SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA BARRAR FAKE NEWS
terça-feira, 26/05/20 16:58A pandemia de Covid-19 é considerada a primeira da era globalizada e da difusão ininterrupta de informações. Assim, a informação tem sido uma grande aliada da população para se proteger melhor contra o novo coronavírus, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o termo “infodemia” para designar o fluxo de discussões sobre o tema nas redes sociais, que invadiu nosso cotidiano. Durante a quarentena, as notícias falsas se tornaram ainda mais perigosas, pois levam desinformação e medo à população.
Pesquisa feita por uma emissora de televisão apontou que nove em cada dez brasileiros com acesso à internet já receberam pelo menos um conteúdo falso ou desinformação sobre o coronavírus. Dos dez brasileiros, sete acreditaram no que leram. Na falta de uma legislação específica, autoridades passaram a enquadrar esses casos na Lei de Contravenções Penais, de 1941, numa tentativa de coibir a disseminação de notícias falsas relacionadas à Covid-19. O dispositivo já foi utilizado ao menos em três capitais, mas outras ferramentas também estão sendo usadas para coibir a prática de disseminar notícias falsas.
Sleeping Giants Brasil
O Sleeping Giants Brasil é um grupo de ativismo virtual que denuncia a presença de publicidade de empresas em sites que promovem notícias falsas e discursos extremistas. O grupo age por meio de um perfil no Twitter e é inspirado em uma iniciativa americana. O Sleeping Giants atua em pelo menos 11 países, além do Brasil, por meio de agentes independentes.
O grupo de ativistas compartilha as imagens com as denúncias com os perfis oficiais no Twitter das empresas responsáveis pelos anúncios. Cabe, obviamente, à empresa decidir se bloqueia ou não a presença de seus anúncios no site.
Os sites são escolhidos com base na dimensão do ódio ou da notícia falsa disseminada na página e também no seu alcance. O processo é feito manualmente com a colaboração dos seguidores para denunciar e cobrar o posicionamento das empresas.
Saiba aqui como denunciar uma página ao grupo.
Painel de Checagem de Fake News – CNJ
Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa lançaram o Painel de Checagem de Fake News. Os parceiros do Painel contribuem para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa. O objetivo é estimular uma adesão cada vez maior de entidades, instituições e veículos de comunicação junto ao Painel, de modo a permitir estender a checagem de conteúdo a outros Tribunais. O cidadão também pode participar enviando o conteúdo duvidoso para o e-mail [email protected]. O Painel vai buscar verificar a autenticidade.
Agência Lupa
A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos a ser criada no Brasil e está ligada ao site Folha de S. Paulo. Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook, diretamente pelo Messenger, que o bot auxiliará na avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.
Fato ou Fake
Criado pelo Grupo Globo, o Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas, contando com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Esse site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas. Para denunciar alguma notícia falsa, basta ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, pelo número (21) 97305-9827.
Agência Pública – Truco
Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos também conhecida por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.
E-Farsas
Lançado em 2002, o E-Farsas é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo. Para mandar uma sugestão de notícia, basta apenas ir na aba de Contato do site.