Vitória da Mobilização

RRF sai da pauta da ALMG após STF conceder prazo para construção de proposta alternativa

quinta-feira, 14/12/23 20:00 Grupo numeroso de pessoas da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público posa para foto no saguão da ALMG, representando o SINJUS-MG estão Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos e Alex Aguiar, diretor de Finanças.

Ao longo do ano, os sindicatos e os servidores travaram uma longa batalha contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), principalmente a partir do segundo semestre, quando o governador Romeu Zema (Novo) colocou a sua tropa de choque na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para tratorar a proposta. Contudo, a mobilização do SINJUS-MG, dos sindicatos de outras categorias, dos servidores e de deputados de oposição ao RRF resultou na construção de uma proposta alternativa, na prorrogação do prazo de suspensão do pagamento da dívida e na retirada de pauta dos projetos do RRF na Assembleia.

Nessa quarta-feira, dia 13 de dezembro, houve uma importante reviravolta. O Projeto de Lei 1.202/2019 e o Projeto de Lei Complementar 38/2023 estavam pautados para serem votados em 1º turno pelo Plenário nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, entretanto, no final da noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques prorrogou o período da suspensão do pagamento da dívida de Minas com a União. Logo em seguida, o presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), honrou o seu compromisso e retirou os projetos de tramitação.

“A articulação por uma proposta alternativa, essa decisão do STF e o incômodo em votar a proposta por parte de muito deputados estaduais vieram como resultados diretos da intensa mobilização dos sindicatos e dos servidores públicos que ocuparam diariamente a ALMG. Foi a pressão que pavimentou o caminho para uma solução que enfrente o endividamento do estado sem precarizar o serviço público e respeitando os direitos do funcionalismo”, reforça o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Durante esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, servidores e dirigentes sindicais retornaram à ALMG, mas dessa vez para celebrar juntos mais essa vitória e agradecer aos parlamentares de oposição ao RRF que atuaram de forma tão combativa.

“Diversas categorias se uniram na Frente Mineira em Defesa do Serviço Público de Minas Gerais e potencializaram a luta. Essa conquista demonstra que a articulação entre as entidades e o engajamento por parte das servidoras e dos servidores são capazes de mudar os rumos das decisões políticas”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A retirada de pauta do RRF na ALMG também significa uma derrota para o governador Romeu Zema. Assim, para os próximos 120 dias, o SINJUS espera que a construção da proposta alternativa seja conduzida com diálogo entre os agentes políticos dos três Poderes, as entidades sindicais e a população.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco