FERRAMENTAS

SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA BARRAR FAKE NEWS

terça-feira, 26/05/20 16:58

A pandemia de Covid-19 é considerada a primeira da era globalizada e da difusão ininterrupta de informações. Assim, a informação tem sido uma grande aliada da população para se proteger melhor contra o novo coronavírus, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o termo “infodemia” para designar o fluxo de discussões sobre o tema nas redes sociais, que invadiu nosso cotidiano. Durante a quarentena, as notícias falsas se tornaram ainda mais perigosas, pois levam desinformação e medo à população.

Pesquisa feita por uma emissora de televisão apontou que nove em cada dez brasileiros com acesso à internet já receberam pelo menos um conteúdo falso ou desinformação sobre o coronavírus. Dos dez brasileiros, sete acreditaram no que leram. Na falta de uma legislação específica, autoridades passaram a enquadrar esses casos na Lei de Contravenções Penais, de 1941, numa tentativa de coibir a disseminação de notícias falsas relacionadas à Covid-19. O dispositivo já foi utilizado ao menos em três capitais, mas outras ferramentas também estão sendo usadas para coibir a prática de disseminar notícias falsas.

Sleeping Giants Brasil

O Sleeping Giants Brasil é um grupo de ativismo virtual que denuncia a presença de publicidade de empresas em sites que promovem notícias falsas e discursos extremistas. O grupo age por meio de um perfil no Twitter e é inspirado em uma iniciativa americana. O Sleeping Giants atua em pelo menos 11 países, além do Brasil, por meio de agentes independentes.

O grupo de ativistas compartilha as imagens com as denúncias com os perfis oficiais no Twitter das empresas responsáveis pelos anúncios. Cabe, obviamente, à empresa decidir se bloqueia ou não a presença de seus anúncios no site.

Os sites são escolhidos com base na dimensão do ódio ou da notícia falsa disseminada na página e também no seu alcance. O processo é feito manualmente com a colaboração dos seguidores para denunciar e cobrar o posicionamento das empresas.

Saiba aqui como denunciar uma página ao grupo.

Painel de Checagem de Fake News – CNJ

Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa lançaram o Painel de Checagem de Fake News. Os parceiros do Painel contribuem para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa. O objetivo é estimular uma adesão cada vez maior de entidades, instituições e veículos de comunicação junto ao Painel, de modo a permitir estender a checagem de conteúdo a outros Tribunais. O cidadão também pode participar enviando o conteúdo duvidoso para o e-mail [email protected]. O Painel vai buscar verificar a autenticidade.

Agência Lupa

A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos a ser criada no Brasil e está ligada ao site Folha de S. Paulo. Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook, diretamente pelo Messenger, que o bot auxiliará na avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.

Fato ou Fake

Criado pelo Grupo Globo, o Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas, contando com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Esse site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas. Para denunciar alguma notícia falsa, basta ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, pelo número (21) 97305-9827.

Agência Pública – Truco

Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos também conhecida por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.

E-Farsas

Lançado em 2002, o E-Farsas é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo. Para mandar uma sugestão de notícia, basta apenas ir na aba de Contato do site.

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco