SABER ESCUTAR É ESSENCIAL NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
terça-feira, 10/03/20 19:09Na contramão das estatísticas mundiais, a taxa de suicídios no Brasil vem crescendo, principalmente entre os adolescentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão vinculado às Nações Unidas, em 90% dos casos era possível prevenir o autoextermínio. Esse problema certamente já afligiu alguém próximo do seu ciclo familiar ou de amigos. Por isso, o tema foi destaque na reunião dessa segunda-feira, dia 9/3, do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG.
O assunto suicídio ainda é tabu, mas deveria merecer atenção redobrada das políticas públicas de saúde e também da sociedade civil. Por dia, 32 brasileiros tiram a própria vida, taxa superior a vários tipos de câncer e de epidemias midiáticas, como a do Corona Vírus.
Em Belo Horizonte, a situação é ainda mais grave. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a capital mineira está no topo do ranking nacional, com uma taxa de suicídio de 3,13 para cada 100 mil habitantes (dados de 2015), seguida de Porto Alegre, com 2,93, e São Paulo, cuja taxa é de 2,44.
Durante a reunião do NAP, o representante do CVV-BH, Luiz Augusto de Souza, explicou a metodologia e os princípios da ONG, que oferece atendimento preventivo por meio do telefone 188. Muitas vezes esse é o único canal que pessoas propensas ao autoextermínio têm de colocar para fora o que sentem sem que sejam alvo de julgamentos.
Por isso, Luiz de Souza é enfático ao dizer que no CVV não são oferecidos conselhos, mas sim a oportunidade de uma escuta não diretiva. Isso vale também para quem convive com pessoas que demonstram desejo de se suicidar.
“Existem casos em que as pessoas ligam por ter identificado pessoas próximas a ela com tendência ao autoextermínio. Nós acolhemos quem ligou, mas ela tem a liberdade de indicar o número do CVV, o 188, à outra pessoa, para que ela tenha o próprio atendimento”, ressalta Luiz de Souza.
Após a sua apresentação, o representante do CVV esclareceu dúvidas dos presentes e explicou como ser um voluntário. Para isso, bastar ter mais 18 anos, dispor de pelo menos quatro horas por semana e ser aprovado em no treinamento. Clique aqui e saiba como ser um voluntário nessa honrada missão.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o coordenador-geral do SINJUS, Wagner Ferreira, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Alexandre Pires, estiveram no encontro do NAP para agradecer os anos de atuação das filiadas em favor do Judiciário mineiro e também do SINJUS. Juntamente com Alex Aguiar, eles distribuíram brides, como canetas, bombons e rosas.
Próximos atos e atividades
AGE
Nesta quarta-feira, dia 11/3, às 14h, no Bourbon Belo Horizonte Hotel, o SINJUS realiza Assembleia Geral Extraordinária para decidir sobre a participação dos servidores de 2ª Instância do Judiciário mineiro na greve geral nacional marcada para o dia 18/3 (clique aqui e saiba mais).
Oficina de Mandalas
Temos mais uma grande novidade para os nossos filiados. Trata-se da Oficina de Mandalas, ministrada pela servidora recém-aposentada do TJMG Patrícia Regina da Silva. A terapia estimula o cérebro e a coordenação motora em trabalhos manuais que se baseiam na geometria sagrada, traduzida na combinação de cores e formas.
As aulas serão às terças-feiras, das 10h às 11h, no Espaço Lea Leda. As mandalas serão pintadas em discos de MDF com tinta acrílica. Entre em contato pelo telefone (31) 3213-5247 e saiba mais detalhes.
Curso de Violão
Outro benefício do SINJUS para os seus filiados é o Curso de Violão, destinado a pessoas com qualquer nível de habilidade, do iniciante ao avançado. A atividade tem três turmas às sextas-feiras, às 9h, às 10h e às 11h, com o instrutor Gustavo Elias (clique aqui e saiba mais).
Roda de Leitura
A próxima reunião do NAP será dia 13/3, às 14h30, no Espaço Lea Leda. Programe-se!