (PSD-MG), apresentando uma emenda que garante os direitos dos servidores do Poder Judiciário.

“Nosso objetivo é evitar que se crie uma distinção entre categorias do funcionalismo público. Por isso, como representantes dos servidores e das servidoras do TJMG e do TJMMG, apresentamos proposta de emenda ao PLP 150, pois, assim como os militares e os profissionais de saúde, durante a pandemia, os servidores do Judiciário permaneceram trabalhando e garantindo o acesso da população à Justiça”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Há uma expectativa de que esse novo texto do PLP 150/2020, resguardando os direitos de todas as categorias, seja apreciado, nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, às 16h, no Plenário do Senado.

“Todos os servidores públicos ficaram por mais de um ano e meio com seus benefícios congelados, sem a concessão desses direitos. A não contagem desse tempo como período aquisitivo significa, na prática, a extinção de um período que o servidor trabalhou efetivamente, mesmo diante da pandemia. Não podemos permitir mais esse ataque ao funcionalismo. Esperamos que o Senado aprove as alterações sem ter que voltar na Câmara”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Segundo o relator Alexandre Silveira (PSD-MG) em entrevista à Rádio Itatiaia, há uma mobilização para que o PLP 150 seja aprovado no Plenário da Casa. Ainda de acordo com o parlamentar, o texto seria terminativo no Senado, sem a necessidade de retornar à Câmara dos Deputados para apreciação. Portanto, ele seguiria diretamente para a sanção presidencial.

O SINJUS-MG está acompanhando de perto a tramitação dessa matéria. Fique atento às nossas mídias para se manter informado sobre o andamento dessa batalha e atento a possíveis convocatórias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DE VOLTA! NESTA 5ªF. TEM LIVE SINJUS EM NOVO FORMATO E MAIS INTERATIVA quarta-feira, 09/02/22 18:23 A Live SINJUS, que vem fazendo sucesso nos últimos dois anos, deixando as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro bem informados, está de volta em 2022 com muitas novidades já na primeira edição! Nossas lives continuam sendo transmitidas ... leia mais
#ImagemAcessível: Prédio da Cidade Administrativa nas cores preto e branco. Conteúdo textual: LC 173. Zero de reajustes e vantagens.
LC 173 ANÁLISE: ZEMA MUDA PARECER E NÃO PAGARÁ QUINQUÊNIOS segunda-feira, 07/02/22 09:18 Foto: Agência Minas *por Wagner Ferreira Na última sexta-feira, 4 de fevereiro, o governador Romeu Zema, por meio da AGE, emitiu nota informando alteração no parecer anterior e que agora não vai pagar quinquênios, trintenário e férias-prêmio adquiridos durante ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco