CÂMARA DOS DEPUTADOS

Seminário debate o fim do Regime Jurídico Único dos servidores públicos

terça-feira, 11/03/25 17:57 A imagem mostra um grupo de cinco pessoas segurando uma faixa vermelha em um auditório lotado, durante o seminário na Câmara dos Deputados. A faixa tem mensagens de apoio ao serviço público e ao Regime Jurídico Único, destacando a importância da estabilidade para garantir continuidade, imparcialidade e impessoalidade no serviço público. O evento discute o possível fim desse regime, e várias pessoas no auditório estão acompanhando a discussão. A Fenajud, entidade que representa servidores do Judiciário, está envolvida na mobilização.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) marcou presença no “Seminário Regime Jurídico Único”, nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, que debateu o fim do Regime Jurídico Único (RJU) no serviço público. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e discutiu os impactos da Emenda Constitucional (EC) 19/1998 e da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2135.

O STF julgou a ADI improcedente em 6 de novembro de 2024, declarando a constitucionalidade da emenda 19. Por essa decisão, os entes federativos podem contratar servidores pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrindo caminho para a adoção de múltiplos regimes de contratação para servidores que desempenham as mesmas funções, o que pode gerar desigualdade de direitos, precarização das relações de trabalho e enfraquecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Durante o evento, especialistas e representantes do serviço público alertaram para os riscos de desestruturação da administração pública e comprometimento da continuidade das políticas públicas. Outra consequência do fim do RJU, levantada tanto pelos deputados da Frente Parlamentar quanto pelas entidades sindicais presentes, é o comprometimento da estabilidade e da profissionalização do serviço público, dificultando a continuidade das políticas públicas.

O que diz a Fenajud

Representando a Fenajud, o coordenador de Finanças, Luiz Otávio participou da atividade, reforçando a posição da Entidade contra a fragmentação do serviço público e em defesa da estabilidade dos servidores. Além da Federação, os sindicatos de base Sindjud-ES, Sindijus-PR e Sinjap-AP também estiveram presentes no seminário, demonstrando a preocupação das entidades sindicais com os impactos da decisão do STF.

Para Luiz Otávio, “A presença da Fenajud neste Seminário visa defender o Regime Jurídico Único, por entender que garante a segurança dos servidores. Nós estamos atentos aos projetos que impactam o serviço público e os direitos dos trabalhadores do Judiciário. Estamos analisando o andamento da proposta, acompanhando de perto os desdobramentos dessa decisão e todas as maneiras de barra-la”, ressalta.

Assista ao Seminário aqui:

Fonte: Fenajud

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra um corredor do Anexo 1, com quatro elevadores lado a lado, todos de portas metálicas e moldura preta. Acima de cada elevador há um visor digital azul indicando o andar em que cada cabine está. SEGURANÇA TJMG RESPONDE QUESTIONAMENTOS DO SINJUS SOBRE FALHAS EM ELEVADORES RECÉM-MODERNIZADOS DO ANEXO 1 terça-feira, 22/04/25 18:55 Após novo ofício do SINJUS-MG cobrando explicações sobre a continuidade dos problemas nos elevadores ...
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco